Coisas a fazer em Óbidos

A poucos quilómetros ao norte de Lisboa, ergue-se Óbidos, uma pequena cidade pitoresca, fechada por muros medievais. Além destes, esconde um labirinto de ruas de calçada e casas aparadas com tinta azul e amarela.  Durante algum tempo, Óbidos foi a casa das rainhas portuguesas, daí que haja tantas igrejas reunidas. Hoje, é um destino turístico popular, famoso pelo seu mercado medieval e pela ginjinha, um delicioso licor de cereja azeda servido em todos os bares da cidade.  Pode facilmente explorar Óbidos em um dia, ou ficar a noite e ver outras atrações próximas, como a Lagoa de Óbidos e o Jardim buda. 

 Para ajudá-lo a planear a sua viagem, aqui está um pequeno guia para Óbidos com dicas sobre o que fazer, onde comer e onde ficar, tudo por recomendação da Iberian Escapes.


O que fazer em Óbidos

FDas livrarias peculiares ao melhor bar de ginjinha, abaixo está uma lista de coisas que não pode perder quando visita Óbidos.


Perca-se nas ruas estreitas

Comece o seu passeio na Porta da Vila, o portão principal da cidade, e deva algum tempo para admirar os painéis de azulejos acima de si, antes de seguir para a Rua Direita.


Lined with souvenir shops and restaurants, Rua Direira is the main street in Óbidos, and it’s always busy during the day. From here, take a detour and get lost in the town’s narrow streets, capturing the whitewashed houses and bougainvillaea trees as you go along.



Caminhe pelas muralhas do Castelo de Óbidos

Depois de explorar as ruas de Óbidos, faça o seu caminho para o castelo. Enquanto o interior foi convertido em um hotel, no exterior, ainda parece um castelo medieval, com suas torres proeminentes e paredes de pedra. Mesmo que não fique no hotel, pode explorar seus jardins e dar um passeio pelas muralhas de graça, que rodeiam toda a cidade. A caminhada demora cerca de 45 minutos, mas provavelmente vai parar algumas vezes para capturar as vistas panorâmicas. De pé aqui em cima, verá os telhados de terracota, as igrejas, e as colinas verdejantes exuberantes ultrapassando o para além das muralhas.



Entre nas livrarias

Óbidos está cheio de livrarias peculiares. Perto do castelo, há a Livraria Santiago. Do lado de fora, parece uma igreja comum, mas entre e deslumbre-se com uma sala cheia de uma variedade de livros que se espalham por dois andares.


Na Rua Direita, pode visitar o Mercado Biológico, uma mistura entre um mercado biológico e uma livraria. Mesmo antes de chegar às muralhas, há a Livraria da Adega que ocupa uma antiga adega. Aqui as caixas de vinho foram transformadas em estantes, e há um pequeno bar no canto servindo uma seleção de vinhos portugueses.



Visite a Igreja Santa Maria

Situada na Praça de Santa Maria, esta é a igreja principal de Óbidos. Passe pela sua porta maneirista, e ficará espantado com os deslumbrantes tetos e paredes pintadas decoradas com azulejos azuis e brancos de cima a baixo. Vale também a pena capturar o túmulo renascentista que se diz ter sido desenhado por Nicolau Chanterene e as pinturas feitas pela aclamada artista portuguesa Josefa de Óbidos.



Experimente um copo de ginjinha

Não pode sair de Óbidos sem tomar pelo menos um copo de ginjinha. Embora existam muitos bares em Lisboa que vendem este licor de cereja azeda, a maior parte vem de Óbidos, por isso é melhor experimentá-lo a partir da fonte. A Rua Direita está cheia de charros de ginjinha, mas gostámos do de Ibn Errik Rex. Pode tê-lo em um copo normal, mas tem um gosto ainda melhor quando bebe de um copo de chocolate, que pode comer no final. Se procura uma lembrança tradicional de Óbidos, pode obter uma garrafa inteira de ginjinha nas lojas locais.



