Tour de 2 dias em Tavira - Uma cidade de Igrejas e praias de ilhas

1º Dia

O nosso Tour no Algarve chega ao 25º dia, permanecemos no leste do Algarve e viajamos para oeste ao longo da costa para o nosso Tour de 2 dias em Tavira. Bem-vindo a Tavira, uma cidade de igrejas e praias insulares. Tavira tem igrejas de todas as épocas e é abençoada com um longo litoral de praias isoladas.


Deixei o Rio Guadiana para trás, e continuei a conduzir ao longo da costa sul do Algarve até chegar à cidade de Tavira.

Comecei a minha excursão no Mercado da Ribeira, um antigo mercado situado ao longo da margem do rio, onde as bancas de comida foram substituídas por pequenas lojas e cafés. Havia mesas livres no exterior, então decidi beber um café antes de seguir em frente.


Mesmo em frente ao mercado, encontrei um jardim cercado por palmeiras e bancos de madeira vermelha, que me levou até a um magnifico coreto.

A partir daqui, fui até ao Museu Municipal de Tavira, onde vi uma variedade de artefactos descobertos na região, e uma exposição fotográfica que mostrava todas as tradições piscatórias de Tavira.


Antes de me dirigir ao Castelo de Tavira, fiz uma rápida paragem para almoçar no Restaurante Avenida. O restaurante era muito pequeno, mas a comida estava absolutamente deliciosa. Pedi o arroz de marisco e colher após colher, deliciei-me até a caçarola estar quase vazia, deixando, claro, um pouco de espaço para a sobremesa.

Era fácil avistar o castelo, uma vez que as suas paredes começavam a emergir entre os prédios caiados de branco. Entrei e do alto das suas muralhas, pude ver toda a cidade - o rio, as casas e as torres das igrejas, que se destacavam dos telhados de terracota.


A poucos passos do Castelo, fui dar a uma das muitas Igrejas de Tavira, a Igreja de Santa Maria do Castelo. A igreja tinha uma linda torre com um relógio com ponteiros pretos e um aro amarelo em cada um dos lados.

Depois de visitar a igreja, fui à Torre de Tavira, que ficava do outro lado da rua. Parecia uma torre de água comum do lado de fora, mas por dentro havia uma câmara que fornecia uma projeção de 360º de Tavira.


Para o jantar, atravessei a Ponte Romana e fui para o outro lado do rio até ao restaurante D'gusta. O D'gusta é especializado em tapas portuguesas, por isso tive a oportunidade de experimentar uma variedade de pratos, desde o tártaro de atum ao polvo e cogumelos salteados, para além de um copo de sangria para acompanhar a refeição.


A equipa da Iberian Escapes reservou-me duas noites na Pensão Agrícola, uma antiga quinta que foi convertida numa encantadora hospedaria. Desde o minuto em que cheguei, senti que estava em casa. O interior era quente e acolhedor e havia apenas alguns outros hóspedes, por isso era o lugar perfeito para relaxar.

Amanhã vou explorar as aldeias de pescadores nos arredores de Tavira e visitar as praias ao longo da costa.


Mapa do percurso do 1º Dia do tour em Tavira





2º Dia

2º dia do nosso Tour em Tavira e 26º dia do nosso Tour pelo Algarve. Saímos da cidade de Tavira para explorar a costa. O pequeno-almoço foi servido no terraço da Pensão Agrícola, rodeado por oliveiras e laranjeiras. Depois do pequeno-almoço, “saudei” os animais que passeavam pelas áreas da Pensão e saí para visitar a Ilha de Tavira.


Apanhei um barco no Cais das Quatro Águas e naveguei pelas salinas da Ria Formosa durante 10 minutos antes de chegar à Ilha.

Quando cheguei, tive de caminhar por um pequeno pinhal e depois de alguns metros, finalmente vi a primeira praia - Praia de Tavira. O areal parecia não ter fim e quase não havia pessoas por perto, fazendo sentir-me como se tivesse acabado de pousar numa ilha deserta. Passeei pela praia, cerca de uma hora e depois apanhei o barco de volta para a costa.


De seguida, dirigi-me a uma pequena vila de pescadores chamada Santa Luzia. Ao longo do porto, vi barcos de pesca coloridos e pequenos ferries que anunciavam, também, as partidas para a Ilha de Tavira.

A vila é conhecida como a Capital do Polvo, como tal não podia sair sem provar essa iguaria local. Foi-me recomendado o restaurante Polvo & Companhia e fiquei encantado com a variada oferta de pratos de polvo. Havia polvo grelhado, espeto de polvo, polvo com mel, polvo com amêijoas, e a oferta continuava ...Decidi fazer uma escolha simples e experimentei o polvo grelhado que foi servido com umas deliciosas batatas assadas.


Após o almoço, visitei Cabanas de Tavira e mais uma vez apanhei o barco, mas desta vez para a Ilha de Cabanas.

A Ilha era ligeiramente menor que a Ilha de Tavira, mas era igualmente impressionante, com a sua areia macia a acariciar as águas límpidas da Ria Formosa. Consigo imaginar-me a passar um verão aqui, longe das multidões.


Terminei o dia em Cacela Velha, outra aldeia piscatória situada entre Tavira e Vila Real de Santo António. A aldeia em si é bastante pequena, mas oferece excelentes vistas do mar e das lagoas da Ria Formosa.

O melhor de Cacela Velha é a sua praia. Para lá chegar, tive de dirigir-me até ao Sítio da Fábrica e esperar pela maré baixa, para atravessar o rio. Cheguei a tempo de ver o pôr-do-sol e captar o deslumbrante reflexo laranja na água.


Para o jantar, visitei a Casa Velha, um dos poucos restaurantes que ainda estava aberto a essa hora da noite. Seguindo a recomendação da equipa, pedi arroz de amêijoas como prato principal e terminei a refeição com um saboroso pudim de amêndoa.

Em menos de 15 minutos, estava de volta à Pensão Agrícola, sentado na minha confortável cama e a planear a minha viagem para Olhão com a ajuda da Iberian Escapes.


Mapa do percurso do 2º Dia do tour em Tavira





 Início do Tour no Algarve Dia Anterior do Tour no Algarve | Tour no Algarve - 27º Dia