Coisas para fazer em Jerez de La Frontera, Espanha

Muitas vezes ofuscada por cidades maiores como Sevilha e Cádis, Jerez também merece fazer parte do seu itinerário da Andaluzia. O Alcázar e a Catedral compartilham algum de seu encanto com Sevilha, mas com menos multidões, e algumas das festas mais populares da região acontecem aqui, como a famosa Feira do Cavalo.

Jerez também faz parte do Triângulo Xerez, constituindo a paragem perfeita para os apreciadores de vinho. Existem vinícolas espalhadas pela cidade que oferecem passeios e degustações, e para as tapas, tem de experimentar os tabancos.

O nosso roteiro abaixo mostra o que há de melhor para fazer em Jerez, incluindo os melhores lugares para comer e beber, além de festivais que não pode perder.


Um dia em Jerez de La Frontera


Manhã: Arcos De La Frontera

Se estiver a viajar de Sevilha para Jerez, pode fazer um pequeno desvio até Arcos de la Frontera. É um dos muitos pueblo blancos (cidades brancas) espalhados pela Andaluzia. A cidade situa-se em cima de um penhasco com vista para o rio Guadalete. Ao chegar, perca-se no labirinto de casas caiadas de branco e siga até ao Castillo de Arcos. Este castelo de arenito oferece vistas espetaculares da cidade e do rio abaixo.



Estação Ferroviária de Jerez

Existem várias maneiras de chegar a Jerez de la Frontera. Pode conduzir até lá ou apanhar um comboio numa das principais cidades da Andaluzia (Cádis, Sevilha e Córdoba). De qualquer forma, vale a pena parar na estação ferroviária da cidade para admirar a sua fachada histórica. Foi fundada em 1854 e atualmente encontra-se entre as estações mais populares da Andaluzia. Existem também ligações de longa distância entre Madrid e Jerez.



Degustação de Vinho Xerez

A melhor maneira de começar o dia em Jerez é com um copo de xerez. Este vinho fortificado é feito exclusivamente na região vinícola de Xerez de Espanha, que inclui as cidades de Jerez, El Puerto de Santa María e Sanlúcar de Barrameda, também conhecidas como "triângulo do xerez". Os melhores lugares para experimentar xerez são as adegas locais (bodegas). A maioria delas também oferece passeios pela propriedade, como a Bodega Diéz Mérito, que produz vinho xerez desde 1876. Outras adegas dignas de nota na área incluem a Bodega Tio Pepe, as Bodegas Lustau, as Bodegas Tradición e as Bodegas Fundador.



Igreja de São Miguel

Depois de um ou dois copos de xerez, dê um passeio até à Iglesia de San Miguel. O modelo da igreja foi inspirado na catedral de Sevilha. Estabelecida entre os séculos XV e XVIII, combina uma série de estilos arquitetónicos, do gótico ao renascentista e barroco. Certifique-se de olhar para cima para admirar o telhado acima da torre do sino.



Alcázar

Já que está em Jerez, vale a pena fazer uma visita ao Alcázar. Embora menor em tamanho do que a de Sevilha, esta fortaleza do século XI continua a ser um exemplo notável da arquitetura mourisca em Espanha. De longe destaca-se a sua torre octogonal e, por detrás das suas muralhas defensivas, um jardim com canteiros de flores coloridas e uma série de elementos históricos, como os banhos árabes. À sua esquerda encontrará a antiga mesquita, convertida em capela no século XIII. À sua direita fica o Palacio Villavicencio, um palácio barroco que inclui uma câmara escura no interior, de onde se pode ter uma vista panorâmica da cidade.



Catedral

Ao lado do Alcázar fica a catedral de Jerez. A construção desta igreja demorou tanto que acabou por incorporar um misto de elementos góticos, barrocos e neoclássicos. Vários arquitetos contribuíram para a sua construção, que começou em 1695 e durou até 1778. No interior, os tetos abobadados destacam-se com os seus entalhes intrincados, e há um museu que mostra prataria e artefactos religiosos como a pintura da Virgem Maria, "La Virgen Niña "por Zurbarán. A torre do sino do lado de fora assemelha-se a um minarete que pode ter pertencido à antiga mesquita de Jerez.



Tarde: Palacio Del Virrey Laserna

Por detrás da sua modesta fachada neoclássica, o Palacio del Virrey Laserna esconde uma série de quartos luxuosos cheios de antiguidades. O palácio tem estado na mesma família desde a conquista de Jerez por Alfonso X no século XIII. No século XVIII, passou a ser residência do Conde dos Andes. Atualmente os visitantes podem ter um vislumbre do interior ao participar de um tour guiado de 40 minutos. Durante a visita, aprenderá mais sobre a história da família e o seu estilo de vida aristocrata. Os tours estão disponíveis em inglês, francês e espanhol.



