10 coisas para fazer em Lisboa

Lisboa é uma das capitais mais entusiasmantes e vibrantes da Europa. Repleta de arquitetura única, história interessante e comida deliciosa, há sempre muitas coisas para fazer em Lisboa.

Aqui está a nossa lista de alguns dos locais e atividades mais imperdíveis da cidade. Se está a planear uma viagem a Lisboa, certifique-se de que estes itens fazem parte do seu itinerário!


Explore o Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos é um dos locais mais visitados de Lisboa - e por boas razões!


Localizado perto do rio Tejo, este Património Mundial da UNESCO foi construído em comemoração da Era dos Descobrimentos Portugueses. A construção do mosteiro começou em 1501 e foi concluída 100 anos depois. Um exemplo do estilo manuelino do gótico tardio, passear simplesmente pelos jardins é uma experiência verdadeiramente incrível.


Passe pelos arcos intricadamente concebidos para o pátio central e dê um passo em direção ao passado.



Suba à Torre de Belém

A 15 minutos a pé do Mosteiro dos Jerónimos, é possível encontrar a Torre de Belém. Construída entre 1514 e 1520, a torre é outro monumento Património Mundial da UNESCO na cidade.

Outrora utilizada para defender a cidade dos invasores, a Torre de Belém foi posteriormente transformada em farol. A torre é um dos elementos mais icónicos de Lisboa e é fácil imaginar como ela deve ter sido imponente no passado.

No topo da torre encontra-se um miradouro que lhe permitirá desfrutar das belas vistas da cidade e da costa. Mas não se limite a subir até ao topo, também vale a pena explorar o interior da torre! Demore o seu tempo!


Tenha presente que apenas 120 pessoas têm permissão para entrar na torre ao mesmo tempo. Devido ao seu significado histórico e popularidade, pode ser bastante movimentado. Para evitar multidões, tente ir logo de manhã quando a torre abrir. E para evitar filas, compre antecipadamente os bilhetes de entrada.

Ou se estiver a planear visitar vários museus e locais históricos (e sugerimos que o faça!), considere comprar um cartão de Lisboa. Este cartão concede acesso a 23 museus e locais históricos e dá acesso ao sistema de transporte público da cidade. Poderá escolher ter acesso de 24, 48 ou 72 horas, permitindo que seja um turista da maneira que achar melhor.



Veja o Padrão dos Descobrimentos

Se estiver na Torre de Belém, será difícil não ver o Padrão dos Descobrimentos. Com 52 metros de altura, este monumento comemora a Era dos Descobrimentos Portugueses.

Olhe atentamente para a pedra esculpida e veja se consegue identificar Vasco da Gama e o Príncipe Henrique, o Navegador, duas figuras que desempenharam um papel muito importante na exploração mundial empreendida por Portugal.

Por uma pequena taxa, poderá entrar no monumento e visitar o mirante no topo.



Visite o Museu Nacional do Azulejo

Para além do vinho do Porto, das praias douradas e dos jogadores de futebol, Portugal é conhecido pelos azulejos. No Museu Nacional do Azulejo é possível aprender e ver mais sobre estes famosos azulejos e outras coisas sobre cerâmica.

Dentro do museu encontra-se a igreja dourada com paredes cobertas por azulejos que retratam diferentes histórias da Bíblia com detalhes de talha dourada.

Portugal é sem dúvida famoso pelos azulejos de cor azul. Aqui pode saber mais sobre os motivos que adornam estes azulejos e o desenvolvimento do artesanato desde que os mouros o trouxeram para a região.



Vá até à Sé de Lisboa

A Sé de Lisboa, vulgarmente conhecida como Catedral de Lisboa, é a igreja mais antiga da cidade. Construída em 1147, esta incrível estrutura sobreviveu a desastres naturais como o grande terramoto de 1755.

Dentro dos claustros da catedral, encontram-se vestígios romanos, árabes e medievais recentemente descobertos. O tesouro da Sé encontra-se no segundo andar e é composto por 4 salões que contêm joias e relíquias de diferentes períodos da história portuguesa.

A catedral é uma maravilha da arquitetura românica e um lugar interessante para passar o tempo.



Explore o Oceanário de Lisboa

Este enorme aquário é uma das atrações mais populares de Lisboa. Se está a visitar Lisboa com crianças, não deixe de o colocar na sua lista de coisas a fazer na cidade. O aquário está localizado “sobre” a água e só pode ser acedido através de um passadiço.

Lá dentro encontrará várias exposições dedicadas à vida marinha de todo o planeta. O museu tem dois pisos. O piso superior exibe espécies que vivem mais perto da superfície da água, enquanto o nível inferior apresenta espécies das profundezas.

Como o maior aquário coberto da Europa, é quase impossível ficar desapontado com o que verá. Com mais de 450 espécies como peixes-balão, moreias, raias, tubarões e uma grande variedade de peixes tropicais, há algo aqui para agradar a todos!



