Coisas para fazer em Ronda, Espanha

Situada na província de Málaga, Ronda deixa os visitantes sem fôlego com o seu cenário impressionante. A cidade fica na extremidade de uma ravina profunda entre montanhas e vales de rios e está entre os lugares mais visitados da Andaluzia.

A característica mais marcante de Ronda é a Puente Nuevo, uma ponte do século XVIII que fica acima do desfiladeiro do Tejo e separa a cidade velha da nova. Outra grande atração é a Plaza de Toros, uma das praças de touros mais antigas de Espanha. O panorama de touradas da cidade atraiu artistas como Ernest Hemingway e Orson Welles, cujas cinzas estão enterradas aqui.

No centro histórico encontrará vestígios da ocupação mourisca da cidade, com locais como os banhos árabes e o Palácio de Mondragon. Além do seu património histórico, Ronda é também uma cidade vinícola, com mais de 20 adegas espalhadas pela região.

Se está à procura do que fazer em Ronda, este roteiro inclui os melhores pontos turísticos da cidade, bem como lugares para comer e festas locais que não deve perder.



Manhã: Alameda Del Tajo

Encontrará a maioria das atrações de Ronda na zona histórica (La Ciudad), mas vale a pena dedicar algum tempo para explorar a parte nova da cidade (El Mercadillo) também. Comece com uma visita à Alameda del Tajo, um parque público fundado no século XIX. Caminhe pelas calçadas arborizadas e faça o seu caminho lentamente até ao miradouro na beira de um penhasco. Não pode deixar de parar aqui e admirar as vistas magníficas do desfiladeiro do Tejo abaixo. É um dos muitos miradouros que encontrará no seu tour pela cidade.



Plaza De Toros

A poucos passos do parque fica a Plaza de Toros, a praça de touros da cidade. Concluída em 1785, é uma das praças de touros mais antigas de Espanha. Foi projetada por José Martín de Aldehuela, o mesmo arquiteto que criou o famoso Puente Nuevo. Ronda é considerada o berço da tourada moderna. No século XVIII, o matador local Francisco Romero introduziu novas regras no desporto que permanecem até hoje, incluindo o uso da icónica capa vermelha. Atualmente a arena fica mais movimentada em setembro, durante a feira anual da cidade. No resto do ano, os visitantes podem participar de uma visita guiada ao espaço ou aceder ao museu para aprender mais sobre esta tradição andaluza.



Paseo Ernest Hemingway

Da Plaza de Toros, continue a caminhar até chegar ao Paseo de Ernest Hemingway. Este passeio deve o seu nome ao autor americano Hemingway, que passou algum tempo em Ronda. Ele era um fã de touradas, o que o inspirou a escrever livros como The Sun Also Rises e The Dangerous Summer. O paseo corre ao longo do desfiladeiro do Tejo, oferecendo vistas incríveis das montanhas circundantes.



Puente Nuevo

Separando a parte nova da cidade da velha, encontra-se o Puente Nuevo, o marco mais famoso da cidade. A ponte fica sobre um desfiladeiro de 120 metros moldado pelo rio Guadalevín e existe desde 1793. Há mais duas pontes em Ronda, mas esta é a mais nova, daí o nome Nuevo. Para onde quer que olhe, há vistas espetaculares para capturar. Para ver a ponte do fundo do desfiladeiro, siga a Calle Tenorio até à Plaza de Maria Auxiliadora, onde encontrará uma escada para um miradouro. Se tiver tempo, pode continuar e descer a estrada até outro miradouro na Carretera de los Molinos. Na primavera, este trajeto está cheio de flores. Depois de tirar fotografias, volte para o centro da cidade.


 
La Casa Del Rey Moro

No centro histórico, a menos de cinco minutos da ponte, fica a Casa del Rey Moro. O palácio tem um nome enganador porque foi construído no século XVIII, muito depois da ocupação mourisca da cidade. Enquanto o edifício está fechado a visitantes, ainda é possível passear pelos jardins paisagísticos com vista para o desfiladeiro do Tejo. Uma escadaria íngreme vai dos jardins a La Mina, uma antiga mina de água ligada ao rio. Este último elemento é a única coisa que realmente remonta à época dos muçulmanos. Naquela época, La Mina era a única fonte de água da cidade e escravos eram acorrentados aos degraus para passar a água até a cidade.



Mapa do Tour de Ronda (Manhã)


Tarde: Puente Viejo e Puente Romano

Puente Nuevo pode ficar com toda a fama, mas existem duas outras pontes que vale a pena fotografar em Ronda: Puente Viejo e Puente Romano. O Puente Viejo remonta ao século XVI e, antes da construção do Puente Nuevo, era a única ligação entre a cidade nova e a velha. Hoje está aberto apenas a pedestres. Depois, existe Puente Romano.


Apesar do nome, esta não é uma ponte romana. Foi construída por volta do século XVII, mas há evidências de uma ponte mais antiga que poderia ter sido da época romana. Leva ao bairro de San Miguel, por isso também é conhecida como Puente San Miguel. Ambas as pontes cruzam o rio Guadalevín e oferecem vistas esplêndidas sobre o desfiladeiro.



Baños Árabes

Depois de ver as pontes, continue o seu tour de Ronda no Barrio de San Miguel, o antigo bairro árabe. Aqui descobrirá os Baños Arabes, um dos Hamams (banhos árabes) mais bem preservados de Espanha. Estabelecido por volta do século XIII, inclui três salas antes divididas por temperatura: quente, morno e frio. Na época, a água vinha de riachos próximos. Nos telhados existem aberturas em forma de estrela, uma característica comum na arquitetura árabe.



