Itinerário de viagem do norte de Espanha

A maioria das pessoas que viajam para Espanha, acabam por visitar apenas região a sul, desfrutando das praias ensolaradas da Costa del Sol e da herança mourisca da Andaluzia, ou nas grandes cidades como Madrid e Barcelona. No entanto, há muito mais para descobrir neste país ibérico. Desta vez, vamos para norte numa viagem do País Basco a Navarra, passando por aldeias medievais pitorescas, praias selvagens e encantadoras regiões vitivinícolas.

Vamos admirar o Museu Guggenheim de Bilbao e explorar todos os cantos do Parque Nacional Picos de Europa, tudo enquanto degustamos deliciosos “pintxos” e vinho Rioja.

A nossa viagem pelo Norte de Espanha começa em Bilbao e termina em Pamplona, com a duração de cerca de três semanas. Mas pode escolher fazer esta uma viagem de duração mais curta, saltando algumas cidades se não tem muito tempo. Existem também vários pontos de partida possíveis, para que possa acompanhar ou escolher uma cidade que preferir. 

Nota: Os links deste artigo vão levá-lo a um itinerário personalizado de cada cidade, que inclui dicas sobre o que ver, onde comer e onde ficar.



Onde começar e terminar a sua viagem ao norte de Espanha

Iniciámos a nossa viagem a Bilbao, já que esta é uma das principais cidades do norte de Espanha. A cidade tem um aeroporto com voos internacionais, mas também está conectado ao Reino Unido através de ferries que partem de Portsmouth. Também pode começar em San Sebastián, outra cidade basca, mas esta só tem um aeroporto doméstico, então será necessário organizar o transporte para lá de outra cidade como Madrid. 

Outra alternativa é começar na região da Cantábria em torno de Santander, que também tem ferries do Reino Unido a partir de Plymouth ou Portsmouth. Dependendo de onde quer começar a viagem, terá um ponto final diferente. Ao regressar a casa, é melhor escolher uma cidade com voos ou acesso de ferry ao seu país. Existem aeroportos internacionais em Bilbao (País Basco), Santander (Cantábria) e Santiago de Compostela (Galiza).



Duração da viagem no norte de Espanha

Recomendamos pelo menos uma semana a explorar o norte de Espanha. A área abrange oito regiões, incluindo o País Basco, Cantábria, Astúrias, Galiza, Castela y León, La Rioja, Aragão e Navarra. Pode começar com um passeio pelas principais cidades dentro de cada região, como Bilbao, San Sebastián, Santander, Gijón, Santiago de Compostela, León e Logroño, e passar alguns dias explorando as vistas e monumentos. Depois, pode planejar curtas viagens por Zaragoza e Pamplona. Nesta nossa viagem, o itinerário estende-se por 23 dias e cobre a maior parte da região, incluindo o Parque Nacional Picos de Europa e as praias da Cantábria, mas pode reduzi-lo para duas semanas ou menos, dependendo do tempo que tiver.



Itinerário de viagem no norte de Espanha

Dia 1-6: Viagem pelo País Basco

Sendo a maior cidade do País Basco, Bilbao é o ponto de partida perfeito para uma viagem ao norte de Espanha. 

Outrora uma metrópole industrial, esta cidade deslumbra os visitantes hoje com a sua arquitetura impressionante e única. A maioria das pessoas visita Bilbao para conhecer o museu Guggenheim, no entanto, há muito mais para descobrir, incluindo o miradouro do Monte Artxanda ou a Basílica de Begoña do século XVI. Estaremos por Bilbao durante três dias, mas neste último, iremos para a periferia visitar as cidades de Getxo e Portugalete.


Depois de Bilbao, seguimos para San Sebastián, onde pode passar algum tempo na praia e desfrutar de uma refeição num dos muitos restaurantes com estrelas Michelin. Fique aqui por dois dias, e depois siga para Vitoria-Gasteiz. Apesar de ser a capital oficial do País Basco, o Vitória é a cidade menos visitada da região. Um dia é suficiente para visitar as principais atrações da cidade, incluindo a sua catedral gótica e o mercado de comida.



Dia 7-8: Cantábria

A nossa viagem continua até a cidade de Castro Urdiales, uma cidade à beira-mar com um encanto medieval. A maioria dos seus locais estão localizados no topo, num terreno com vista para a água, incluindo a Igreja Gótica de Santa Maria e o castelo de Santa Ana. Desfrute de um dia bem passado aqui para depois continuar viagem até Santander, capital da região. Vastas praias arenosas, museus de arte moderna e deliciosos frutos do mar esperam por si nesta cidade costeira virada para o mar cantábrico. Além das praias, há também outros pontos turísticos de destaque, como a catedral e o Palácio de la Magdalena.



Dia 9-11: Astúrias

Mais a oeste da Cantábria, encontra-se a região das Astúrias. Gijón é a maior cidade da região, com restaurantes animados e passeios à beira-mar. Vale a pena visitar o antigo bairro de pescadores conhecido como Cimadevilla, onde encontrará o parque Cerro de Santa Catalina e um forte antigo.


