tour de 3 dias em faro

1º Dia

Bem-vindo ao nosso Tour pelo Algarve. Estaremos a percorrer toda a região. Estamos no início, e este é o nosso Tour de 3 dias em Faro. A partir daqui, vamos manter-nos perto da costa, movendo-nos para os cantos mais longínquos da região e para o interior, viajando para o leste através das regiões montanhosas até chegarmos à fronteira espanhola, depois voltaremos para a costa e, lentamente, viajaremos de volta para Faro.

Muitos turistas são atraídos para o Algarve pelas suas praias deslumbrantes, noites quentes de verão, campos de golfe de primeira linha e características naturais incríveis, que prometem deixar os seus visitantes maravilhados. Enquanto a sua popularidade continua a crescer em todo o mundo, ainda existe um lado do Algarve que continua a ser inexplorado por muitos: Faro, a principal porta de entrada para o Algarve.

O Aeroporto de Faro é frequentemente a primeira paragem no seu percurso para o Algarve e, para alguns, é o único lado de Faro que alguma vez conhecerão. Esta cidade subestimada é, de facto, a capital do Algarve, mas recebe muito menos atenção do que as suas atrações turísticas vizinhas no ocidente. Decidi que Faro merecia mais do que apenas uma visita de avião. Às 10h15 aterrei no sul de Portugal pela primeira vez, com uma mala e um plano para explorar todas as cidades do Algarve.

Era final de setembro e a temperatura ainda estava quente o suficiente para um mergulho. Em 15 minutos, um táxi poderia levar-me para a praia de Faro ou para o centro da cidade, tudo o que tinha de fazer era escolher. Por conveniência, decidi pela última opção e fui direto para a Luxury Guest House_Opus One, o meu alojamento para os dois dias seguintes.

Após o check-in, estava pronto para o meu passeio matinal. Em menos de 5 minutos estava em frente à Igreja do Carmo, uma igreja barroca datada do século XVIII e paga com ouro brasileiro. A primeira coisa que me chamou a atenção foram os caixilhos das janelas, amarelos e brilhantes, contrastando com os traços rústicos da fachada do edifício. No topo das torres da igreja, grandes ninhos de cegonha surgiam, uma visão que acabaria por encontrar na maioria dos pontos altos da cidade.

Entrei e fiquei ainda mais impressionado com os detalhes dourados que embelezam as paredes da igreja, de cima a baixo. O meu bilhete também incluía uma visita à Capela dos Ossos, que fica logo atrás do edifício principal da igreja. “Pare aqui e considere este o seu destino” - li antes de entrar numa sala totalmente adornada com ossos e crânios, como se me estivessem a observar de todos os ângulos. Estes são os restos de mais de 1000 monges que foram exumados de um cemitério local superlotado, durante o século XIX. Por mais assustador que pareça, este lugar lembra que a vida é efémera e que o nosso destino está marcado nestas paredes.

Depois da capela, dirigi-me até à Marina de Faro, onde muitos moradores ancoram os seus barcos. Daqui, caminhei em direção à Cidade Velha, fazendo o meu caminho através do antigo Arco da Vila. Fui recebido pelo santo padroeiro da cidade, São Tomás de Aquino, a figura que fica no topo deste arco neoclássico que marca a entrada do bairro medieval conhecido como Vila-a-Dentro.

Assim que entrei, encontrei a Catedral de Faro, um esplêndido edifício que durante a ocupação mourisca serviu de mesquita. Mais tarde, com os ataques das tropas inglesas e uma onda de terramotos devastadores, a igreja passou por uma série de reformas que alteraram significativamente as suas características originais. O resultado é uma mistura única de arquitectura renascentista e barroca. Mas é no topo da torre do relógio que a verdadeira beleza se apresenta. Se seguir as escadas estreitas até ao topo da Catedral, será recompensado com vistas deslumbrantes da cidade de Faro e do Parque Natural da Ria Formosa. Este é um dos melhores miradouros da cidade e o local perfeito para capturar o pôr do sol.

O ruído do meu estômago foi ofuscado pelas doze badaladas dos sinos da igreja, um sinal de que era hora do almoço. Quando estava a caminho do Museu de Faro, encontrei o restaurante Faz Gostos, onde apreciei a minha primeira refeição portuguesa. Imaginei que, já que estava perto da costa, deveria pedir peixe fresco. Olhei para o menu e escolhi uma cataplana com amêijoas e camarões, uma deliciosa introdução à culinária local. (Por favor, note que o Faz Gostos não está aberto para almoço nos fins de semana).

Com os meus níveis de energia reabastecidos, continuei a minha caminhada e entrei no Museu Municipal de Faro, onde descobri mais sobre a história do Algarve através da coleção de artefactos do museu. Desde a era pré-histórica até ao período neoclássico, o museu apresenta uma variedade de itens, mas foram os grandes mosaicos romanos que me conquistaram, e o jardim do claustro, vigiado por gárgulas escondidas logo abaixo do telhado.