Captura Santuário do Senhor Jesus da Pedra

Datado do século XVIII, este santuário destaca-se com a sua forma hexagonal invulgar. Situado fora das muralhas, leva 15 minutos para andar até lá a partir do centro da cidade, mas também pode capturá-lo enquanto entra ou sai da cidade.



Itinerário Ambulante de Óbidos




Coisas para fazer perto de Óbidos

Leva apenas algumas horas para explorar o centro da cidade, mas vale a pena viajar mais longe para visitar outras atrações perto de Óbidos. De um jardim cheio de budas a uma lagoa tranquila com praias, aqui estão outras coisas que pode ver se está dirigindo em torno de Óbidos ou escolher pernoitar durante alguns dias na região.


Buddha Eden

Buddha Eden é um impressionante jardim oriental localizado a 15 minutos de Óbidos. É uma homenagem aos Budas de Bamyan destruídos em 2001. Ao percorrer os seus 35 hectares, vai tropeçar em Budas, pagodes e lagos com peixes koi. Além das numerosas esculturas de Buda, também vale a pena capturar areplica dosguerreiros da terracota de Xi'an na China.


Barragem do Rio Arnoia

Fundada em 2005, esta barragem do rio foi construída para ajudar a regar os campos agrícolas próximos, mas agora é um local popular para caminhantes e ciclismo. Há um caminho de ciclismo conhecido como Ciclovia das Águas que liga a barragem ao centro da cidade desaguando por pequenas aldeias e miradouros.


Lagoa de Óbidos

A algumas milhas a oeste de Óbidos, encontrará esta grande lagoa delimitada por barras de areia e o oceano. As suas águas tranquilas proporcionam as condições perfeitas para praticar desportos náuticos como vela e kitesurf, e há escolas aqui que oferecem aulas ao longo do ano. O caminho ao longo das fronteiras é ideal para caminhar e andar de bicicleta e permite admirar a vida selvagem de perto. Ao aproximar-se da costa, surgem duas praias em cada lado da lagoa, foz do Arelho e Praia do Bom Sucesso, que descrevemos abaixo.


Praias de Óbidos

Existem várias praias perto de Óbidos, uma vez que a cidade fica apenas a 30 minutos de carro da costa. Estas praias fazem parte da Costa de Prata de Portugal, uma bela costa famosa pelas suas águas límpidas que se estende de Lisboa à Figueira da Foz. 

Enquanto a maioria das praias da Costa de Prata enfrentam o oceano, em Óbidos também tem uma lagoa. No lado norte encontra-se a Praia Foz do Arelho, uma bela praia com areias douradas e alguns restaurantes à beira-mar. A sul, fica a Praia do Bom Sucesso, um trecho tranquilo rodeado por um headland rochoso que oferece vistas deslumbrantes e caminhos pedestres. Ambas as praias enfrentam a lagoa e o mar, para que possa nadar em ambas as extremidades.

Um pouco mais ao sul, há a Praia de Rei Cortiço, um longo trecho arenoso forrado com dunas e falésias brancas.



Mapa das atrações perto de Óbidos




Compras Óbidos

A Rua Direita é a principal rua comercial de Óbidos, mas há muitas mais lojas escondidas entre as ruas laterais. Olaria São Pedro, por exemplo, tem uma grande seleção de cerâmica e a Mercearia de Ideias vende uma mistura de decoração caseira e lembranças de comida. Quando visita, não pode perder as peculiares livrarias de Óbidos, como a Livraria de Santiago e o Mercado Biológico, onde encontrará livros entre garrafas de vinho e produtos orgânicos.


Eventos em Óbidos

Óbidos acolhe vários eventos ao longo do ano, mas os mais famosos são o Festival do Chocolate, o Mercado Medieval, a Semana Internacional do Piano e as celebrações de Natal.

O festival chocolate decorre entre abril e maio. Há um tema diferente todos os anos que inspira a decoração do festival, incluindo a exposição de esculturas de chocolate. Além de degustar chocolate, os visitantes podem desfrutar de várias atividades, como sessões de culinária ao vivo e workshops. Há também uma área para crianças onde podem aprender a fazer chocolate.

