casa-dos-sonhos-summer.jpg

Viagem de comboio lento no norte de Espanha:
caminhos de ferro de via estreita

Desfrute de uma viagem a passo lento pelo norte de Espanha com os comboios Feve. Muitas vezes escondidos dos mapas ferroviários, estes comboios viajam em caminhos de ferro com vias estreitas que medem apenas 1000mm. Estabelecido em 1965, foi aumentado desde Bilbau, no País Basco, até Ferrol, na Galícia. Ao longo do caminho, há mais de 100 paragens onde os passageiros podem sair e entrar.


Muitas das estações têm incríveis vitrais pintados como a estação de Bilbau e Santander.


Com autoestradas e voos a ligar muitas cidades hoje em dia, pode parecer uma loucura fazer esta viagem ferroviária de longa duração, mas as paisagens entre as montanhas de Picos de Europa e o mar, para além de bilhetes acessíveis, vale a pena cada segundo.



Itinerário ferroviário de via estreita

País Basco

A nossa viagem começa na estação de Bilbau-Concordia. Se estiver a planear explorar a cidade por alguns dias, veja o nosso Itinerário de Bilbau, que inclui dicas do que ver durante a sua visita.


Pode também prolongar a sua viagem ao viajar através do comboio intercidades da estação de Amara-Donostia em San Sebastián, que viaja ao longo da costa e passa pela pequena cidade piscatória de Zumaia, antes de seguir caminho até Bilbau.



Cantábria

Desde a estação de Bilbau-Concordia, suba no comboio Feve até Santander. Pode passar aqui algum tempo a aproveitar as praias imaculadas da cidade e animados bares de tapas. Um prato que vale a pena experimentar é o chorizo a la sidra, chouriço espanhol cozinhado em sidra. Certifique-se de molhar o pão no delicioso molho que restou. Pode também pedir um prato de jamón ibérico, seguido de alguns pintxos (espetadas de pequenas tapas), tudo junto com um copo de vinho branco.


Se quiser passar um dia ou dois a explorar a cidade, leia o nosso itinerário de Santander para dicas de onde comer e onde ficar. Depois está na hora de apanhar o comboio para Cabezón de la Sal. Aproveite a viagem nas carruagens do pequeno comboio à medida que passa pelas pastagens, animais a pastar, igrejas em pedra branca e um rio com água até ao joelho. As carruagens vão-se esvaziando lentamente e as estações começam a ficar mais pequenas à medida que chega a Cabezón de la Sal.


Pode reservar uma noite no Jardín de Carrejo, um hotel rústico de três estrelas com jardins incríveis e um canal abandonado.


Antes de ir embora da região Cantábrica, deve parar em San Vicente de la Barquera. Com as montanhas de Picos de Europa no plano de fundo e o mar cantábrico em frente, este vilarejo piscatório vale a pena a visita. Dá casa a praias e a um charmoso centro histórico com palácios renascentistas e um castelo medieval. Para almoçar ou jantar, dirija-se até ao Boga Boga, um restaurante de marisco local famoso pela sua lagosta e caldeirada de tamboril.



Astúrias

Desde San Vicente, volte a entrar no comboio em direção à região das Astúrias. A primeira paragem desta rota é Ribadesella, uma belíssima cidade no litoral e o local ideal para experimentar algumas sidras. Enquanto aqui estiver, certifique-se de visitar a sidrería (casa de sidras) e veja o experiente escanciador (dispensador de sidra) a encher o seu copo a uma grande altura. Isto introduz oxigénio na bebida e ajuda a dar o seu aspeto crocante. Após a sua bebida de boas-vindas, pare no Casa Basilio para almoçar. Depois, dê um passeio ao longo do Rio Sella, um curso de água em forma de “S” que flui até ao mar. Desde aqui, pode ver as montanhas de Picos de Europa a subir à distância. À medida que o sol se põe, dirija-se até às formações rochosas de Acantilados de Castro Arenas.


Pode passar a noite no Bajo los Tilos, um charmoso bed and breakfast localizado no meio das montanhas.


Levante-se cedo e regresse ao comboio Feve. É aqui que a sua viagem se torna mais desafiante, à medida que passa por túneis difíceis e campos verdes repletos de pomares e hórreos (celeiros que descansam em pilares de pedra). Ao longo do caminho, vai encontrar muitas vezes pessoas a fazer canoagem no rio ou a degustar de um copo de sidra nas plataformas do comboio.

