Road Trip de Barcelona até Valência

É fácil ir de avião diretamente para Barcelona ou Valência. Contudo, se quiser explorar as vilas mais pequenas e vinhas no meio do campo, não há nada melhor do que fazer uma road trip. Barcelona é o ponto de partida perfeito para uma viagem junto da costa ao longo do Mar das Baleares. A capital catalã é conhecida pelas suas praias e arquitetura impressionante, com filas de edifícios projetados por Antoni Gaudí. Daqui, pode facilmente conduzir até Valência, cheia de incríveis monumentos e restaurantes de peixe e marisco onde a paella é a estrela do menu.

A viagem em si demora menos de quatro horas, mas pode prolongá-la com algumas paragens pelo meio, saindo na charmosa cidade portuária de Tarragona ou as cidades na colina de Castellón. Se estiver a planear uma road trip de Barcelona até Valência, este itinerário tem alguns dos melhores destaques ao longo do caminho. Também incluímos algumas sugestões de hotéis, no caso de decidir passar a noite em algum lado.



Duração da Road Trip

A viagem de Barcelona até Valência é de 350km. Se viajar diretamente entre cidades, a viagem vai demorar cerca de 3h40min, dependendo do tráfego. Claro, se estiver a planear fazer alguns passeios, pode passar os dias que quiser na estrada. A nossa sugestão é guardar pelo menos uma semana para a road trip, parando para explorar as províncias de Tarragona e Castellón.



Itinerário


Barcelona

Fique em Barcelona por alguns dias para passear. A Sagrada Família e o Parc Güell devem estar no topo da lista, junto com todos os outros icónicos edifícios projetados por Gaudí. O Bairro Gótico e os animados mercados de comida também merecem uma visita. Para além da conhecida Boqueria, vale também a pena visitar outros mercados, como Santa Caterina ou Sant Antoni.


Se estiver por aqui no verão, certifique-se de parar pela praia para uns mergulhos refrescantes. Perto da beira-mar está o teleférico que vai até à colina de Montjuïc, que tem vistas incríveis da cidade. Para um itinerário cheio de coisas para fazer, certifique-se de ler o nosso guia de Barcelona.


Sítios para visitar perto de Barcelona

  • La Colònia Güell: Projetado por Gaudí, este complexo de museus está localizado na periferia de Barcelona. Foi uma das últimas encomendas do artista para Eusebi Güell, daí o nome. Desde os bancos ondulados até às colunas angulares e janelas de vidro pintado, para onde quer que olhe, há vestígios de Gaudí.

  • Montserrat: A poucos quilómetros de Barcelona está a montanha de Montserrat. Muitas pessoas vêm até aqui para ver o Mosteiro de Montserrat, um mosteiro beneditino do século XI aninhado entre as rochas. Podem-se destacar também o funicular e a Santa Cova. A zona é também um local ideal para caminhadas, com vários trilhos a passar por ravinas.


  • Sitges: Entre as montanhas do Parc Natural del Garraf e o mar, está a charmosa cidade costeira de Sitges. Localizada a 40min de distância de Barcelona, é famosa pelas suas praias e pela animada vida noturna. Fica especialmente cheia durante a altura do Carnaval, que atrai visitantes de toda a Espanha.


Onde ficar em Barcelona

  • Yurbban Passage Hotel & Spa (4 estrelas): Este hotel boutique ocupa uma antiga fábrica de têxteis perto do Parc de la Ciutadella. A sua localização central é perfeita para explorar alguns dos locais principais da cidade. Tem um spa, um ginásio, um restaurante e uma piscina no terraço ideal para aquelas noites quentes de verão.



Tarragona

Uma vez o local de uma colónia romana, Tarragona é Património Mundial da UNESCO desde 2000. Os visitantes são atraídos pela sua coleção de antigas ruínas, assim como praias incríveis. Com vista para o mar está o magnifico teatro que remonta ao século II. As relíquias romanas estão também em exibição em muitos dos museus da cidade.


Ao caminhar pelo centro medieval, não vai conseguir deixar escapar a catedral com as suas características romanescas e góticas. Para as melhores vistas da cidade, não perca uma caminhada ao longo do Passeig Arqueològic, um trilho que segue as antigas muralhas da cidade.