Alguns meses depois, entre julho e agosto, Óbidos transforma-se numa aldeia medieval. As bancas tomam conta dos terrenos do castelo vendendo comida medieval e artesanato, enquanto malabaristas e manipuladores de fogo mostram as suas habilidades à sua frente. Durante o evento, há também torneios, performances musicais e até reconstituições históricas, por isso vai sentir que está de volta à Idade Média.  

Na mesma altura, Óbidos dá as boas-vindas à Semana Internacional do Piano, um evento de 10 dias que conta com vários concertos e masterclasses.

Finalmente, entre novembro e janeiro, a cidade organiza Vila Natal, um evento temático de Natal repleto de opções de entretenimento para crianças. A melhor parte de visitar durante esta temporada é ver as paredes do castelo iluminando-se à noite.


Onde comer em Óbidos

Há vários lugares para comer em Óbidos. Ao pequeno-almoço ou a um lanche leve, sugerimos dirigir-se à Capinha d'Óbidos, uma pequena padaria que serve pão de chouriço caseiro e deliciosos bolos. Para uma refeição completa,

A Nova Casa de Ramiro e O Caldeirão são ambas ótimas opções.  Situada dentro das muralhas da cidade, a Nova Casa de Ramiro é famosa pelos seus pratos de bacalhau e marisco. Um pouco mais longe, perto do Santuário Jesus da Pedra, encontrará O Caldeirão que oferece uma ampla gama de bifes e uma boa seleção de vinhos.


 Onde ficar em Óbidos

Enquanto pode explorar Óbidos em um dia, vale a pena passar a noite e experimentar um ambiente diferente, com menos multidões e restaurantes tranquilos. Se decidir ficar, sugerimos reservar um quarto no The Literary Man ou Hotel Real d'Óbidos. 

 O Homem Literário é um paraíso para os amantes do livro. Há livros em todos os cantos do hotel, desde as paredes do restaurante até os armários de cabeceira. Situado num antigo convento, este hotel de 4 estrelas manteve o seu interior rústico, mas acrescentou alguns detalhes de madeira que fazem o hotel sentir-se quente e moderno. Existem 30 quartos disponíveis, um restaurante e um bar que serve gins e coquetéis de inspiração literária.

Alojado num edifício do século XIV, o Hotel Real d'Óbidos oferece 18 quartos, pequeno-almoço com bolos caseiros e uma piscina de água salgada com vista para as muralhas do castelo. Os hóspedes podem aquecer junto à lareira no inverno ou desfrutar do terraço ao ar livre no verão.

Um pouco mais longe do centro está o Praia D'El Rey Marriott Golf & Beach Resort. Fica a 30 minutos de carro de Óbidos, mas é uma boa opção se quiser explorar as praias próximas. Este resort de 5 estrelas dispõe de um campo de golfe, um spa, duas piscinas e vários restaurantes com foco na cozinha mediterrânica e frutos do mar.


Como ir de Lisboa a Óbidos

Há três maneiras de ir de Lisboa a Óbidos:

  • De autocarro - Pode apanhar um autocarro de Campo Grande (linha de metro verde) em Lisboa diretamente para Óbidos. A viagem demora cerca de 1 hora e custa, em média, 8€ por pessoa. Pode encontrar os horários dos autocarros aqui.
  • De comboio - Há uma ligação ferroviária entre Lisboa e Óbidos, mas a viagem demora um pouco mais, por volta das 2h30 às 3horas. Além disso, terá que caminhar da estação de comboios para a cidade, que é mais 10 minutos. Os bilhetes custam cerca de 9€-10€ e pode encontrar os horários dos comboios aqui.
  • De carro - Pode dirigir de Lisboa a Óbidos seguindo a A1 ou A8. A viagem demora cerca de 1 hora. É uma boa opção se quiser explorar outras cidades próximas como Peniche ou Nazaré.

Voltar à página inicial