Mercado Central De Abastos

Mesmo no centro de Jerez fica o mercado de comida local, o Mercado de Abastos. Instalado num edifício do século XIX, oferece uma ampla seleção de produtos frescos, incluindo peixe, carne e vegetais. Há mais de 100 barracas lá dentro, cada uma com a sua especialidade. Como Jerez fica apenas a alguns quilómetros do mar, encontrará muitos vendedores de marisco aqui. Camarões, ouriços-do-mar e ostras são alguns dos ingredientes locais favoritos. Mesmo se não comprar comida aqui, vale a pena entrar para conhecer o ambiente.



Plaza De La Asunción

Depois de visitar o mercado, siga até à pequena praça Plaza de la Asunción. À sua volta encontra-se a antiga câmara municipal com a sua fachada renascentista, e a Iglesia de San Dionisio de estilo gótico-mudéjar, uma igreja dedicada ao santo padroeiro da cidade. A praça já foi conhecida como Plaza de Los Escribanos, pois era onde trabalhava a maioria dos escribas locais.



Espetáculo de Cavalos Dançantes

Além do xerez, Jerez também é famoso pelos seus cavalos andaluzes. Assistir a um espetáculo equestre é algo que não deve perder durante a sua visita a Jerez. O melhor lugar para ver um é a Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre, localizada a poucos minutos do centro da cidade. A performance de 90 minutos mostra a dança tradicional dos cavalos andaluzes. Os cavaleiros vestem-se com trajes do século XVIII e os cavalos dançam ao som da música clássica espanhola. Antes de ir, certifique-se de verificar o calendário no site para as datas mais recentes. Os bilhetes dão acesso ao espetáculo e, por uma taxa extra, também pode fazer um tour pela propriedade.



Mapa do Tour de Jerez De La Frontera


Outras coisas para ver em Jerez de La Frontera

  • Palacio del Tiempo: Situado perto da escola equestre fica o Palacio del Tiempo, que alberga um notável museu do relógio. Fundado em 1973, possui uma coleção de mais de 200 relógios com peças de fabricantes espanhóis, ingleses e franceses, distribuídos em dois andares. As visitas guiadas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, com a primeira sessão às 9h30 e a última às 13h15.

  • Cartuja de Jerez: A Cartuja de Jerez é um dos mosteiros mais notáveis da província de Cádis. Fundada no século XV pela ordem dos Cartuxos, apresenta um estilo gótico com uma mistura de elementos barrocos acrescentados posteriormente. Se estiver a conduzir até Jerez, vale a pena fazer um pequeno desvio para ver este imponente monumento nacional.

  • Circuito de Jerez: O Circuito de Jerez é um circuito de corridas localizado a 10 km a norte do centro de Jerez. Acolhe uma variedade de eventos de corrida de motas e carros, incluindo parte do Grand Prix World Championship. Março, abril e maio são os meses mais movimentados, portanto, fique de olho no calendário se estiver a planear assistir a uma corrida aqui.



Principais coisas para fazer com crianças em Jerez de La Frontera

Se está a viajar com crianças para o Jerez, existem outras atividades que poderá integrar na sua viagem. Uma visita à Real Escuela Andaluza para ver o espetáculo equestre provavelmente será a número um na sua lista. Será ainda mais especial se chegar a tempo para a Feria del Caballo em maio.

Não muito longe do centro da cidade fica o Zoobotánico, onde as famílias podem ver animais de todo o mundo enquanto passeiam por jardins botânicos.


As crianças mais jovens podem desfrutar de uma visita a La Ciudad de los Niños e las Niñas, um grande parque infantil com escorregas, trampolins e tirolesa.

Outra experiência que vale a pena na área é um passeio pelo Museu do Mel. Durante a visita, as crianças conhecerão o processo de fabricação do mel e verão as colmeias de perto enquanto vestem um fato.


Onde Comer em Jerez De La Frontera

Alguns dizem que Jerez é o berço das tapas. Antigamente este pequeno aperitivo costumava ser colocado sobre um copo de vinho como tampa, ou "tapa", em espanhol. Ajudava a proteger o vinho de moscas e areia.

O melhor lugar para comer tapas em Jerez é um tabanco. Estas pequenas tabernas surgiram no século XVII e estão agora espalhadas por toda a cidade. Pode escolher um local da lista abaixo ou experimentar todos eles indo de bar em bar – a escolha é sua.

