São Brás de Alportel

São Brás de Alportel é uma cidade rural situada no interior do Algarve. A cidade faz fronteira com as colinas da Serra do Caldeirão, oferecendo vistas emocionantes da costa do Algarve a partir do seu pico.

Como a maioria das cidades do Algarve, São Brás de Alportel foi habitada pelos romanos e mais tarde foi ocupada pelos mouros. No século XVII, São Brás tornou-se a residência de verão dos bispos do Algarve, que construíram aqui um palácio episcopal para fugir ao calor do verão. Não resta muito do complexo original do palácio, além de uma fonte barroca e um pequeno jardim conhecido como Jardim da Verbena.

A cidade de São Brás de Alportel já foi a maior produtora de cortiça em Portugal, e durante anos esta foi a principal fonte de rendimento para a economia local. A indústria da cortiça passou agora para o centro e norte de Portugal, o que obrigou São Brás a depender de outras fontes, como a agricultura e o artesanato. Se quiser saber mais sobre a indústria da cortiça, deve visitar a Novacortiça. Localizada no extremo sul de São Brás, esta é uma das mais importantes fábricas de cortiça em Portugal.

Os turistas ainda precisam de explorar esta região, que fica apenas a alguns minutos do aeroporto de Faro. São Brás é um excelente ponto de partida para explorar a zona rural do Algarve. Também é suficientemente perto da costa, no caso de querer passar um dia na praia.

O centro histórico é cercado por casas baixas que contrastam com antigas mansões com fachadas de azulejos, um lembrete da prosperidade passada de São Brás. Instalado numa dessas mansões está o Museu de Trajes do Algarve. Neste museu, pode encontrar trajes típicos usados no Algarve durante o século 19 e 20.

A igreja paroquial de São Brás de Alportel remonta ao século XV mas foi reconstruída e ampliada após o terramoto de 1755. No batistério da igreja, há um retábulo de mármore, muito raro de encontrar no Algarve. Vale a pena visitar o jardim ao redor, pois oferece excelentes vistas do campo e do mar.

Existe um pequeno beco atrás da igreja que o leva até à Calçadinha Romana. Esta, é uma antiga estrada romana que foi descoberta durante as escavações arqueológicas na região.

A norte de São Brás temos a vila de Alportel e logo acima, o parque da Fonte Férrea. O parque está situado entre pinheiros e eucaliptos e oferece uma agradável área de piquenique, com mesas e bancos de madeira. Siga até mais a norte e encontrará a Cova da Muda e as suas colinas.

Existem dois miradouros fantásticos que merecem uma visita em São Brás de Alportel - Miradouro do Alto da Arroteia e Miradouro do Alto da Ameixeira.

Não existe nenhuma estação de comboios em São Brás de Alportel. A única maneira de chegar até à cidade é através de autocarro ou carro.

Os principais eventos em São Brás de Alportel são, as Festas das Tochas Floridas, a Feira da Serra e a Feira e Festa. A Festa das Tochas Floridas é uma celebração religiosa que acontece todos os anos no domingo de Páscoa. Durante a procissão, as ruas de São Brás são cobertas de flores e as pessoas carregam tochas de flores.

No último final de semana de julho, São Brás recebe a Feira da Serra, um grande evento com música ao vivo e barracas em madeira, que vendem comida e artesanato local. A Feira e Festa é também uma feira de comida e artesanato e é realizada perto do mercado de São Brás no primeiro domingo de setembro.

Explore esta região, seguindo o nosso Tour em São Brás de Alportel.

Regresse à página inicial