Praias de Faro

O Centro do Algarve

Faro tem algumas das praias mais tranquilas do Algarve.

As praias estão situadas ao longo do Parque Natural da Ria Formosa num trecho de pequenas ilhas arenosas – Ilha de Faro, Ilha da Culatra, Ilha do Farol e Ilha da Barreta. A maior parte das ilhas só têm acesso através de barco, exceto a Ilha de Faro que tem acesso por carro ou transportes públicos. As viagens de barco para as ilhas, partem regularmente do Cais da Porta Nova, perto da marina de Faro, apesar da frequência das viagens serem maiores durante o verão.

Todas as praias de Faro foram premiadas com a Bandeira Azul, excluindo a Praia da Barrinha, uma vez que é considerada uma praia selvagem. Pode aceder à Praia da Barrinha caminhando ao longo de um calçadão de madeira, desde a Praia de Faro, ou por barco. Não existem edifícios à volta desta área, daí a praia ser, normalmente, muito tranquila. Este, é um local privilegiado para observar os pássaros, uma vez que procuram este local para se alimentarem e procurarem abrigo.

A Ilha de Faro é a mais desenvolvida de todas as ilhas, e está localizada no lado oposto ao Aeroporto de Faro. A Praia de Faro é o local ideal para a prática de desportos náuticos, tais como navegação à vela, jet skying, windsurf e canoagem. Também existem várias lojas e restaurantes, onde pode deliciar-se com os pratos típicos do Algarve, como o “Arroz de Lingueirão”.

Na Ilha da Culatra vivem cerca de 750 pessoas, e a maioria ainda trabalha como pescador. A ilha tem uma praia com o mesmo nome, Praia da Culatra, que tem acesso por Olhão ou por Faro. A praia tem um longo areal e o mar claro como cristal, o que convida de imediato para um mergulho. Daqui, pode caminhar até à Barra Grande, onde pode relaxar nas suas piscinas naturais. Esta caminhada faz-se em, aproximadamente, 2 horas.

Ao Lado da Ilha da Culatra, está a Ilha do Farol com a Praia do Farol, nomeada desta forma visto ter um farol situado junto à praia. Muitas pessoas apreciam a Praia da Culatra, e existem barcos desde Olhão e Faro, cujas viagens demoram aproximadamente 40 minutos. Durante a viagem, pode admirar a beleza da Ria Formosa, bem como muitas espécies que habitam nesta reserva natural protegida.

A Praia da Barreta está localizada na Ilha da Barreta, também conhecida como Ilha Deserta, uma vez que não é muito frequentada. De facto, é uma das praias menos frequentadas em todo o Algarve e só tem um restaurante de mariscos. Pode chegar a este local paradisíaco, através de barco que pode apanhar no Cais da Porta Nova, em Faro. Se pretende paz e tranquilidade, esta é a praia ideal para si. Além da praia, há uma pista de caminhada ao redor da ilha, que permite explorar o seu ambiente natural.

Depois de chegar, descubra o que pode fazer lendo o nosso Tour de 3 dias em Faro para explorar a cidade com mais detalhes. Informe-se, também sobre Faro, Estoi e a Ria Formosa, todos localizados nas proximidades.