Saia na pequena vila de Infiesto e peça uma refeição caseira no Pliego Meson El Horru, antes de terminar a noite no La Posada de Barro ou mais à frente no El Gran Sueño, uma pequena guesthouse com vista para os Picos de Europa.


A próxima paragem é Oviedo, a capital das Astúrias. Há muito para ver nesta cidade medieval, incluindo a catedral e o animado mercado de comida. Peça outra sidra e não perca a gastronomia regional, como a Fabada, uma feijoada servida com salsicha asturiana picante. Pode seguir o nosso Itinerário de Oviedo para descobrir as melhores coisas para fazer na cidade, incluindo recomendações de restaurantes e hotéis. Empacote um pouco de queijo para a viagem à medida que o comboio continua o caminho debaixo de pequenas pontes e entra nos vales profundos e verdes.


Outro ponto de paragem necessário nas Astúrias é o Cudillero, uma vila piscatória pitoresca com vista para o oceano, Cadavedo com as suas belíssimas praias, e Navia, famosa pelos seus percursos costeiros.


Passe a noite em Navia em Hacienda Llamabúa e depois continue até Ribadeo, uma cidade com porto que está no meio das Astúrias e Galícia. É famosa pelo seu marisco delicioso, por isso não se esqueça de experimentar enquanto aqui estiver. Pode passar a noite no Hotel Parador de quatro estrelas ou uma guesthouse de esilo rústico como A Cortiña.


Não se vá embora sem antes visitar a Praia As Catedrais, uma praia com formações de pedra incríveis.



Galicia

Esta lenta e tranquila aventura chega ao fim à medida que vai chegando à região da Galícia. Pode parar na charmosa cidade de Viveiro no litoral e depois dirigir-se até Loiba. Aqui espera-o uma caminhada de 2km, ao cruzar-se com florestas de eucaliptos até chegar à Praia do Picón. Nesta praia dramática vai encontrar “o banco mais bonito do mundo”, onde pode descansar durante o tempo que quiser. Aproveite estas vistas do oceano de cortar a respiração enquanto o sol se põe e depois vá até ao hotel Semáforo de Bares onde pode passar a noite. Desde aqui pode caminhar até Punta de Estaca de Bares – uma das vistas mais espetaculares de Espanha.


De volta ao comboio, saia em Ortigueira e passe a noite no El Castaño Dormilón ali perto. A viagem termina em Ferrol, onde pode visitar vários museus e uma igreja neoclássica ou passear pelo Mirador Cabo Prior para incríveis vistas do mar.



Duração

Esta viagem de comboio demora cerca de 19 horas na sua forma mais rápida, desde o início até ao fim. Claro que não tem de percorrer tudo de uma vez, e seria difícil de executar com as restrições de horário e trocas de comboios. Há mais de 100 paragens ao longo do percurso, incluindo pequenas vilas com guesthouses rurais onde pode passar a noite. A duração vai depender da quantidade de paragens que faça, mas em média pode demorar cerca de uma semana para completar a viagem desde Bilbau até Ferrol. Pode escolher começar a sua viagem em qualquer um dos pontos que mencionámos acima ou seguir a rota em sentido reverso desde Ferrol até Bilbau.



Horários e bilhetes

A linha ferroviária de via estreita cruza a Costa Verde de Espanha, ligando Bilbau (País Basco) a Ferrol (Galícia). É melhor reservar os seus bilhetes de comboio à medida que vai avançando, vendo assim com cuidado as rotas e os horários online ou diretamente nas estações. Alguns destinos estão muitas vezes no meio do nada, por isso há poucos serviços disponíveis. Antes de ir embora, certifique-se de verificar se tem de trocar de comboio.

Se a sua partida for de Bilbau, vai gastar cerca de 50€ em comboios. Muitas linhas em que vai viajar são também usadas pelo luxuoso comboio El Transcantábrico, mas a viagem fica muito mais acessível monetariamente. Pode comprar bilhetes individuais para um destino específico todas as manhãs. Para mais informações sobre os horários e bilhetes veja o website Renfe.


Volver a Itinerario por el norte de España