O que fazer ao visitar Sevilha

Sevilha é a capital da região da Andaluzia, no sul de Espanha. Como tal, oferece uma grande variedade de pontos turísticos para visitar e lugares para explorar.

Sevilha tem muito para oferecer aos seus visitantes, seja para aqueles que estão à procura de uma escapadela tranquila e relaxante, seja para aqueles que querem visitar locais e monumentos históricos, ou para visitantes que querem desfrutar um pouco da vida noturna da cidade.

Para ajudá-lo a explorar esta incrível cidade, criámos um roteiro com as melhores atrações de Sevilha. Aqui está um resumo de algumas das coisas que pode fazer em Sevilha, Espanha.


O que fazer ao visitar Sevilha

Ao visitar esta cidade rica em cultura e história, aqui estão algumas das melhores coisas para ver e fazer:


Catedral de Sevilha

A catedral de Sevilha, la catedral de Sevilla ou la catedral de Santa María de la Sede, é realmente deslumbrante. Localizada ao longo da Plaza del Triunfo no Bairro Santa Cruz, é a maior catedral gótica do mundo e em 1987 foi declarada Património Mundial da UNESCO.

Com 80 capelas diferentes, pode passar horas a admirar e explorar a impressionante arquitetura moderna.


O local da catedral foi o lar de uma mesquita concluída em 1198 e “cristianizada” após a conquista de Sevilha em 1248, assumindo então muitas das características que hoje é possível ver. O pátio da mesquita foi mantido e o seu minarete transformou-se na característica mais conhecida da catedral, a torre de sino da Giralda, também conhecida como La Giralda.

A Giralda não tem escada interior mas sim 34 rampas. Tal foi feito para que o Muezzin pudesse cavalgar, até ao topo, com o seu cavalo para fazer a chamada para a oração. Na subida, pare e visite as exposições arqueológicas. Uma vez no topo, verá que o preço da entrada foi ínfimo em relação à impagável vista que a Giralda proporciona.

A catedral alberga os restos mortais de Cristóvão Colombo e do seu filho, bem como do conquistador de Sevilha, Fernando III.


Real Alcázar

É impossível passear pelo Bairro de Santa Cruz e visitar a Plaza del Triunfo sem passar também pelo Alcázar. Este magnífico palácio real foi construído no local de uma fortaleza que data de 913. Ainda hoje é usado pela família real, o que o torna um dos palácios mais antigos da Europa ainda em uso!

Desde então, ao longo dos séculos, o palácio foi refeito e reformado várias vezes com a maior mudança a ocorrer no século XIV sob o reinado do rei D. Pedro. Ele é o responsável pela construção do Palácio de Don Pedro, um dos edifícios mais espetaculares do Alcázar. 

Há muitos locais maravilhosos para ver e explorar dentro do palácio. Entrará pela Puerta del Leon (porta do leão) e chegará ao Patio del Leon (Patio do leão), um lugar que foi muito frequentado pelo rei Alfonso XI e pela sua amante Leonor de Gusmão.


No centro do complexo do palácio encontra-se o Patio de las Doncellas (Pátio das Donzelas). O pátio contém um longo espelho d'água no meio e jardins afundados em ambos os lados. Os jardins foram descobertos em 2004 sob uma cobertura de mármore que data do século XVI.


O Patio de las Munecas (Pátio das Bonecas) tem incríveis ornamentos em gesso e o Salão de Embajadores (Salão dos Embaixadores) tem como característica distintiva a sua alta abóbada feita de madeira e em forma de estrela.


Os passeios nas residências particulares estão disponíveis em horários específicos, portanto se estiver curioso sobre os atuais bairros reais, estes passeios são perfeitos para si!

Há muitas coisas para ver e muita história associada ao Real Alcázar, por isso uma visita guiada seria uma ótima opção de passeio. Esta é a única maneira de descobrir de facto todos os segredos do palácio!

Este é um destino turístico muito popular, logo longas filas são frequentes. Pode reduzir o tempo de espera reservando os bilhetes com antecedência.


