casa-dos-sonhos-summer.jpg

O que ver e fazer em Viana do Castelo

Se vai viajar para Portugal, pode escolher entre um grande número de destinos incríveis. No Norte, ou região Norte de Portugal, encontra-se o município de Viana do Castelo, cidade situada na foz do rio Lima.

Os guias de viagem irão informá-lo sobre os principais locais históricos e culturais para visitar enquanto estiver em Portugal, mas a maioria irá deixar de fora as coisas maravilhosas que pode ver e fazer em Viana do Castelo!

A cidade fica a menos de quatro horas de Lisboa e está cheia de significado cultural e histórico. Encontra-se perto da região vinícola do Minho, da Costa Verde e das praias nas redondezas.

Existem inúmeras pousadas e alojamentos, bem como vários restaurantes e cafés onde pode saborear comida tradicional portuguesa como Pescada à Vianense fresca, caldo verde ou bacalhau.

Há algo para todos!

Aqui fica a nossa lista dos melhores locais e experiências em Viana do Castelo!



O Funicular de Santa Luzia

O Funicular de Santa Luzia é um comboio lento que sobe mais de dois mil pés em mais de sete minutos. Andar de funicular até ao topo da colina é uma maneira empolgante de chegar ao Santuário de Santa Luzia e a taxa para andar é mínima.

Pode optar por apanhar o funicular até ao topo do Monte de Santa Luzia e voltar para baixo, mas recomendamos dar um salto até ao cume e visitar a igreja, bem como tirar fotografias das vistas.

Se não alugou um veículo, esta é a melhor maneira de chegar ao topo da colina, pois a caminhada pode ser bastante íngreme.

As vistas do topo são sensacionais. Não só pode ver toda a cidade de Viana do Castelo, mas ainda consegue ver o oceano Atlântico e as areias douradas da costa.



O Santuário de Santa Luzia

Apesar do seu aspeto, a igreja do Santuário de Santa Luzia só foi concluída em 1959. Foi inspirada no Sacre Coeur de Paris, e pode verificar as semelhanças assistindo à missa na basílica ou dando uma vista de olhos no seu interior.

Pode passear pelos jardins da basílica, que, conforme mencionado acima, oferece vistas espetaculares da cidade e da costa abaixo.

O santuário é lindo, projetado e decorado meticulosamente com frescos e mármore esculpido. Também pode tirar algum tempo para explorar o museu da igreja.

As rosáceas desta igreja são as maiores de toda a Península Ibérica.

Por uma pequena taxa, pode subir as escadas até ao topo da cúpula em arco. Poderá ter de esperar, no entanto, pois existe um sistema de "trânsito" bastante intrincado para garantir que as coisas não ficam muito sobrelotadas no topo. Mas, assim que lá chegar, as vistas panorâmicas mais do que compensarão o tempo de espera!

Se optar por não apanhar o funicular até ao topo do Monte de Santa Luzia, pode ir a pé até à igreja seguindo as cruzes que marcam o caminho. Para quem tem carro alugado, encontrará um pequeno parque de estacionamento no cimo da subida.



Citânia de Santa Luzia

Um dos locais imperdíveis ao visitar Viana do Castelo é a Citânia de Santa Luzia. Este é um povoado pré-romano, habitado já em 1 AC.

Este acampamento da Idade do Ferro foi usado pela primeira vez pelos celtas que se estabeleceram na área e mais tarde pelos romanos.

É possível imaginar que o povoado era uma espécie de cidade a certa altura, e embora as estruturas restantes sejam apenas paredes muito baixas, pode imaginar as estruturas que antes existiam.

Ao explorar o local, é interessante notar a localização estratégica do povoado, com as vistas da área que permitiriam aos habitantes ver o campo, o rio Lima, o litoral e o que hoje é a cidade abaixo.

A Citânia é apenas mais um lugar no monte de Santa Luzia que lhe permitirá ver as belas vistas da cidade.



Praça da República

A Praça da República é a praça localizada no centro histórico de Viana do Castelo.

Não são permitidos veículos na praça, permitindo-lhe passar tanto tempo quanto quiser aqui, a passear, ver as estátuas, apreciar a fonte renascentista, ou simplesmente observar as pessoas!

A histórica Câmara Municipal encontra-se no centro da cidade e é possível fazer uma visita guiada ao seu piso térreo.

Há um museu e a Igreja da Misericórdia também está localizada aqui.

O interior da Igreja é preenchido com os tradicionais azulejos azuis e brancos comumente associados a Portugal.

