Guia do Vale do Douro de Portugal

Se já fez uma viagem ao Porto e subiu à Torre dos Clérigos, pode ter começado a fantasiar sobre as maravilhas que existem mais acima no rio Douro, no Vale do Douro.

Famoso pelo vinho e pelas vistas de tirar o fôlego, há muito para descobrir e explorar no Vale do Rio Douro.

Aqui estão algumas das nossas coisas preferidas para fazer na região:

Seja ativo

Para quem não se contenta com uma escapadela sossegada e prefere fazer o sangue circular com algo mais aventureiro, o Vale do Douro tem muito para oferecer.


Ande de bicicleta

Uma das melhores formas de conhecer o Vale do Douro é de bicicleta. Pode ver de perto alguns dos trilhos desafiadores enquanto aprecia as vistas deslumbrantes do rio e dos socalcos que compõem esta paisagem. Pode até mesmo reagrupar parando em algumas das quintas vinícolas para uma degustação de vinhos e um passeio pelas vinhas e adegas.

Para algo ainda mais desafiador, siga para norte até ao Parque Natural da Peneda-Gerês, na fronteira com Espanha. Com estradas e trilhos de montanha, até mesmo o ciclista de montanha mais experiente será desafiado. Mas as vistas valerão a pena!


Ande de caiaque

Andar de caiaque é outra maneira interessante de apreciar a paisagem rural. Se ficar hospedado numa das quintas da região, poderá ser possível alugar caiaques com elas ou poderá contactar uma empresa como a Douro Kayak que oferece roteiros de caiaque de vários dias.



Faça um passeio de helicóptero

É isso mesmo, uma das melhores formas de ver os socalcos das vinhas, apreciar as paisagens deslumbrantes e a arquitetura do vale do rio Douro é por via aérea!

Um passeio de helicóptero também pode ser uma das maneiras mais rápidas de ver os pontos turísticos, então, se tiver pouco tempo, esta pode ser a opção mais viável.

Os passeios de helicóptero partem do Porto e podem ter a duração de 20 a 45 minutos. Estes passeios abrangem os locais mais populares, mas também é possível criar um passeio personalizado de acordo com os seus interesses e necessidades.

Naturalmente, alugar um helicóptero não é barato, portanto certifique-se de incluir isso no seu orçamento desde o início!



Apanhe o comboio

Há mais de 130 anos, foi inaugurada uma linha ferroviária que ia do Porto, passando pelo Vale do Douro, e chegando a Espanha.

Para uma experiência verdadeiramente única, viaje na locomotiva a vapor ao longo da linha do Douro. Pode apanhar o comboio na estação de comboios de São Bento no Porto e mudar para a linha do Douro na Régua. Esta linha particular segue os rios, por isso se quiser ter a melhor vista certifique-se de que está no lado certo do comboio!

Nos meses de verão, pode apanhar uma locomotiva a vapor tradicional entre Régua e Tua. Esta viagem serve bebidas e tem entretenimento a bordo. É um momento incrivelmente divertido se estiver na área no momento certo.



Passeie pelas vinhas

Não se pode visitar o Vale do Douro sem tirar algum tempo para visitar e percorrer a região vinícola.

Há centenas de anos que vinhos do Porto fortificados são produzidos na região. A partir do Porto é fácil reservar um tour de um dia que incluirá paragens em vários produtores diferentes, com degustações e uma visita à adega e outras instalações.

Normalmente, a sua degustação de vinhos permitirá que experimente um Ruby, um Tawny e um porto branco, bem como um dos vintages.

Muitas vezes estas viagens de um dia incluem um passeio pelos vinhedos, mas se não tiver a certeza e quiser ver as vinhas em socalcos de perto, pergunte no momento de reservar a sua viagem de um dia. É sempre importante telefonar e reservar com antecedência ao planear ver as vinhas. A maioria das propriedades fica feliz em levá-lo para ver as uvas, mas só o fará se tal for acordado com antecedência.


Se estiver no Douro Vinhateiro durante o mês de setembro, tem a oportunidade de se envolver realmente no processo de produção! A vindima começa geralmente em setembro e muitas das explorações vitícolas permitem a participação de turistas!


Mas se não quiser passar as suas férias a fazer um trabalho exaustivo, tente entrar na pisa da uva! Em vez de passar pelas máquinas, as uvas são esmagadas com o pé num tanque grande. Para experimentar, certifique-se de entrar em contacto com as quintas vinícolas para saber quando a vindima ocorre e depois tente planear a sua viagem em conformidade.



