Momentos Culturais Do Algarve

Os nossos Momentos Culturais do Algarve são experiências que destacam a história e tradições do Algarve. A região sul de Portugal é famosa pelas suas praias e campos de golfe, mas há muito mais para ver e descobrir aqui! A sua rica história remonta aos tempos pré-históricos e, durante os seus longos anos de existência, o Algarve foi ocupado por fenícios, cartagineses, romanos, visigodos, mouros e cristãos norte-africanos, resultando numa herança cultural mista e extensa. Famosas figuras históricas também viveram nesta região, como o Infante D. Henrique, o Navegador, que escolheu Sagres (na época, pensava-se ser o fim do mundo) como a base da sua famosa escola de navegação. Com os nossos curadores Momentos Culturais do Algarve, você e a sua família ou amigos, irão descobrir a cultura, tradições e curiosidades históricas do Algarve da forma mais divertida possível!


Excursões Culturais Guiadas


Guia Cultural Privado, Algarve

Guia Cultural Privado

Quer seja para um grupo grande ou para duas pessoas, um guia turístico privado é sempre a melhor opção. Com os nossos guias experientes, você respira a verdadeira essência portuguesa em todos os edifícios, ruas e esquinas. Não perca a oportunidade de conhecer melhor o Algarve!


Museus e Galerias de Arte


Museu Municipal de Arqueologia de Silves, Algarve

Museu Municipal de Arqueologia de Silves

O museu arqueológico de Silves é um bom ponto de partida para aprender o básico que precisa de saber sobre a história do Algarve. A sua exposição permanente, abrange o período de origens pré-históricas da região para os diferentes períodos de ocupação de outras civilizações, como os romanos, mouros e cristãos.


Museu do Portimão, Algarve

Museu de Portimão

A história de Portimão e da maioria das aldeias do Algarve está intimamente ligada à pesca. Este museu presta homenagem a este passado e explica em detalhes, a evolução desta indústria e o seu impacto na sociedade. Localizado numa antiga fábrica de conservas de peixe, é um dos museus mais interessantes do sul de Portugal.


Museu do Traje, Algarve

Museu do Traje

O museu do traje de São Brás de Alportel, exibe vários trajes tradicionais do Algarve dos séculos XIX e XX. Além disso, também exibe esculturas religiosas típicas, veículos tradicionais e instrumentos agrícolas, e explica o ciclo da cortiça, da qual Portugal é o maior exportador mundial.


Studio Bongard Art Gallery, Algarve

Galeria de Arte Bongard

Esta oficina-galeria de Ferragudo expõe e vende as peças de cerâmica criadas pelos artistas Tara e Sylvain. As suas peças originais e elaboradas, imitam a natureza e possuem um toque belo e único. Este espaço glamouroso também tem uma localização incrível, num telhado com vista para a baía. Mais Informações...


LiR Galeria Arte Algarve

Galeria de Arte LIR, Algarve

Esta galeria de arte em Lagoa está localizada num belo edifício, uma antiga adega. Exibe belas peças de arte de mais de 30 artistas de diferentes estilos e expressões artísticas. As visitas são sempre diferentes pois os trabalhos expostos variam. Mais Informações...

Tradições Do Algarve


Azulejos Ornamentados

Azulejos Ornamentados

Os azulejos ornamentados fazem parte do passado árabe existente em Portugal e são comuns em todo o país. São utilizados para decorar igrejas, edifícios públicos e casas particulares. Geralmente formam padrões geométricos ou um mural grande e detalhado. As cores mais comuns são o branco e azul.


Cerâmica, Algarve

Cerâmica

A cerâmica sempre fez parte do artesanato tradicional português. No entanto, a sua produção no Algarve viu um renascimento nos anos 60, graças ao famoso artista Patrick Swift, que queria preservar os antigos padrões mouros. Encontrou uma oficina em Porches, onde se encontram as melhores cerâmicas do Algarve.