Tarragona é também uma conhecida região de vinho em Espanha. Como resultado, vai encontrar muitas adegas localizadas na periferia da cidade. A área produz uma variedade de estilos de vinhos, desde vinho fortificado como Moscatel até ao espumante Cava.


Sítios para visitar perto de Tarragona:

  • Roc de Sant Gaietà: Esta pequena cidade costeira é o sítio ideal para uma pausa na praia a caminho de Tarragona. Para além do ambiente costeiro, Roc de Sant Gaietà tem também alguns incríveis tesouros arquitetónicos. Não perca o Patio Andaluz, um pequeno pátio com paredes em mosaico ou a Puerta Mora, um portão de estilo mudéjar.

  • Castell de Tamarit: Este castelo está num promontório que se projeta para o Mar Mediterrâneo. É um dos exemplos mais recentes da arquitetura romanesca na província de Tarragona. O ambiente ideal do castelo ao pé da praia tornou-se num popular destino para casamentos.

  • Salou: Apenas a poucos quilómetros do centro de Tarragona vai encontrar Salou. Esta famosa cidade resort tem uma variedade de praias, desde pequenas enseadas até vastas extensões de areia. Os visitantes devem seguir o Camí de Ronda, um caminho costeiro que oferece incríveis vistas do pôr do sol. A cidade é casa do PortAventura, um dos parques temáticos mais visitados em Espanha.

  • Reus: Um pouco mais para o interior está Reus, o local de nascimento de Antoni Gaudí. Amantes de arte podem seguir uma rota que começa na antiga casa do artista e termina no Centro Gaudí. A cidade é também o local de várias atrações históricas, incluindo uma igreja do século XVI, Prioral de Sant Pere, e edifícios modernistas como a Casa Navàs.


  • Mosteiro de Santes Creus: Vai encontrar este mosteiro cisterciense a poucos quilómetros a norte de Tarragona. A sua construção começou no século XII e prolongou-se até ao século XVIII. Rodeado por vinhas e oliveiras, o edifício destaca-se pela sua belíssima estrutura gótica e romanesca.

  • Monasterio de Santa María de Poblet: Também parte da rota cisterciense está o Mosteiro de Poblet. Situado entre as Montanhas Prades, este sítio da UNESCO ainda é casa para alguns monges. Embora tenha sido estabelecido por volta do século XII, muito do que vê hoje é do século XIV.

  • Cartoixa d'Escaladei: Estabelecido em 1194 este mosteiro pertencia à Ordem de São Bruno e foi o primeiro do seu género na Península Ibérica. Os visitantes podem caminhar pelo grande complexo, que tem os restos da igreja e os seus claustros.

  • Miravet: Situado ao longo das margens do Rio Ebre, Miravet oferece um cenário pitoresco com casas de cores pastel e um castelo no topo da colina. Uma vez ocupada pelos mouros, a cidade foi reconstruída pela Ordem dos Templários, que chegaram em 1153. Depois de visitar o castelo, vale a pena cruzar o rio num dos barcos tradicionais conhecidos como pas de barca.


  • Tortosa: Esta cidade à beira-mar está cheia de locais históricos. Localizado acima da colina está La Suda, um castelo árabe que foi convertido num hotel. Algumas atrações que vale a pena visitar são a catedral da cidade e o Palácio Episcopal. Ambos estes edifícios remontam ao século XIV. Um pouco mais longe, pode explorar o Parc Natural del Delta de l’Ebre, uma grande reserva natural com uma paisagem diversa, onde se encontram muitas espécies de pássaros como flamingos e garças.

Onde ficar em Tarragona

  • Parador de Tortosa (4 estrelas): Remontando ao século X, o castelo da cidade foi transformado num charmoso hotel boutique. Muitos dos quartos oferecem cama de dossel e varanda com vista para o rio. Existem outras comodidades, tais como um restaurante e uma piscina exterior, tudo dentro das paredes de pedra medievais.