Colha azeitonas

A colheita de azeitona da região acontece anualmente entre dezembro e fevereiro e é possível ajudar!

A maior parte da colheita é usada para fazer azeite, mas algumas azeitonas estão lá para comer e saborear.

As visitas aos olivais podem ser reservadas a partir do Porto. Poderá assistir à colheita, participar e provar a fruta. Existe algo melhor do que isso?



Alugue um carro e conduza

Uma das melhores maneiras de ver esta região classificada como Património Mundial da UNESCO é de carro, no seu próprio ritmo.

Os 27 quilómetros de estrada que se estendem entre o Peso da Régua e Pinhão foram eleitos a melhor estrada do mundo para conduzir pela Avis em 2015.

As estradas são estreitas, as curvas acentuadas e os declives íngremes, mas as vistas que se obtêm dos vários miradouros colocados ao longo do caminho valem muito a pena.

Dê a si mesmo bastante tempo, provavelmente irá encontrar mais coisas para ver do que jamais imaginou. Visite algumas das cidades e vilas ao longo do percurso. Às vezes, a melhor parte de umas férias é a parte que não se planeia.


Pare em Ucanha para ver uma das primeiras portagens medievais em Portugal. A torre que fica no final de uma ponte já foi usada por monges para controlar quem entrava na aldeia. Hoje, a torre tem exposições interessantes que pode ver se quiser saber mais.


Visite o santuário de Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Lamego (consegue subir os 600 degraus até ao topo?) ou o jardim monástico construído em cima das ruínas do Mosteiro de São João de Tarouca - certifique-se de que compra algumas flores e ervas comestíveis enquanto lá estiver!


Para os verdadeiros amantes de história, visite o Museu do Côa e o Parque Arqueológico do Vale do Côa. O museu apresenta exposições sobre a arte rupestre pré-histórica encontrada no Parque Arqueológico, que por sua vez foi declarado Património Mundial da UNESCO. Uma visita guiada ao museu responderá a quaisquer perguntas sobre as exposições, as pessoas que fizeram as gravuras e o parque em si.


Talvez faça um dia de spa, ou conduza até ao Pinhão e fique no incrível Vintage House Hotel, completo com piscina exterior e vistas deslumbrantes. Seja qual for a sua escolha, conduzir nas férias significa escolher a sua própria aventura!



Visite o Parque Natural do Douro Internacional

Esqueça o vinho do Douro, esqueça fazer um passeio vinícola. Em vez disso, aproxime-se da natureza neste parque que se estende por 120 km ao longo do Rio Douro. Passeie de barco pelo parque e testemunhe as vistas panorâmicas da paisagem deslumbrante.


Também é possível conduzir pelo parque ou percorrer um dos muitos trilhos a pé. Basta comprar um mapa no gabinete do parque e estará pronto.

Este parque é o lar de 170 espécies de pássaros, incluindo falcões-peregrinos e águias, então mantenha os seus olhos no céu e nas ravinas!



Faça um cruzeiro no rio

Em tempos o Rio Douro era um canal movimentado, sendo utilizado para transporte de mercadorias, nomeadamente vinho do Porto, das vinhas às caves do Porto através do barco Rabelo. Agora é mais provável ver estes barcos Rabelo a transportar turistas.


O rio Douro está repleto de opções de passeios de barco. Os barcos variam em tamanho e os cruzeiros em duração. Dependendo do seu itinerário, tem algumas opções em termos de ponto de partida. Pode fazer um cruzeiro a partir do Porto ou embarcar num barco no Pinhão.

Os típicos cruzeiros curtos duram entre 1 a 2 horas, dando-lhe bastante tempo para fazer uma degustação de vinhos ou visitar outros locais na região. Se tiver mais flexibilidade em termos de tempo, considere reservar uma viagem de barco de vários dias para que possa ver as estrelas e vivenciar o luar no rio.


Mais do que uma famosa região vinícola, o Vale do Douro tem muita história, beleza e aventura para qualquer viajante! Desde recomendações de restaurantes a reservas de cruzeiros no Rio Douro, alojamento e muito mais, estamos aqui para o ajudar. Contacte-nos hoje e juntos iremos planear as suas férias perfeitas no Vale do Douro!