São Bartolomeu de Messines

Uma charmosa vila portuguesa perto de Silves

São Bartolomeu de Messines é uma pequena e encantadora vila localizada a nordeste de Silves.

A aldeia pertencia aos mouros até ser conquistada pelos portugueses em 1189, na época denominada “Mussiene”. Hoje, cerca de 8000 pessoas vivem em São Bartolomeu de Messines, rodeadas por uma magnífica paisagem que domina as montanhas e o oceano Atlântico.

No meio da aldeia, encontrará a principal igreja de São Bartolomeu de Messines, que remonta ao século XVI. A igreja é decorada principalmente em estilo renascentista, exceto a fachada, que foi adicionada mais tarde durante o período barroco.

Ao longo das colinas de Messines, existem outros quatro locais religiosos: Ermida de São Sebastião, Ermida de Sant'Ana, Ermida de Nossa Senhora da Saúde e Ermida de São Pedro, todas com impressionantes fachadas vermelhas e brancas.

A aldeia tem um museu dedicado a João de Deus, um poeta do século XIX que nasceu em São Bartolomeu de Messines. João de Deus é conhecido sobretudo pelo seu livro “Cartilha Maternal”, que foi utilizado para ensinar escrita e leitura em escolas portuguesas entre o século XIX e o século XX. Além do museu, o prédio possui uma biblioteca, uma sala de leitura e um bar.

Outro museu foi fundado recentemente em 2009, o Museu do Traje, que exibe uma grande coleção de roupas e trajes que foram utilizados pelo grupo de dança folclórica de Messines, ao longo dos anos.

São Bartolomeu de Messines organiza vários eventos anuais, incluindo o Carnaval em fevereiro, um Festival de Tradições em agosto e uma Semana de Gastronomia em novembro, entre outras celebrações. A vila também abriga um mercado mensal, na última segunda-feira do mês e um mercado de velharias, no segundo sábado do mês.

A oeste de Messines, há duas barragens que valem a pena visitar - a barragem do Funcho e a barragem do Arade. Na barragem do Funcho, será recebido com vistas incríveis das montanhas ao redor e do reservatório de água abaixo. Se quiser ficar longe das multidões, este é o lugar perfeito para isso. Ambas as barragens são alimentadas pelo rio Arade que passa pelos distritos de Silves, Lagoa e Portimão.

A vila fica a apenas uma hora de distância do aeroporto de Faro e é bastante perto da costa, para que possa passar alguns dias na praia também.

Explore esta região, seguindo o nosso Tour de 2 dias em Silves. Informe-se, também, sobre Silves, Praias de Silves e São Marcos da Serra.