Castellón

Desde Tarragona, conduza para sul até entrar na província de Castellón. Castellón de la Plana é a capital da região. Esta cidade medieval tem uma mistura de edifícios antigos e modernos. A primeira coisa que vai reparar é a catedral e a sua torre de relógio a subir no meio das ruas.

Um dos destaques é o Museo de Bellas Artes de Castellón com a sua estrutura modernista. No interior vai encontrar uma vasta coleção de cerâmicas valencianas, junto com itens arqueológicos desde o Paleolítico até à Idade Média. Mais perto da costa, pode dirigir-se até à praia ou andar de barco para uma caminhada nas Ilhas Columbretes.



Sítios para visitar perto de Castellón de la Plana:

  • Peñíscola: A cidade costeira de Peñíscola é conhecida pelas suas praias e locais históricos. Os visitantes podem maravilhar-se com o castelo do século XIII localizado na beira do Mar Mediterrâneo. Peñíscola serviu também como cenário para muitos filmes e séries como Game of Thrones (em português, Guerra dos Tronos). Aqui próximo pode caminhar pela reserva natural Sierra de Irta, enquanto aproveita as vistas do mar ao longo do caminho.

  • Morella: Esta cidade fortificada está entre as cidades mais bonitas em Espanha. Dentro das suas antigas muralhas, vai encontrar um aglomerado de casas em branco e igrejas góticas. Para obter as melhores vistas, não perca uma visita ao castelo da cidade.


  • Vilafamés: Outra pequena vila que vale a pena visitar é Vilafamés. Pode perder-se no centro histórico, passeando pelas ruas estreitas e capturando edifícios de pedra. Algumas das melhores atrações são o castelo medieval e as suas muralhas, a Església de l'Assumpció e a Roca Grossa, uma grande rocha ligada a muitas lendas locais.

  • Coves de Sant Josep: Entre nas Coves de Sant Josep e desfrute de uma viagem mágica de barco por um dos maiores rios debaixo de terra navegáveis da Europa. A visita de 45 minutos também inclui uma secção a pé. Ao longo do caminho, pode ver características icónicas como El Lago Azul, um lago com água azul clara e La Galería Seca, um túnel com incríveis formações rochosas.


Onde ficar em Castellón

  • Hotel Barra Alta (3 estrelas): Este hotel apenas para adultos está apenas a alguns passos da praia em Peñíscola. Os quartos têm uma decoração simples, e muitos deles oferecem varanda com vistas para o mar. Há também um restaurante no local que serve pratos deliciosos de marisco.



Valencia

Continue a conduzir ao longo da costa, e rapidamente vai chegar a Valência. A cidade é o local de nascimento da paella, fazendo com que seja o local perfeito para experimentar o prato espanhol. Para além da sua cozinha, Valência atrai visitantes com as suas praias paradisíacas e arquitetura contemporânea. Alguns dos sítios icónicos são o Mercado Central com as suas características modernistas e o complexo futurista Cidade das Artes e das Ciências.

Muitos dos locais históricos estão localizados dentro do centro histórico, como a Catedral e La Lonja. Valência também é casa para muitos jardins, que são ideias para uma caminhada ou andar de bicicleta. Se estiver a planear ficar alguns dias na cidade, não se esqueça de ver o nosso itinerário de Valência.



Sítios para visitar perto de Valência

  • Sagunto: A cerca de uma hora de Valência, vai encontrar a cidade charmosa de Sagunto. Muitas pessoas vêm aqui para ver os locais romanos, como o grande teatro que remonta ao século I. Há outros destaques como o castelo mouro, o bairro judeu e a igreja gótica de Santa María.


  • Port Saplaya: No caminho até Valência, pode parar pelo Port Saplaya. Esta pequena vila costeira destaca-se pelo seu porto estreito alinhado com casas coloridas, ganhando a alcunha de Pequena Veneza.


Onde ficar em Valência

  • Hospes Palau de la Mar (5 estrelas): Termine a sua viagem com uma estadia luxuosa neste hotel de cinco estrelas perto dos Jardins del Turia. Pode relaxar pelo spa, dar uma volta pelos jardins ou desfrutar de uma refeição no restaurante do hotel.



Mapa de viagem de Barcelona até Valência

Voltar para tours em Espanha