Segui em direção ao Jardim da Alameda João de Deus, o maior jardim da cidade. Guiado pelo corredor de palmeiras, fui conduzido a uma pequena casa listada com belos detalhes islâmicos. Também encontrei outro edifício néo - árabe, um antigo matadouro, que presentemente é a principal biblioteca da cidade. Se não fosse pelos pavões que passeavam no jardim, poderia dizer que me encontrava em Marraquexe.

Depois de um passeio relaxante, fui ao restaurante Chefe Branco para um delicioso jantar caseiro. O final perfeito para o meu primeiro dia em Faro. O fato do caminho para o hotel ser em linha recta, impediu que me perdesse, o que era quase inevitável depois de alguns copos de vinho ...

Mapa do percurso para o 1º dia deste tour


,

,

2º Dia

Há sempre uma boa razão para sair da cama, quando há comida envolvida.

Para o 2º dia do meu Tour de 3 dias em Faro, reservei um passeio com os Eating Food Tours do Algarve para aprender mais sobre a gastronomia local. E quando digo aprender, quero dizer principalmente provar!  O Tour dos Pescadores começou no Mercado Municipal de Faro, um mercado moderno onde produtos frescos são colocados em exposição e cuidadosamente escolhidos pelos transeuntes que fazem as suas compras semanais. Participaram no tour, dois jornalistas Americanos e três jovens senhoras Holandesas.

Conhecemos o guia turístico e residente local, António, às 10h e partimos imediatamente para experimentar o nosso primeiro mimo. Entrámos dentro de um pequeno café, onde provámos um prato de carne de porco, que iria ser a única paragem de prova de carne da excursão. A partir de então, fomos tratados com uma seleção de deliciosos frutos do mar e doces locais. Depois de um agradável passeio pelas bancas de peixe do mercado e a apanhar caranguejos vivos, lentamente fizemos o nosso caminho para a Cidade Velha e para a Marina.

Parámos em vários cafés no caminho, inclusive numa loja de vinhos onde desfrutámos de uma prova de vinho, acompanhada por um prato de atum e cavala. Para sobremesa, o Vila Adentro deliciou-nos com os seus bolos tradicionais, que combinavam amêndoa, figo, alfarroba, laranja e batata-doce. O edifício em si respira história, com catacumbas abaixo do solo que remontam ao século XIII e azulejos decorativos embelezando as paredes, uma memória do tempo em que o edifício serviu como uma fábrica de azulejos. Hoje, o restaurante é uma paragem obrigatória para quem, como nós, está ansioso por saborear a gastronomia algarvia.

Alguns dos lugares da excursão eram bastante escondidos, tornando-os fáceis de perder numa primeira visita. Com o tour, tivemos a oportunidade de desvendar alguns desses pontos secretos e saber mais sobre o património alimentar da região. A nossa última paragem foi no Columbus Bar, um estabelecimento de cocktails premiado com uma equipa apaixonada, pronta para servir uma bebida a qualquer momento. Foi aqui que nos despedimos uma hora mais tarde do que o esperado, pois a comida, o vinho e a conversa envolvente com o nosso guia, fizeram-nos perder completamente a noção do tempo.

Saí do bar e fui direto para o Cais da Porta Nova, onde apanhei um pequeno barco para a Ilha da Barreta, também conhecida como Ilha Deserta, e o ponto mais a sul de Portugal. 35 minutos depois chegamos à costa da ilha. A Deserta está a mundos de distância das restantes praias do Algarve. Na verdade, esta é uma das praias menos frequentadas do sul. Pertence ao Parque Natural da Ria Formosa, juntamente com outras quatro ilhas que compõem esta lagoa costeira considerada uma das Sete Maravilhas Naturais do País. Não são muitos os estrangeiros que chegam até aqui, e mesmo para alguns locais, esse refúgio paradisíaco continua a ser um território desconhecido. Para aqueles que se aventuram, serão recompensados com praias de areia branca, vida selvagem incrível e águas cristalinas, tudo por uma viagem de 10 euros - um bilhete barato para visitar o paraíso!

Tirei a minha toalha da sacola e sentei-me a ler um livro, antes de me refrescar com um mergulho no mar. Pelo menos aqui não precisava de me preocupar com os salpicos da água dos outros veraneantes... havia muito espaço para todos.

Se ficar com fome, há apenas um lugar para ir - Estaminé é o único restaurante na Ilha Deserta e, surpreendentemente, um dos melhores restaurantes do Algarve. As suas especialidades incluem pratos de frutos do mar, como robalo, mariscos e dourada.

Depois de ter a minha quota parte de peixe para o dia, decidi voltar para o continente para o jantar. Fui até ao Portas de São Pedro, um restaurante local, convenientemente localizado ao lado do meu hotel. "É estritamente proibido deixar essa taberna com fome" – este era o último dos dez "mandamentos" escritos no menu do restaurante e eu não pretendia quebrá-lo. Comecei por pedir um prato de queijos, seguido por um prato de bochechas de porco recheadas com molho de tomate e terminar com um pudim de arroz e um copo de vinho do porto. Missão cumprida.