Chaminés Algarvias

Chaminés Algarvias

Espalhadas por todo o Algarve, irá ver peculiares chaminés ornamentadas. Esses artefatos coloridos, colocados acima dos telhados das casas eram usados para representar a riqueza da família que ali vivia: quanto mais alta a chaminé, mais rica a família.


Fado, Algarve

Fado

O fado teve origem em Lisboa, mas tornou-se uma das mais importantes tradições dos portugueses, porque representa a essência da cultura portuguesa melhor do que qualquer outra expressão artística. Em 2011 foi declarado Património Mundial pela UNESCO, e muitas atuações acontecem em concertos e espaços públicos. Muitos restaurantes oferecem também fado ao vivo.


Corridinho Dance, Algarve

Corridinho

A dança tradicional do Algarve é enérgica e alegre. Tradicionalmente dançada em pares, que se agarram fortemente em círculo constituído por vários casais. O Corridinho costumava ser dançado em ocasiões especiais, mas hoje em dia existem muitos grupos folclóricos que fazem apresentações regulares, e também pertence ao entretenimento oferecido por hotéis e festivais da região.


Celebrações e Festivais


Cantar das Janeiras de Silves, Algarve

Cantar da Janeiras de Silves

As janeiras ou "cantar das janeiras" são uma tradição portuguesa composta por grupos de pessoas a cantar canções nas ruas, porta a porta ou em locais públicos, anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo. Em Silves, esta tradição está profundamente enraizada e existe um festival anual de janeiras.


Carnaval de Loulé, Algarve

Carnaval de Loulé

Todos os anos, Loulé celebra um grande carnaval de estilo brasileiro que é nacionalmente conhecido e um dos mais antigos de Portugal. As ruas enchem-se de cores e as pessoas saem disfarçadas para admirar os magníficos e variados desfiles. Realiza-se durante as primeiras semanas de fevereiro.


Festival da Tocha das Flores de São Brás de Alportel

Festival da Tocha das Flores de São Brás de Alportel

A Procissão de Ressurreição nesta cidade algarvia é uma manifestação única dos sentimentos do seu povo. De acordo com a sua fé, no domingo de Páscoa, as pessoas da cidade cobrem as ruas com flores e erguem as suas tochas floridas para o céu, cantando, repetidamente, em honra da ressurreição de Cristo.


FIMA, Festival Internacional de Música do Algarve

FIMA, Festival Internacional de Música do Algarve

Este festival anual, realizado de março a abril, tem como objetivo promover a música clássica. A sua missão é tornar esse tipo de música acessível a todos, por meio de uma série de shows e recitais em toda a região. Músicos de renome internacional e maestros de orquestra vêm para participar.


Os Maios, Olhão, Algarve

Os Maios, Olhão

Uma das tradições mais típicas do Algarve é "Os Maios", uma celebração em que bonecos de pano feitas à mão, em tamanho real, são colocados junto às estradas ou às portas das casas no primeiro dia de maio. É no concelho de Olhão que a tradição é mais profundamente enraizada e muitos destes bonecos são colocados na estrada N-125, para que todos possam desfrutar e ver.


Festa da Pinha, Estói, Algarve

Festa da Pinha, Estói

Todos os anos, no início de maio, a aldeia de Estoi celebra a "Festa da Pinha". Ninguém é capaz de explicar a origem desta tradição antiga. É uma procissão do mesmo estilo das romarias espanholas, um desfile de mais de 100 cavaleiros e 30 carruagens decoradas com flores, que celebra a primavera durante uma caminhada de 15 km.


Festival MED, Loulé, Algarve

Festival MED, Loulé

O Festival MED realiza-se no Centro Histórico de Loulé entre Junho e Julho, e está incluído no itinerário dos maiores festivais de “World Music” na Europa. Este festival combina música, dança, gastronomia, artes plásticas e entretenimento de rua de todo o mundo, resultando numa bela mistura de culturas e estilos.


Feira Medieval de Silves

Feira Medieval de Silves

Durante um período de nove dias, em Agosto, Silves (a capital do Algarve durante a ocupação árabe) regressa à sua idade de ouro, numa recriação histórica da era da Reconquista Cristã. A cidade veste-se e apresenta uma feira medieval, exposições, performances de rua, música ao vivo e dança, e muitas outras atividades com temas medievais.


