casa-dos-sonhos-last-remaining-weeks.jpg.png

Coisas para fazer em Oviedo, Espanha

A cidade de Oviedo situa-se entre Cordilheira Cantábrica e a baía da Biscaia. Esta cidade medieval é a capital das Astúrias, uma das regiões mais populares do norte de Espanha. Com uma paisagem única, rodeada por monumentos góticos e algumas das montanhas mais altas, Oviedo é uma visita obrigatória.


O rei Afonso II fundou esta cidade como capital das Astúrias no século IX. As ruas pedonais estreitas permanecem até hoje, criando um ambiente mágico e a arquitetura reflete o antigo património de Oviedo.


Além dos seus marcos culturais, a cidade é conhecida pela sua refrescante cidra. Vale a pena explorar a cidade velha e visitar o Campo São Francisco, um dos maiores espaços verdes de Oviedo. Passeie por esta cidade vibrante e prepare-se para algumas deliciosas iguarias locais e as famosas tapas. Planeie a sua visita com antecedência com a nossa lista de coisas a fazer em Oviedo. 



Um dia em Oviedo

Manhã: Campo São Francisco

O Campo São Francisco é um oásis verde em Oviedo. O parque, construído sobre uma antiga parcela de legumes, pertencia ao Convento de São Francisco e foi convertido num espaço público no século XVIII. Hoje, os visitantes são bem-vindos a passear pelos seus caminhos românticos.


Há um grande lago, bem como fontes e ruínas antigas, incluindo um arco do século XIII da Igreja de San Isidro, que sobreviveu a uma demolição na década de 1920.


É também aqui que pode conhecer muitas estátuas famosas como a de Mafalda, a estrela da conhecida sátira de banda desenhada argentina.



Mercado El Fontán

Do parque, faça o seu caminho até ao Mercado El Fontán. A impressionante fachada do século XIX destaca-se com a sua estrutura de ferro esverdeado e janelas de vidro deslumbrantes. Uma vez que entras, é difícil não reparar nas bancas de comida colorida. Não se surpreenda com o beluto dos vendedores, é tudo parte da experiência. O mercado é o melhor local para comprar especialidades asturianas, como cidra e queijo. Mas também pode encontrar carne, frutas, legumes, ervas e especiarias. Há também um famoso mercado de pulgas todas as quintas, sábados e domingos de manhã.



Museu de Belas Artes

O nosso passeio prossegue com uma visita ao Museu de Belas Artes de Oviedo. Está dividido em dois edifícios que estão entre os melhores palácios da cidade. O museu foi inaugurado em 1980 e alberga uma das melhores coleções de arte de Espanha. Pode encontrar qualquer coisa de Dalí, Ribera, Miró, Picasso, El Greco e Goya.



Catedral de Oviedo

A Catedral de Oviedo é o ponto de partida do Caminho Primitivo, um dos caminhos mais antigos do Caminho de Santiago. Foi construído entre os séculos XIV e XVI, que foi quando a torre central foi adicionada. O resultado é uma mistura de dois estilos arquitetônicos muito diferentes, o gótico e o barroco. Certifique-se de visitar a capela protegida pela UNESCO, que abriga um pedaço de pano que se diz ter sido colocado em torno da cabeça de Jesus após a sua morte. Outros destaques incluem duas cruzes incrustadas de joias.



Tarde: Museu Arqueológico

Pode saber mais sobre a história da cidade no Museu Arqueológico. Alojado num mosteiro do século XVI, o edifício destaca-se pela sua impressionante fachada de pedra. A coleção inclui esqueletos, artefactos pré-históricos (romanos e góticos) e até dentes de rinoceronte. Alguns dos artefactos em exposição vêm com vídeos informativos — mas lembre-se que a maioria das explicações são apenas em espanhol. Pode pedir folhetos ingleses na entrada.



Iglesia de San Julián de los Prados

Também conhecida como Santullano, esta igreja pré-românica foi construída durante o reinado de Afonso II (7991-842 d.C.). O interior é muito espaçoso e tem uma decoração mínima com frescos geométricos e florais.



