Tour em Vila Real de Santo António - O mar quente, as florestas e o Rio Guadiana

Descubra Vila Real de Santo António no nosso Tour no Algarve

Este é o nosso Tour em Vila Real de Santo António. Estamos agora no 24º dia do nosso Tour no Algarve e hoje viajamos para o oeste ao longo da costa. O mar quente, a floresta e o Rio Guadiana são boas razões para visitar Vila Real de Santo António, a cidade moderna do Leste do Algarve.

Eram quase 10h00 quando cheguei a Vila Real, a uma curta distância de carro da Praia Verde, mas com um ambiente muito diferente do resto das cidades que visitei até agora. O centro da cidade foi cercado por edifícios bastante modernos, e havia uma mistura de moradores locais e espanhóis que circulavam pelas ruas.

A minha primeira paragem foi no Centro Cultural António Aleixo. O edifício parecia exatamente como os mercados de alimentos que tinha visto em todo o Algarve, mas o interior foi convertido num centro cultural, dando espaço a exposições de arte e eventos locais.

Fiz uma rápida visita à exposição temporária e segui para a praça principal de Vila Real de Santo António - Praça Marquês de Pombal. Cada canto da praça era cercado por árvores cítricas e bancos de madeira, e dois prédios se destacavam imediatamente - a Câmara Municipal e a Igreja.

Entrei na Igreja e fiquei impressionado com seus retábulos encantadores, e os vitrais coloridos que adornam as paredes.

Saí da Igreja e fui direto para a Marina de Vila Real para apanhar o ferry boat para Ayamonte. O barco demorou apenas 15 minutos para atravessar o Rio Guadiana e, encontrei-me num país diferente, a ouvir uma língua diferente e a apreciar o cheiro de comida diferente.

A equipa da Iberian Escapes sugeriu-me almoçar no LPA The Culinary Bar, que ficava a poucos passos do porto de Ayamonte. Como o restaurante não aceita reservas, tive de esperar um pouco, mas definitivamente valeu a pena. Experimentei todos os tipos de tapas, de tataki de atum, a mexilhões e sardinhas marinadas. Acabei por sair do restaurante com vontade de lá voltar!

Andei um pouco por Ayamonte e depois voltei a Vila Real de Santo António para passar o resto da tarde. Uma coisa que deve ter em consideração quando viajar para Ayamonte é que, Espanha está uma hora adiantada em relação ao horário de Portugal, por isso certifique-se de que não perde o barco!

Ainda queria visitar as praias de Vila Real, então fui até Monte Gordo para ver a mais popular - Praia de Monte Gordo. A estrada era ladeada por grandes pinheiros que pareciam não ter fim, até que finalmente cheguei ao centro de Monte Gordo. Estacionei o carro no primeiro lugar que encontrei e caminhei até a praia. Não havia um único penhasco a bloquear as vistas, apenas uma ampla baía aberta com areias douradas e águas límpidas. A praia era o lugar perfeito para aproveitar os últimos raios de sol antes do jantar.

Decidi ficar um pouco mais em Monte Gordo e jantei no Restaurante Vicius, um restaurante acolhedor, localizado perto do centro da cidade. A decoração atraiu-me, mas a comida conquistou-me. Era simples, acessível e absolutamente deliciosa, definitivamente a melhor maneira de terminar o meu dia em Vila Real de Santo António.

Depois do jantar, voltei ao Praia Verde Boutique Hotel e comecei a planear os próximos dias em Tavira.

Mapa do percurso do tour em Vila Real de Santo António





Início do Tour no Algarve | Dia Anterior do Tour no Algarve | Tour no Algarve - 25º Dia