Foi um dia cansativo, fui direto para o hotel e adormeci imediatamente.

Mapa do percurso do 2º Dia deste tour


,

,

3º Dia

Cheguei ao 3º dia do meu Tour de 3 dias em Faro. Depois de dois dias a explorar a capital do Algarve, havia apenas mais um lugar na minha lista - Estoi. Esta pequena cidade fica apenas a meia hora de Faro e vale a pena a visita.

Tinha um bilhete para o autocarro às 12h35, então ainda tive tempo de fazer uma rápida visita ao Museu Regional do Algarve. Aqui, encontrei uma série de fotografias que revelavam como o Algarve evoluiu ao longo dos séculos, bem como os objetos tradicionais que foram usados para a pesca e os costumes locais.

Quando terminei o passeio, fui ao terminal rodoviário, e apanhei o autocarro para Estoi. Existem duas paragens na zona, uma perto da Igreja de Estoi e outra perto da Vila Romana de Milreu. Decidi começar pela Igreja e segui caminho para o Palácio de Estoi.

Igreja Matriz de Estoi está situada no centro da cidade. Foi construída no século XV e, como a igreja de Faro, também foi afetada pelo terramoto de 1755 e, posteriormente, restaurada à sua antiga glória.

É fácil encontrar o Palácio de Estoi, com a sua fachada rosa predominante e os seus jardins luxuosos. Este palácio do século XIX é agora um hotel, com pouco mais de 60 quartos, um spa e duas grandes piscinas, além de muitas outras comodidades que você esperaria encontrar nos melhores hotéis. O seu interior é digno de museu, com magníficos tetos de gesso, belíssimos lustres e figuras mitológicas nas paredes. Do lado de fora, estátuas de deusas e painéis de azulejos, escondem-se entre a vegetação. Visitantes, como eu, podem explorar o jardim principal e a grande sala do hotel. Muitos casais escolhem o Palácio de Estoi como local de casamento, ou um lugar para relaxar na sua lua de mel. Longe da agitação da cidade, parece o local perfeito para celebrar qualquer momento especial.

Reservei uma mesa no hotel do restaurante, O Visconde, e tive a oportunidade de apreciar a minha refeição, sentado no seu belo terraço, com vista para a zona rural do Algarve ao fundo.

O restaurante oferece uma variedade de iguarias regionais, incluindo a Cataplana, que muito semelhante ao tagine, é nomeada mediante a panela onde é preparada. A cataplana de peixe é a mais famosa em todo o Algarve, mas aqui também servem uma com lombo de porco e amêijoas. Com tantas opções disponíveis, era difícil tomar uma decisão. O camarão frito com alho parecia-me uma boa opção para começar, e depois, é claro, a cataplana de peixe. Não estava definitivamente desapontado com qualquer um dos pratos, e se tivesse tido algum espaço extra, teria pedido uma das muitas sobremesas apetitosas do menu. Acho que vou ter de apreciar a sobremesa na minha próxima visita.

Um café deu-me o impulso suficiente para continuar a minha caminhada em direção à Vila Romana de Milreu. Este local bem preservado foi ocupado pelos romanos durante o século I dC e serviu como uma vila de luxo nos séculos seguintes, que contou com um complexo balnear e um grande templo. A maioria dos seus mosaicos ainda estão intactos e mostram um claro ênfase nos motivos do mar. O bilhete de entrada era de 2 euros, o que não parecia suficiente para manter essa parte perdida da história.

Ia passar a noite no Vila Monte do Casal, a poucos quilómetros do centro, mas era exatamente o que precisava depois de dois dias a andar sem parar. Apanhei um táxi para lá chegar, e sentia-me feliz por poder relaxar no meu quarto, com vista para o mar, o resto do dia.

Situado no topo de uma colina, o Vila Monte Casal oferece uma vista deslumbrante das ilhas, agora aparentemente distantes, do Parque Natural da Ria Formosa. A equipa é extremamente acolhedora, e fizeram sentir-me em casa a partir do momento em que cheguei. Depois de uma bem merecida sesta, sentei-me e observei o pôr do sol na varanda do meu quarto, antes de sair para jantar.

Em 3 dias, pude ver praticamente tudo o que Faro tinha para oferecer e estou ansioso para explorar o resto desta região incrível. A equipa da Iberian Escapes foi uma grande ajuda em termos de planeamento desta viagem. Além de me dar um plano completo de coisas para fazer em torno de cada cidade, a sua equipa ajudou-me a encontrar alojamento, organizou passeios locais e até me alugou um carro, que será entregue amanhã no Vila, de modo a que não seja necessário deslocar-me a outro local para o devolver.

Amanhã vou dirigir-me a Loulé e continuar a minha viagem para o Oeste do Algarve ...

Mapa do percurso do 3º Dia deste tour






Início do Tour no Algarve |  Tour no Algarve - 4º Dia