La Foncalada

Depois de visitar a igreja, dê um passeio de volta ao centro da cidade, passando por La Foncalada. Esta fonte histórica foi construída pelo rei Afonso III no século IX. Localizada fora das muralhas da cidade de Oviedo, a fonte é tão importante que é considerada Património Mundial da UNESCO. Fique de olho na escultura da Cruz da Vitória na frente.



Rua Gascona

Não pode sair de Oviedo sem provar a sua deliciosa cidra (sidra). É na Calle Gascona, também conhecida como "Cider Boulevard" que encontrará mais de dez cidreiras onde pode experimentar esta bebida local. Os empregados de mesa despejarão a cidra no seu copo de (muito) acima. Este método permite que a bebida oxigene, dando-lhe um sabor mais doce. Se quiser emparelhar a sua sidra com deliciosas tapas, dirija-se à Tierra Astur Gascona, onde pode experimentar presuntos e queijos locais.



Teatro Campoamor

Termine o dia com uma visita ao Teatro Campo amor. Este belo teatro do século XIX acolhe muitos eventos culturais das Astúrias, incluindo a cerimónia de entrega de prémios do Príncipe das Astúrias. Localizado entre a Catedral e o Campo De São Francisco, é o local perfeito para pegar uma ópera ou peças clássicas.

Os preços dos bilhetes dependem do lugar que escolher, mas geralmente variam entre 16€ e 25€. Certifique-se de verificar os horários antes de ir.



Excursões de dia de Oviedo

  • Igrejas de Pedra: No Monte Naranco, a cerca de 3,5 km a noroeste de Oviedo, encontrará igrejas de pedra escondidas que merecem uma visita. Igreja de Santa María del Naranco, Igreja San Miguel de Lillo e Igreja de Santa María de Bendones são todos bons exemplos da arquitetura pré-românica asturiana.

  • Gijón: Localizada junto à costa, Gijón é a maior cidade das Astúrias (32km de distância de Oviedo). Apresenta passeios à beira-mar modernos, restaurantes animados e marcos culturais. Entre as principais atrações está o Cerro de Santa Catarina, um parque no topo da falésia com um antigo forte e uma escultura do artista basco espanhol Eduardo Chilida.


  • Covadonga: Covadonga fica a cerca de 80km de Oviedo. Das altas montanhas aos grandes lagos, a cidade está rodeada por uma natureza imensa. Sua basílica do século XIX é uma visita obrigatória, e é difícil não notar que emergiu no meio das colinas.

  • Costa Verde: Este deslumbrante troço costeiro enfrenta o mar cantábrico e cobre as Astúrias e parte do país basco. Suas praias intermináveis escondem um verdadeiro paraíso. Além das montanhas verdes que rodeiam a costa, também pode passar por algumas cidades pitorescas, como Llanes, Ribadesella, Cudillero e Llastres.


  • Villaviciosa: Localizada a 27 km a leste de Gijón, esta pequena cidade é famosa pela sua cidra, rivalizando com o estatuto de capital da sidra das Astúrias. Aqui, pode visitar a Igreja de Santa María e passear pelas ruas do século XVIII da cidade.


Top coisas para fazer com crianças em Oviedo

Há muitas coisas para fazer como uma família em Oviedo. As crianças vão adorar brincar no Campo de São Francisco e sentar-se ao lado da estátua de Mafalda. Um pouco mais longe há o Parque de Inverno que oferece um parque infantil. Pode passar o dia em digressão pela cidade velha e levá-los ao mercado local animado para um sabor da cozinha local.

Nos arredores de Oviedo, existem outras atrações divertidas, incluindo o Jardim Zoológico el Bosque ou o Senda Verde, um trilho de ciclismo e caminhadas que começa no Parque de Inverno e continua ao longo do rio através de caminhos arborizados.