Parque de Maria Luisa

Se quiser fugir do movimentado centro da cidade, visite o Parque de Maria Luisa. Este parque de 34 acres está cheio de árvores exuberantes, jardins bem cuidados e lagos com patos. Doado à cidade de Sevilha no final do século XIX, a área do parque foi ampliada antes da Exposição Ibero-Americana de 1929.

Uma das coisas para se ver dentro do parque é a Plaza de España. Esta praça e o edifício que a acompanha são incríveis. O edifício exibe belos tijolos e ladrilhos, enquanto o espaço da frente está repleto de fontes, canais e locais que representam momentos importantes da história espanhola. Se está farto de caminhar, alugue um barco a remo e vá até aos canais para explorar o parque de uma perspetiva diferente (se quiser mais atividades aquáticas, um passeio de caiaque no Rio Guadalquivir é uma excelente opção).


Na parte sul do parque encontra-se o Museo Arqueologico que contém várias estátuas e esculturas romanas e o Museo de Artes y Costumbres Populares, onde pode explorar os costumes, trajes e tradições locais.



Plaza de Toros de la Real Maestranza de Caballería de Sevilla

A construção desta espetacular praça de touros começou em 1761 na Plaza de Toros. Concluída em 1881, é a praça de touros mais antiga de Espanha.  

O edifício tem uma parte exterior barroca pintada com cores vivas, e lá dentro é possível fazer uma visita guiada à arena que tem capacidade para acolher 13.000 pessoas, ou ainda visitar o Museu Taurino (ou museu da tourada), para saber mais sobre a história do desporto.

Embora este desporto seja controverso, é possível ver o interior da arena quando não há nenhuma luta programada. Mas se quiser realmente assistir a uma tourada, faça uma visita durante a Feria de Abril na primavera (logo após a Páscoa), já que elas ocorrem normalmente todos os domingos até setembro.



Alameda de Hercules

Se se quiser divertir, vá até a Alameda de Hercules.

O parque é um ponto de encontro muito popular para famílias, estudantes e turistas. A Alameda de Hercules é composta de filas de árvores e é rodeada por incríveis restaurantes, bares e discotecas. Ela também é o centro da cena gay de Sevilha e do seu brilhante cenário musical proporcionando assim aos seus visitantes um ambiente alternativo e de boémia.  

Na parte sul do parque encontram-se colunas de 30 pés de altura. Estas são obras originais e têm mais de 2000 anos. É possível ver, no topo destas colunas, imagens de Hércules e de Júlio César. 

A praça foi construída no século XVI na rua Mármoles, no centro da cidade de Sevilha, e posteriormente transferida para a localização atual. No local original ainda é possível ver duas das colunas da plaza. Estas colunas são mais curtas do que as que se encontram na Alameda de Hércules hoje, visto que estão parcialmente abaixo do nível da rua atual, dando-lhe assim uma ideia de como Sevilha mudou!

Quando terminar de explorar a praça, não deixe de visitar os bares e restaurantes nas proximidades. É provável que tenha de esperar por uma mesa na maioria dos locais, mas pode confiar em nós quando dizemos que a espera valerá a pena. Encontrará uma grande variedade de boas tapas, vinhos incríveis e ótimas opções de entretenimento!



Isla Magica

Faça uma pausa dos pontos turísticos da cidade e visite a Isla Mágica. Este parque temático foi construído no terreno da Exposição Universal de Sevilha de 1992 e inaugurado para visitantes em 1997. 

O parque tem algumas atrações aquáticas como um grande lago, corridas de splash e escorregas aquáticos. Este é também o local da primeira montanha-russa invertida de Espanha.

Esqueça o 3D, entre no futuro com uma experiência de cinema 4D! 

Este parque é, como diz o slogan, “diversão sem limites”.



Palacio de las Duenas

Construído no estilo renascentista com influências mouriscas e góticas, este palácio do século XV pertence à Casa de Alba e foi o lar favorito da Duquesa de Alba, a aristocrata mais rica de Espanha, antes da sua morte em 2014.

Atualmente é um dos locais mais visitados de Sevilha. 

O palácio tem um pátio com arcadas e belos jardins para explorar. No interior pode ver muitas tapeçarias e pinturas e ler a coleção particular da Duquesa sobre as obras da Semana Santa, bem como a sua memorabília de touradas e futebol.