Depois de um dia passado em Gijón, dirija-se a Oviedo, capital da região. Visite as suas igrejas pré-românicas e perca-se nas estreitas ruas medievais. As astúrias também são famosas pela sua cidra, por isso não vá embora sem provar. A partir de Oviedo, pode partir para o Parque Nacional Picos de Europa. Esta cordilheira atravessa as regiões da Cantábria, Astúrias e Castela e Leão. Aqui pode visitar aldeias muito encantadoras no topo da colina ou escolher seguir um dos muitos trilhos pedestres.



Dia 12-17: Viagem pela Galiza

A próxima paragem é na região da Galiza. Começamos com uma viagem a outra cidade costeira, a Corunha. Aqui poderá desfrutar de um trecho de 1,4km de areia, beber cerveja Estrella e capturar marcos como a Torre de Hércules, um dos mais antigos faróis de trabalho do mundo.


Passe dois dias aqui e depois faça o seu caminho até Santiago de Compostela, capital da Galiza e um local muito famoso de peregrinação. Enquanto estiver pela região, não perca uma visita à deslumbrante Catedral e aos mosteiros da cidade. Se planeia andar no Caminho de Santiago, também incluímos algumas dicas para si referidas abaixo.


Depois de explorar Santiago por dois dias, recomendamos que se desloque para Vigo. De pé na costa oeste da Espanha, Vigo também é abençoado com muitas praias e proporciona fácil acesso às ilhas paradisíacas de Cíes. Passe um dia explorando a cidade velha e depois explore os seus arredores no seu segundo dia, visitando lugares como a Ermida da Nosa Señora da Guía ou o Museu Quiñones de León. 



Day 18-19: Castilla y León

Se conduzir para o interior, acabará na região de Castilla y León. A cidade mais a norte daqui é , que também é uma paragem no Caminho de Santiago. 

A catedral gótica é a principal atração da cidade, mas há outros lugares que valem a pena visitar, incluindo a Basílica de San Isidoro e a Casa Botines, um edifício marcante projetado pelo arquiteto e artista Gaudí. 

Para almoçar ou jantar, verifique os bares de tapas no bairro histórico de Barrio Húmedo. Nosso itinerário de dois dias inclui dicas sobre onde pode desfrutar de uma boa refeição, para que não perca nada.



Dia 20: La Rioja

A viagem continua em Logroño, capital de La Rioja. Esta é a base perfeita para explorar a encantadora região vitivinícola com o mesmo nome. Vale a pena, passar um dia em Logroño explorando as pitorescas praças e igrejas da cidade, antes de seguir para as vinhas. 

Existem mais de 500 adegas espalhadas por toda a região, mas também abrangendo Navarra e o País Basco. Se quiser saber mais sobre este vinho espanhol e as melhores adegas locais, não deixe de consultar o nosso Guia de Rota dos Vinhos la Rioja.



Dia 21-22: Aragão

Da região de La Rioja, siga para sul até a região de Aragão, onde passará dois dias explorando a capital, Zaragoza. Esta cidade ribeirinha fica a meio caminho entre Madrid e Barcelona. Muito menos popular, Zaragoza merece uma visita pelo seu património histórico. Aqui, teatros romanos, fortalezas mouras e igrejas barrocas estão situadas lado a lado. Locais de destaque incluem a Catedral de La Seo, o Palácio de Aljafería e a Basílica de Nuestra Señora del Pilar. O artista espanhol Goya também nasceu nas proximidades, pelo que muitos dos museus da cidade mostram o seu trabalho.



Dia 23: Navarra

A última paragem nesta viagem é Pamplona. Esta pequena cidade é famosa principalmente por acolher San Fermín, um festival de corrida de touros que é celebrado nesta cidade, há mais de 200 anos. Caso não consiga desfrutar deste evento de verão, recomendamos que desfrute dos marcos da cidade, desde a catedral às ruas medievais circundantes. A cidade também é lar de uma série de parques, incluindo um curioso jardim de estilo japonês chamado Yamaguchi.


Nota: Os aeroportos mais próximos de Pamplona são o aeroporto de San Sebastián e o aeroporto de Bilbao, ou terá alternativamente o aeroporto de Santander a uma distância maior.



Viagens de comboio do Norte de Espanha

Os comboios são também outra alternativa quando se explora a região do Norte de Espanha. Pode escolher o luxuoso comboio Transcantábrico, que viaja do País Basco para a Galiza durante oito dias e inclui refeições finas e passeios pela cidade. 

Outra alternativa é a escolha da Ferrovia de Bitola Estreita, uma viagem de ritmo lento que começa em San Sebastián e termina na cidade de Ferrol, na Galiza. Também pode prolongar sua viagem, começando em França na estação ferroviária de Hendaye. Qualquer que seja o comboio que escolher, pode esperar vistas panorâmicas deslumbrantes ao longo do caminho.



Mapa da viagem do norte de Espanha de Bilbao



Voltar para tours em Espanha