Onde almoçar em Oviedo

Além das tapas, a cozinha de Oviedo apresenta deliciosos queijos e carnes grelhadas. Claro que não pode sair da cidade sem beber uma cidra adequada. Na Calle Gascona, também conhecida como "The Cider Boulevard", encontrará mais de uma dezena de sidrerías (casas de sidra) para escolher. Alguns dos pratos asturianos mais populares incluem fabada (guisado de feijão), cachopo (carne frita com queijo e presunto), bollos preñaos (pão de chouriço pequeno) e queijo Cabrales. Para sobremesa, encomende os frixuelos (crepes doces). Abaixo estão alguns dos melhores lugares para comer em Oviedo onde pode provar alguns destes pratos e muito mais:

  • La Finca Sidrería Agrobar: La Finca é muito mais do que um bar de cidra. Aqui pode experimentar cidra, tapas e cozinha clássica asturiana tudo de uma só vez. Os produtos são 100% asturianos, e há opções para vegetarianos, além de outros sem glúten ou lactose. A beringela com pesto e queijo e a salsicha asturiana são muito recomendados


  • Tierra Astur: Outra cidreira onde pode comer, Tierra Astur tem muitos ramos em todas as Astúrias. Sentese num dos bancos de madeira e admire as garrafas de vidro penduradas no teto enquanto espera pelo menu. Quando o garçom vem pedir as especialidades da casa: fabada, tortilhas e carnes grelhadas.

  • El Fondín de Trascorrales: Localizado na Plaza Trascorrales, este restaurante prepara todos os pratos com produtos sazonais frescos. O menu varia, mas pode sempre contar com pratos de carne e peixe, como o polvo de rocha salteado com amêijoas e camarões. Outras iguarias incluem queijos grelhados e também opções vegetarianas.

  • Casa Fermín: Este não é o seu típico restaurante espanhol. Se procura uma nova experiência gastronómica, a Casa Fermín é o lugar para ir. Aqui pode esperar gastronomia molecular e pratos com apresentações artísticas. Os pratos mais populares incluem mexilhões com alho verde e espuma de maçã, cogumelos silvestres com abóbora e ostras com maracujá.



Onde ficar hospedado em Oviedo

  • Eurostars Hotel de La Reconquista (5 estrelas): Um edifício histórico transformado em hotel de luxo. Espere apenas a decoração mais opulenta, quartos grandes e candelabros pendurados no teto. Os hóspedes podem treinar no ginásio do hotel e desfrutar do café da manhã buffet. Há também um restaurante gourmet e um bar que serve sidra gratuito aos clientes.

  • Barceló Oviedo Cervantes (5 estrelas): Barceló está localizado no coração de Oviedo perto da Catedral. É impossível não reparar neste hotel de cinco estrelas e na sua fachada histórica da Borgonha. No interior, os quartos são espaçosos com camas de grandes dimensões e uma decoração moderna. Há também um restaurante e um bar no local

  • Hotel & Spa Princesa Munia (4 estrelas): Se procura um hotel com um spa no centro de Oviedo, esta é a sua melhor aposta. Os quartos são muito espaçosos e decorados em tons naturais. Os hóspedes podem desfrutar de uma piscina de hidromassagem e chuveiros de chuva no spa. Há também quartos para massagens e outros tratamentos.


Melhor época do ano para visitar Oviedo

A melhor altura para visitar Oviedo é quando há pouca ou nenhuma chuva. O momento perfeito seria entre maio e setembro, quando o tempo estiver quente o suficiente para vaguear pela cidade. Oviedo não é tão quente como outras cidades em Espanha, e a temperatura média mais alta em agosto é de cerca de 22ºC. Se visitar durante as Fiestas de San Mateo em setembro, poderá desfrutar de um ambiente animado com concertos e espetáculos de teatro.



Festivais de Oviedo

  • Feria de la Ascensión de Oviedo: Este festival local celebra a Ascensão, que acontece 40 dias após domingo de Páscoa, em maio ou junho. Inclui muitas atividades como mercados de rua, artesanato, folclore, música e dança.

  • Festas de San Mateo: San Mateo é um dos festivais mais importantes de Oviedo, marcando o final do verão. Acontece todos os setembros, e tem sido assim desde o século XV, quando o Papa Eugene IV inaugurou o evento. Pode contar com bares ao ar livre, concertos gratuitos, churrascos e fogos de artifício.


Mapa do tour de Oviedo

Voltar ao itinerário do norte de Espanha