O palácio contém 1425 artefactos que estão protegidos de venda, o que significa que continuarão a fazer parte da história e da cultura associadas ao edifício. Um item interessante é uma aquarela feita pela primeira-dama dos Estados Unidos, Jackie Kennedy. Ela concluiu o trabalho durante uma visita ao palácio em 1960.



Casa de Pilatos

A Casa de Pilatos é uma exibição deslumbrante da arquitetura tradicional sevilhana. Construída no final do século XV, é atualmente ocupada pela família ducal Medinaceli e é considerada uma das maiores residências particulares de Espanha. 

No interior verá uma mistura dos estilos mudéjar, gótico e renascentista, com muitos azulejos e artesonados. Os artesonados são tetos com vigas entrelaçadas e outros itens decorativos que criam um efeito semelhante ao que verá no Real Alcázar.

As escadas para o nível superior são decoradas com azulejos incríveis e uma abóboda dourada. Para visitar os pisos superiores é necessário marcar uma visita guiada, uma vez que se trata de uma habitação ocupada. Algumas das obras no interior incluem uma pintura de Goya com o tema de touradas e retratos de Medinaceli que abrangem séculos.



Mercado de Triana

Do outro lado do rio Guadalquivir, perto da ponte arqueada de Triana fica a Plaza del Altozano, onde encontrará o Mercado de Triana. 

Este tradicional mercado foi recentemente reformado para tornar as coisas mais confortáveis e acessíveis para proprietários de barracas e compradores. No entanto, foi tomado o devido cuidado para manter a sensação histórica do lugar. De facto, no piso inferior do mercado, podem ver-se os vestígios do Castelo de São Jorge, antiga sede da Inquisição Espanhola.

Explore o mercado para ter uma ideia dos vários tipos de carne, queijos e outros produtos que são nativos da região. Com certeza encontrará algo saboroso para comer ou algum souvenir interessante para levar para casa. 

Antes de entrar no mercado, pare na Plaza del Altozano e tire uma foto da famosa estátua de um dançarino de flamenco!



Museo de Bellas Artes de Sevilla

Passeando pelas ruas estreitas do centro histórico de Sevilha, encontrará o museu de belas artes. O Museo de Bellas Artes de Sevilha encontra-se num antigo palácio e é um dos melhores museus do país. 

Contém uma coleção de esculturas e pinturas espanholas e sevilhanas que datam dos séculos XV-XX. O museu, contudo, dá ênfase especial às obras da época de ouro de Sevilha no século XVII. 

Certifique-se de parar na antiga capela para ver as obras dos mestres barrocos de Sevilha, incluindo uma obra-prima de Bartolomé Esteban Murillo que se encontra no topo da capela.

Outros artistas apresentados no museu incluem Goya, Juan de Valdés Leal, Francisco Pacheco del Río, Diego Velazquez e Juan Martinez Montanes.



Museo del Baile Flamenco

Longe de um museu tradicional, o Museo del Baile Flamenco é uma imersão completa na arte do flamenco. 

Pode aprender sobre a história da dança, da música e do violão flamenco antes de assistir a um espetáculo! Durante o dia aproveite as exibições interativas, as exposições de trajes tradicionais e as obras de arte que retratam o flamenco. À noite veja os dançarinos de flamenco em ação num pátio ao ar livre ou num espetáculo mais intimista na cave.

Se vai ficar em Sevilha por mais tempo, pode até ter aulas de flamenco e aprender com os mestres!


Sevilha é uma cidade histórica movimentada com muitos locais, sons e sabores agradáveis. Se estiver interessado em visitar esta linda cidade, pode escolher um dos nossos pacotes turísticos. Dependendo dos seus interesses, pode aproveitar o pacote Descoberta Real e Viagem Histórica em Sevilha e Granada ou o pacote Tapas Espanholas, Xerez & Descoberta da Cultura em Sevilha. Se preferir criar a sua própria aventura, estamos aqui para o ajudar. Use a nossa experiência para criar um pacote de férias sob medida que nunca irá esquecer. Entre em contacto connosco hoje para reservar ou começar!

Voltar para tours em Espanha