Passeie pelas ruas

Lisboa é o local perfeito para realizar o seu próprio passeio a pé. Lisboa tem muitos bairros históricos excelentes, prontos a serem explorados.

Demorar algum tempo a passear pelas ruas empedradas permite escapar das típicas armadilhas turísticas e descobrir as suas próprias atrações.

Alfama é o bairro mais antigo da cidade e é onde se encontra a Sé de Lisboa. Também descobrirá muitas praças e cafés a implorar para que se sente e veja o mundo passar.


O Bairro Alto é outro bairro do centro da cidade que vale a pena explorar. Durante o dia, poderá ver casas centenárias e arte de rua espetacular, mas é à noite que a área realmente ganha vida. Transformados num destino moderno de vida noturna, os bares e restaurantes tornam-se no lugar para estar.


Para os amantes de gastronomia em busca de uma aventura culinária, nestes bairros encontrará restaurantes pequenos e autênticos que com certeza lhe irão agradar.

Para um verdadeiro mimo, vá a um restaurante de fado. O Fado é a música que está no coração da cultura portuguesa. Numa casa de fado, será presenteado com uma apresentação de uma peça da história portuguesa reconhecida pela UNESCO enquanto saboreia uma refeição deliciosa. Por sorte, Alfama e o Bairro Alto são o lar de alguns dos melhores restaurantes de fado do país!


Se não quiser passear pelas ruas sozinho, não tem de o fazer. Todos estes bairros históricos oferecem passeios a pé com guias turísticos que pode aproveitar.

Lembre-se de que embora Lisboa (e Portugal em geral) seja um lugar relativamente seguro para se visitar, é importante, principalmente como turista, estar atento ao que o rodeia e manter-se alerta.


Veja o Terreiro do Paço

O Terreiro do Paço é uma das praças mais importantes de Lisboa. Os edifícios simétricos e as arcadas do século XVIII são atrações turísticas populares e proporcionam fotografias impressionantes.

Antes do grande terramoto, esta era a localização do Paço da Ribeira ou do Palácio Real, bem como de uma enorme biblioteca com 70 000 volumes de obras. Hoje, os edifícios albergam gabinetes do governo, mas a zona envolvente está aberta aos pedestres, permitindo-lhe caminhar desde a praça até ao rio Tejo.



Vá à praia

Portugal é conhecido pelas suas praias e seria uma pena viajar até Lisboa e não aproveitar os paraísos de areia que florescem nas redondezas!

Faça uma visita à vila de Cascais. É aqui que os habitantes de Lisboa vão para fugir e relaxar ao sol. É possível alugar uma cadeira de praia, mas se não quiser gastar dinheiro, estenda uma toalha na areia e ficará perfeitamente confortável.


Perto de Sintra encontrará a Praia da Adraga. Esta praia está rodeada por falésias altas que a tornam isolada e protegida do mundo. Com águas ocasionalmente agitadas, esta praia não é a melhor para nadar, mas é ideal para fazer um pouco de surf ou bodyboard!



Visite Sintra

A vila de Sintra fica a cerca de 25 km de Lisboa. Sintra é o local ideal para uma viagem de um dia! Repleta de castelos, palácios, igrejas, boutiques e cafés maravilhosos, há algo em Sintra para todos.

A atração mais popular para ver em Sintra é o Palácio da Pena. Este palácio vermelho e amarelo fica no alto de uma colina, com vista para a cidade. As vistas das varandas do palácio são absolutamente espetaculares.


Um pouco abaixo do palácio situam-se os vestígios de um castelo mouro do século IX. Este castelo foi outrora uma fortaleza projetada para defender a cidade, mas agora está em ruínas e é sobretudo uma muralha do castelo que os visitantes podem explorar e usar como um ponto de observação para vistas ainda mais espetaculares.


Outros locais que vale a pena visitar incluem o Palácio Nacional de Sintra, a Quinta da Regaleira, o Palácio de Monserrate e o Palácio Nacional e Jardins de Queluz. Como turista, é importante ter em mente que pode não ser possível visitar tudo. Sintra pode ser pequena, mas as maravilhas que guarda são muitas. Ver tudo apenas num dia de viagem pode ser difícil.


Escolha 3 ou 4 lugares que realmente deseja ver e adicione mais se houver tempo. E se não quiser fazer nenhum planeamento, é possível reservar uma visita guiada à área.

Como todas as grandes cidades europeias, há muita cultura, história e beleza para explorar em Lisboa. E embora esta lista lhe dê uma boa ideia do que fazer em Lisboa, está longe de ser exaustiva. Em cada esquina há algo novo e empolgante para explorar!

Para reservar as suas férias em Lisboa, contacte-nos hoje!