  • Tabanco San Pablo: Datado de 1934, San Pablo destaca-se pelo seu ambiente tradicional. Os velhos barris de vinho decoram a parte de trás do bar que serve uma variedade de estilos de xerez como moscatel, oloroso e fino. Experimente os seus pãezinhos exclusivos e a tortilha.
  • Tabanco El Pasaje: Este é o tabanco mais antigo no Jerez. Além de servir vinho e tapas, El Pasaje também oferece espetáculos de flamenco gratuitos.
  • El Almacén: Situado no centro da cidade, Almacén é famoso pela sua vasta seleção de vinhos locais. O menu muda com a estação, mas alguns destaques incluem os buñelos de bacalao (pastéis de bacalhau).
  • Bar Juanito: Este restaurante de gestão familiar é um favorito dos moradores locais e, como tal, costuma ser bastante movimentado. Há duas especialidades aqui: as alcachofras e a berza jerezana (caldeirada de grão de bico).


Hotéis de Jerez De La Frontera

Existem hotéis em Jerez para todos os orçamentos. Seguem-se algumas das nossas recomendações:

  • Casa Viña De Alcántara (2 estrelas): Situada nos arredores de Jerez, esta casa de campo oferece a localização perfeita para uma escapadela relaxante. Palmeiras e ciprestes rodeiam a piscina externa, enquanto lá dentro existe um ambiente aconchegante com móveis de madeira e decoração natural. Existem apenas nove quartos na propriedade, o que a torna ideal para quem procura um pouco de privacidade.

  • Palacio Garvey (4 estrelas): Situado num palácio do século XIX no centro da cidade, este hotel foi outrora a casa dos Condes de Garvey. Oferece uma série de quartos espaçosos, a maioria com banheiras de hidromassagem. Há um restaurante no local e uma pequena biblioteca onde os hóspedes podem relaxar ao final do dia.

  • Eurostars Asta Regia (4 estrelas): A apenas cinco minutos do Alcázar encontrará este encantador hotel de 4 estrelas. Depois de um dia a explorar a cidade, pode regressar e relaxar na piscina ao ar livre ou na sauna com banho turco.


  • Hotel Villa Jerez (5 estrelas): Villa Jerez é a escolha ideal para quem quer ficar perto da Real Escuela. Construído como uma villa privada nos anos 50, é agora um hotel de 5 estrelas completo com extensos jardins e uma piscina exterior. Existem 18 quartos disponíveis e alguns possuem varandas. O restaurante do hotel está aberto para almoço e jantar e serve pratos tradicionais locais.

  • Barceló Montecastillo Golf (5 estrelas): Neste luxuoso hotel os hóspedes podem escolher entre quartos ou villas privadas com cozinhas equipadas. Existem várias instalações desportivas no local, incluindo um campo de golfe de 18 buracos, campos de ténis, campos de futebol e uma pista de jogging. Para quem prefere relaxar, há também um spa com sauna e cinco piscinas.


Melhor altura para visitar Jerez de La Frontera

A melhor altura para visitar Jerez de la Frontera é no início da primavera ou no outono. Como a maioria dos lugares na região da Andaluzia, as temperaturas aqui são extremamente altas no verão, por isso é melhor evitar vir em julho e agosto. Também pode programar a sua viagem em torno de uma festa local como a Feira do Cavalo de Jerez em maio ou o Festival de Xerez em setembro. Se decidir fazê-lo, certifique-se de reservar o seu hotel com antecedência, pois estes podem ficar cheios durante esses eventos.



Festivais de Jerez De La Frontera

  • Festival de Jerez: Todos os anos em fevereiro, o Flamenco toma conta do Jerez. A apaixonante dança espanhola é o tema central deste festival de duas semanas. Aspirantes e profissionais de flamenco vêm até aqui para participar de workshops especializados e aulas de dança coletivas. Para os visitantes, a principal atração são os espetáculos de flamenco ao vivo.


  • Feria del Caballo: Em maio, Jerez acolhe a Feira do Cavalo, uma das festas mais famosas da região da Andaluzia. Os cavaleiros vestem-se com trajes tradicionais e fazem os seus cavalos desfilar pelo recinto de feiras González Hontoria. As celebrações duram cerca de uma semana e frequentemente incluem touradas. Dentro do recinto da feira também existem as casetas, pequenas barraquinhas onde se pode comer qualquer coisa.

  • Fiestas de la Vendimia: Para os apreciadores de vinho, setembro é a melhor época para visitar Jerez. É a época das Fiestas de la Vendimia, um festival que celebra a vindima anual. Geralmente começa por volta do dia 8 de setembro e durante esse período pode ver os moradores a colher uvas e a esmagá-las.


Voltar para a Viagem de Carro a Andaluzia