Coisas para fazer em Logroño, Espanha

Como capital de La Rioja, Logroño  é o ponto de partida perfeito para explorar esta gloriosa região vitivinícola. Muitos visitantes param aqui a caminho de Santiago de Compostela, no entanto, recomendamos que desfrute do dia em Logroño para descobrir suas pitorescas praças e igrejas históricas. Além destes monumentos, a cidade também é famosa pela sua gastronomia, com tópicos bares pintxo à espera para recebê-lo.

O nosso itinerário inclui as melhores coisas para fazer em Logroño, incluindo dicas sobre onde comer e onde ficar.



Um dia em Logroño

Manhã: Degustação de Vinhos no Logroño

A maioria das pessoas vem a La Rioja para provar o seu vinho, porque não começar o seu passeio pelo Logroño com uma degustação de vinhos? No campo, ao redor da cidade, encontrará muitas adegas que acolhem passeios de adega. Marqués de Murrieta, Bodegas Campo Viejo, Bodegas Ontañón e Bodegas Olarra merecem a sua visita.


Se quiser ficar um pouco mais perto do centro da cidade, há também pode encontrar o Bodegas Franco Espanholas.



Ponte de Pedra e Ponte de Ferro

Depois de visitar uma ou duas adegas, é hora de explorar os marcos da cidade. Várias pontes atravessam o rio Ebro em Logroño, mas as mais icónicas são a Ponte de Pedra também conhecida como a Puente de Piedra e a Ponte de Ferro.  Se caminhar por cada um destes, encontrará o centro da cidade.



Iglesia de Santa Maria de Palácio

No coração da cidade velha encontra-se a Iglesia de Santa Maria de Palácio. Obtém o seu nome a partir da sua localização, no local de um antigo palácio doado por Afonso VII de Castela. Fundada no século XI, a igreja foi mais tarde estendida no século XVI.

Apresenta três naves com capelas abadeis e um retábulo de Arnão de Bruxelas, mas é a torre de estilo gótico no exterior, destaca-se pela sua forma piramidal. Perto da igreja encontra-se um edifício cor-de-rosa que alberga o Centro da Cultura del Rioja, um centro cultural que promove o património vitivinícola da Rioja.



Iglesia de San Bartolomé

A próxima paragem é a Iglesia de San Bartolomé. Esta é uma das igrejas mais antigas do Logroño, que remonta ao século XII. Ao passar, não pode deixar de notar a sua fachada impressionante com intrincadas esculturas em pedra. Outra característica notável é a sua torre do sino. Uma vez que parte do muro da cidade velha, agora serve como um ponto de vigia. Os visitantes podem subir ao topo e desfrutar das vistas panorâmicas do Logroño.



Catedral de Santa Maria de la Redonda

A Catedral do Logroño  pode ser mais recente do que as outras igrejas da cidade, mas é tão deslumbrante como as restantes. A construção da Catedral de Santa Maria de la Redonda começou no século XV, mas só foi concluída no século XVIII. As suas torres, conhecidas como "as gémeas" e o opulento retábulo no seu interior são um belo exemplo da arquitetura barroca na região de Rioja. Cuidado com a pintura de Cristo na Cruz atrás do altar, que é atribuída a Miguel Ângelo.



Tarde: Iglesia de Santiago el Real

A última igreja nesta excursão a Logroño é a Iglesia de Santiago el Real. Criada em 1513, foi um ponto de encontro para a Câmara Municipal e muitos documentos importantes foram guardados no seu interior. A fachada exterior é uma adição posterior do século XVII e segue o desenho de um arco triunfal. Apresenta duas esculturas do apóstolo Santiago, uma onde está vestida de peregrina, e a outra como guerreira.



O Cubo de Revellín

A poucos passos da Igreja de Santiago el Real, encontrará o El Cubo del Revellín. Datadas do século XVI, estas muralhas de pedra faziam parte de uma fortaleza que protegia a cidade contra o exército franco-navarrese.