Noites da Moura Encantada, Cacela Velha, Algarve

Noites da Moura Encantada, Cacela Velha

A vila de Cacela Velha remonta ao tempo em que muçulmanos, cristãos e sefarditas conviveram pacificamente durante este festival, realizado anualmente em julho. A vila recria a atmosfera da época e organiza um mercado tradicional (souk), shows de música e dança oriental, exposições, percussão, oficinas de dança do ventre, uma exposição de artesanato e gastronomia árabe, cristã e sefardita.


Banho 29, Lagos, Algarve

Banho 29, Lagos

A festa do Banho 29 é uma festa anual, realizada todo mês de agosto em Lagos, simbolizando o final do verão. Ao longo do dia, há várias atividades desportivas e musicais, e o evento principal é um imenso mergulho noturno na praia de Lagos e uma exibição de fogos de artifício.


Feira da Serra de Loulé, Algarve

Feira da Serra de Loulé

Cerca de uma centena de expositores enchem a cidade de Loulé com artesanato típico da região montanhosa algarvia, produtos alimentares e tradições, todos os anos em Dezembro. Esta é uma oportunidade única para comprar presentes especiais criados pelos artesãos, com produtos locais e para descobrir um pouco mais sobre as terras altas do Algarve.


Castelos


Fortaleza de Sagres, Algarve

Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres localiza-se no lado sudoeste do Algarve, coroando o cabo de Sagres. Nas suas falésias íngremes, constantemente varridas pelo vento, o visitante desfruta de uma vista deslumbrante ao longo da costa, com especial destaque para o cabo de São Vicente (o canto sudoeste do continente europeu) e a imensidão do Oceano Atlântico.


Castelo de Silves, Algarve

Castelo de Silves

Este monumental castelo avermelhado foi construído pelos mouros no século XI e é hoje um dos castelos mais bem preservados de toda a região do Algarve. O seu interior oferece fantásticas vistas panorâmicas sobre a vila. Tem um fosso profundo e uma estátua do rei Sancho I, que conquistou a fortaleza aos mouros.


Castelo de Lagos, Algarve

Castelo de Lagos

O Castelo dos Governadores, também conhecido como o Castelo de Lagos, é um edifício mourisco que fica na parte sudeste da cidade portuária de Lagos. Após a reconquista cristã, o governo militar do Algarve estabeleceu, aqui, a sua sede no século XIV.


Castelo de Loulé, Algarve

Castelo de Loulé

O Castelo de Loulé é de origem mourisca. Foi reconstruído no século XIII e tinha um grande perímetro murado que ainda é visível hoje. As suas ruínas restauradas, agora abrigam o Museu Arqueológico Municipal de Loulé. O pátio do castelo pode ser visitado gratuitamente, e lá pode ver alguns elementos interessantes, como canhões ou uma guilhotina.


Castelo de Aljezur, Algarve

Castelo de Aljezur

Durante muito tempo, o castelo de Aljezur controlou o porto fluvial que estabelecia a comunicação com o mar e servia como defesa da população, contra constantes ataques do inimigo. Atualmente, encontra-se em mau estado de conservação, embora ainda tenha as suas muralhas do século XIV e duas torres, de onde pode desfrutar de magníficas vistas panorâmicas sobre Aljezur.


Castelo de Castro Marim, Algarve

Castelo de Castro Marim

Este grande castelo foi construído no século XIII sobre as ruínas romanas, que gozavam de uma localização impressionante e ao mesmo tempo estratégica, já que permitia aos portugueses espiar a fronteira espanhola. A maior parte das ruínas, que ainda hoje se conservam, datam do século XVII, como na época em que novos muros foram acrescentados a pedido do rei D. João IV.


Marcos e Edifícios Históricos


Se deseja descobrir todos os marcos e edifícios históricos que não deve perder ao visitar as cidades do Algarve, consulte o nosso mapa interactivo abaixo indicado. Há muito para descobrir em cada região!

Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page Move to another page

Map