Além disso, há cafés, restaurantes e lojas ao longo da praça. Se visitar a praça à noite, dê um pulo no Liz Caffe Bar para um aperitivo ou uma bebida. Um pouco de sangria ou vinho com deliciosas torradas ou outras iguarias fabulosas!



Navio Hospital Gil Eannes

O navio Hospital Gil Eannes foi construído nos estaleiros de Viana do Castelo na década de 1950 em substituição de um navio-hospital com o mesmo nome.

O navio foi usado para entregar ajuda médica e medicamentos aos pescadores de bacalhau portugueses em Newfoundland, Canadá. Há uma máquina de raios-X e uma zona de operações no navio que agora é possível explorar.

Durante a época baixa de pesca, o navio-hospital tinha muitos usos. Funcionava como quebra-gelo, rebocador e navio de abastecimento. Mais tarde, o Gil Eannes também atuou como um navio de passageiros.

O navio foi restaurado após ter enferrujado. A comunidade de Viana do Castelo angariou o dinheiro necessário para o restaurar e encontra-se agora ancorado à beira do rio como um museu em que se pode embarcar e investigar para algo um pouco diferente.



As praias

Ao visitar Portugal, faz sentido que queira passar algum tempo na praia.

Nada tema, Viana do Castelo tem praias fantásticas. Perto do centro da vila, encontra-se a Praia do Cabedelo. Cercada por uma floresta e dunas de areia, esta praia é limpa, com agradável areia suave que é perfeita para descansar.

A Praia do Cabedelo é uma praia de bandeira azul localizada na margem sul do rio, então será necessário conduzir ou apanhar um ferry para lá chegar. O ferry pode ser encontrado perto do centro cultural e leva cerca de 5 minutos para chegar ao seu destino final. Se caminhar alguns quilómetros ao longo da Praia do Cabedelo, acabará por chegar à Praia da Amorosa onde, na maré baixa, pode ver muitas criaturas interessantes como mexilhões e estrelas do mar!


A Praia do Norte é perfeita para a prática de surf, windsurf e kitesurf. Se nunca surfou antes, pode facilmente inscrever-se numa aula para se orientar.

Se os desportos náuticos são um pouco aventureiros demais para si, a Praia do Norte é perfeita para relaxar com um livro, apanhar sol, fazer um piquenique ou construir castelos de areia. A praia é cercada por formações rochosas que funcionam como quebra-mar, mantendo as águas calmas para quem deseja dar um mergulho. No local também irá encontrar não uma piscina de água salgada, mas duas!

Quando terminar o seu tempo na praia, há uma série de bares próximos que ficarão mais do que felizes em servir-lhe uma bebida enquanto observa as ondas a rolar.



O Museu do Traje

O Museu do Traje de Viana do Castelo é uma das atrações mais populares da cidade.

O museu apresenta trajes e joias tradicionais da região do Alto Minho, no Norte de Portugal, bem como os utensílios utilizados para a confeção das roupas feitos localmente. Além disso, há exposições relacionadas a roupas e joias que vale a pena conferir.

Os trajes exibidos aqui são típicos do que os habitantes locais usariam na agricultura, pesca e peregrinações. Também encontrará exposições dedicadas às tradicionais joias de ouro típicas da região.

Irá apreciar o cuidado e a habilidade artesanal colocados nas roupas e gostará de aprender sobre as histórias por detrás dos padrões e cores entrançados, que variam entre cidades e famílias.



Adegas

A região do Minho em Portugal é bem conhecida pelo seu vinho, por isso, se estiver a visitar Viana do Castelo, terá muitas oportunidades para provar alguns dos melhores!

Se procura algo de produção regional, experimente o Vinho Verde. O vinho é produzido a partir de uvas imaturas do Alvarinho, únicas na região. Estes vinhos combinam bem com saladas, peixe, vegetais e frutas cítricas.

Existem muitas adegas para explorar apenas a uma curta distância de Viana do Castelo, incluindo a Quinta do Soalheiro, uma propriedade moderna e acolhedora, e a Quinta da Aveleda, uma adega de gerência familiar perto do Porto, no Vale do Douro.

Pode ser necessário comprar bilhetes ou fazer uma reserva para tours pelas vinhas e adegas, bem como degustações de vinho. Portanto, certifique-se de telefonar com antecedência para descobrir. Não queremos que ninguém fique desapontado!

Viana do Castelo é o lar de muita história portuguesa curiosa e interessante. De povoações pré-romanas ao vinho, igrejas, praias e incríveis vistas de montanha, há muito para ver e fazer em Viana do Castelo. Se gostaria de saber mais sobre como explorar esta região, telefone-nos e podemos ajudá-lo a planear a escapadela portuguesa perfeita!

Regressar a Férias no Porto