Museu de La Rioja

De El Cubo, continue caminhando em direção ao Museu de la Rioja. Alojado num palácio do século XVIII, este museu exibe itens históricos descobertos por toda a região de Rioja. A coleção está dividida em várias secções, desde os tempos pré-históricos à era romana e aos dias modernos. Os destaques incluem esculturas em pedra celciberiana, juntamente com pinturas estatuárias romanas e do século XIX.



Parque Espolón

Depois de visitar o museu, desfrute de um passeio pelo Parque del Espolón. O nome verdadeiro deste parque do século XIX é Paseo del Príncipe de Vergara, mas tem a alcunha de Espolón devido à sua semelhança com uma caminhada com o mesmo nome em Burgos. No meio, há uma estátua do General Espartero num cavalo.



Calle Laurel

Para terminar o seu dia em Logroño, não deixe de parar para algumas tapas em torno da Calle Laurel. A maioria das cidades espanholas tem um menu com várias tapas, mas muitos bares em Logroño muitas vezes se especializam em um único produto. Também pode encontrar alguns lugares aqui oferecendo os típicos pintxos bascos. Alguns dos melhores bares de tapas de Logroño são Bar Soriano, Bar El Cid e Bodeguilla Los Rotos. Mas não fique apenas num lugar, vá ao bar e experimente alguns pratos diferentes.



Mapa do Tour de Logroño


Excursões de um dia em Logroño

  • Vitoria-Gasteiz: Cerca de 1 hora a norte de Logroño encontra-se a capital do País Basco, Vitoria-Gasteiz. Pode não ser tão famoso como Bilbau ou San Sebastián, mas vale a pena vir aqui ver a imponente catedral gótica e visitar as galerias de arte da cidade.

  • Bilbao: Siga a estrada AP-68, e em breve acabará em Bilbau. O museu Guggenheim é imperdível, mas há outros lugares que valem a pena verificar, incluindo a Catedral e o funicular do Monte Artxanda.

  • Burgos: Burgos está localizada a algumas milhas a oeste de Logroño, na região de Castilla y León. Caminhando pela cidade, não pode deixar de notar as torres da catedral gótica emergindo mais acima. Outros destaques incluem o Castillo de Burgos e o Arco de Santa Maria, um dos restantes portões medievais da cidade.


  • Pamplona: Para a maioria das pessoas, Pamplona é sinónimo do festival de corrida de touros, San Fermín. Realizado em julho, este evento de longa data atrai visitantes de todo o mundo. Venha a qualquer outra hora, e vai experimentar um ambiente mais calmo na capital de Navarra. Dê um passeio pelas ruas medievais da cidade e visite edifícios históricos como a catedral ou as fortificações que remontam ao século XVI.

  • Estella: Situado ao longo do rio Ega, esta pequena cidade atrai visitantes com suas casas pitorescas e bairro medieval pontilhado com edifícios romanos e góticos. Por volta do século XI, tornou-se um ponto de entrada principal para os peregrinos seguindo o Caminho de Santiago, uma tradição que continua até hoje.

  • Soria: Parte da região de Castilla y León, Soria é uma encantadora cidade velha, rodeada por montanhas e pelo rio Duero. Precisa de pelo menos um dia para visitar todos os seus monumentos, incluindo a Ermita de San Saturio e o Mosteiro de San Juan de Duero com seus deslumbrantes arcos.

  • Parque Natural Sierra de Cebollera: Siga para sul a partir de Logroño, e logo verá ascolinas da Serra de  Cebollera. Esta grande reserva natural abriga uma floresta, cachoeiras e uma série de espécies de animais selvagens, incluindo raposas, javalis e veados. É também o lugar perfeito para observação de aves, onde pode observar goshawks e águias.


Lista de coisas para fazer com as crianças em Logroño

Logroño é uma cidade pequena, facilitando a exploração a pé. As crianças vão gostar de vaguear pela cidade velha e subir a torre da Igreja de San Bartolomé. Outra atração familiar é a Casa de las  Ciencias,um museu dedicado à ciência com muitas exposições interativas e workshops semanais divertidos. Além disso, há outras atividades que pode fazer, incluindo andar de bicicleta ao longo da Vía Verde del Oja ou interagir com animais no Jardim Zoológico rioja Natura Park.


A degustação de vinhos é apenas para adultos, mas há outras atividades que pode desfrutar com os seus filhos durante a visita à região de Rioja, incluindo colheita de uvas e piso. Pode reservar este tipo de experiência com Riojatrek.



Onde comer em Logroño

La Rioja é uma região de vinho, mas também faz excelente comida. Em Logroño, praticamente todos os bares têm a sua própria especialidade. Pode ser um pequeno prato de cogumelos regados com manteiga de alho ou bolos de caranguejo-aranha. A cidade também está muito perto do país basco, por isso pode encontrar pintxos bascos na ementa também. 

Abaixo estão alguns dos melhores lugares para comer em Logroño:

  • La Cocina de Ramón: Este moderno restaurante está localizado a poucos passos do Mercado de Abastos,a fonte dos seus ingredientes. Carnes grelhadas e frutos do mar são as especialidades aqui, mas também há uma secção vegetariana. Ombro de porco assado lento e chalotas grelhadas doces são alguns dos pratos que valem a pena experimentar.


  • Bar Soriano: Bar Soriano é um dos muitos bares que revestem Calle Laurel, o hotspot culinário da cidade. É um lugar minúsculo, por isso a maioria das pessoas acaba por se reunir lá fora. Soriano especializa-se em uma tapa — cogumelos cremini, regados com manteiga de alho servido num pedaço de pão com um pequeno camarão no meio.


  • Restaurante La Quisquillosa: Desfrute de deliciosos pratos caseiros neste restaurante contemporâneo perto da catedral da cidade. As especialidades incluem o filete de tamboril assado e as almôndegas de porco com maionese de trufas. Eles também têm uma boa seleção de vinhos da região de Rioja.



Onde pernoitar em Logroño

  • Eurostars Fuerte Ruavieja (4 estrelas): Este hotel de luxo está localizado no coração da cidade velha, tornando-se a base ideal para explorar as principais atrações da cidade. Os quartos dispõem de vigas de madeira e paredes de pedra expostas, e alguns podem acomodar até quatro pessoas. As instalações incluem um bar, um ginásio e um spa com sauna e uma piscina interior.

  • Hotel Calle Mayor (4 estrelas): Localizado mesmo ao lado do Centro de la Cultura del Rioja, este boutique hotel ocupa um palácio do século XVI. Dispõe de 12 quartos com uma decoração minimalista e colorida. Os quartos melhorados oferecem café da manhã gratuito. Os hóspedes também têm acesso a uma pequena sala de leitura e um ginásio.

  • El Patio de San Nicolas (2 estrelas): Esta acolhedora pousada é uma excelente alternativa de orçamento em Logroño. Os hóspedes podem escolher entre quartos individuais e duplos, com casas de banho privativas ou partilhadas. Há também um pequeno salão e um pátio onde pode relaxar no final do dia.


Melhor época do ano para visitar Logroño

A melhor altura do ano para visitar Logroño é entre Junho e Setembro. Estes são os melhores meses para desfrutar de temperaturas amenas e evitar chuvas. Agosto tem a temperatura média mais alta a rondar os 28ºC. Em Setembro as temperaturas começam a arrefecer, mas esta é a melhor altura para vir se quiser ver o Festival de Vindimas do Rioja. Se visitar no inverno, também pode combinar sua visita com uma viagem às montanhas cantábricas.



Festivais de Logroño

  • Festival de Vindimas do Rioja: Todos os anos, no final de Setembro, o Logroño realiza um espetáculo para o Festival de Vindimas do Rioja. Também conhecido como as festividades de San Mateo, este festival local celebra a época das vindimas. Os destaques incluem a tradicional pisada de uva e a oferta do primeiro must para a Virgen de Valvanera.

Voltar ao itinerário do norte de Espanha