Palacio De Mondragón

A próxima paragem é o Palácio Mondragón. Datado do século XIV, foi a casa do Rei Abbel Malik. Mais tarde, serviu de residência à Rainha Isabel e Fernando. Como resultado, o palácio apresenta uma mistura de estilos arquitetónicos que combinam elementos mouriscos, renascentistas e góticos. Passeie pelos jardins e depois visite o museu municipal que hoje ocupa o palácio. Aqui pode aprender mais sobre os antecedentes da cidade desde a pré-história até à era romana.



Plaza Duquesa De Parcent

Perto do palácio fica a Plaza Duquesa de Parcent. Esta praça pitoresca no centro histórico fica entre edifícios históricos como a Iglesia de Santa María Mayor. A igreja foi construída no local de uma antiga mesquita e destaca-se pela impressionante torre sineira. Demorou mais de 200 anos a ser concluída, por isso combina os estilos renascentista, gótico e barroco. Em redor da praça também há alguns cafés onde pode saborear uma bebida.



Puerta de Almocábar e Muralhas Árabes

Da praça, desça até à Puerta de Almocábar onde terminará o dia. Na época dos mouros, Ronda tinha uma série de portões e muros que rodeavam toda a cidade e ajudavam a protegê-la contra invasores. A Puerta de Almocábar era a maior, e deve o seu nome ao cemitério (al-maqabir) que existiu aqui. Se quiser, pode subir os degraus até às muralhas nas proximidades de Murallas del Carmen.



Degustação de Vinhos em Ronda

Os apreciadores de vinho vão adorar passear pelas adegas de Ronda. A vila faz parte da Rota dos Vinhos da Andaluzia, onde existem dezenas de bodegas para descobrir. A sua localização no topo da colina, aliada ao clima quente, proporcionam as condições ideais para o cultivo de uva. Depois de visitar as principais atrações, pode passar um dia a visitar as adegas locais. A maioria oferece passeios pelas instalações, bem como degustações com combinações de comida ou workshops de vinificação. Algumas das melhores adegas de Ronda incluem a Bodega Joaquin Fernandez, Descalzos Viejos Bodegas e Chinchilla Bodegas.



Mapa do Tour de Ronda (Tarde)


Outras coisas para ver em Ronda, Espanha:

  • Jardines De Cuenca: Perto do Puente Nuevo, estes jardins oferecem vistas esplêndidas das pontes da cidade e do desfiladeiro do Tejo. É especialmente bonito durante a primavera, com as rosas em flor e ao pôr do sol. Os jardins têm o nome de Cuenca, cidade irmã de Ronda em Espanha.

  • Casa Dom Bosco: Este palácio modernista pertencia à família Granada e mais tarde tornou-se uma casa de repouso para padres. O pátio tem um design de estilo árabe com belos bancos de cerâmica e oferece excelentes vistas sobre as montanhas circundantes. Também pode dar uma olhadela lá dentro e admirar as tapeçarias do século XIX em exibição.

  • Acinipo: No meio do campo, a 20 quilómetros de Ronda, fica a antiga cidade de Acinipo. Fundada pelos Romanos, data do século I DC. O nome significa "cidade do vinho", pois era uma das cidades que exportava vinho para Roma naquela época. Hoje os visitantes podem ver as ruínas das casas da cidade, os banhos termais e um teatro romano bem preservado.

  • Cueva del Gato: Na orla da Sierra de Grazalema encontrará a Cueva del Gato. Esta caverna natural apresenta uma série de piscinas fluviais perfeitas para se refrescar no verão. Do centro de Ronda, levará cerca de 20 minutos para chegar até aqui de carro.

  • Sierra de las Nieves: Outro parque natural que merece uma visita é a Sierra de las Nieves. O parque tem mais de 18 000 hectares e o seu pico mais alto é La Torrecilla, com 1909 metros. Existem pequenas aldeias espalhadas pelas montanhas que vale a pena explorar, como El Burgo, Casarabonela e Ojén. É também o local ideal para caminhadas, com vários trilhos ao longo do rio. No inverno fica coberto de neve, daí o nome "de las Nieves".

  • Ascari: Os amantes de adrenalina irão desfrutar deste circuito de corrida localizado a 13 km a norte de Ronda. Uma experiência de meio dia inclui cinco voltas e um dia inteiro oferece dez voltas.

  • Zahara de la Sierra: A meio caminho entre Ronda e Sevilha, entre as montanhas de Grazalema, fica a localidade de Zahara de la Sierra. O castelo acima da colina tem vista para um lago e para as casas caiadas de branco da cidade. A partir daqui há um trilho de caminhada até à Garganta Verde, uma ravina impressionante perto do rio Bocaleones com mais de 100 metros de profundidade. No fundo do desfiladeiro encontrará uma pequena caverna conhecida como Cueva de la Ermita. Os visitantes precisam de uma licença para chegar à Garganta Verde, disponível gratuitamente no centro de visitantes El Bosque. A área é fechada no verão para evitar incêndios florestais.


  • Setenil de las Bodegas: Esta pequena cidade a 20 minutos de Ronda é famosa pelas suas peculiares casas-caverna construídas em penhascos rochosos. O castelo na colina é uma antiga fortaleza árabe e a sua torre oferece vistas espetaculares da cidade e do campo da região.



Principais coisas para fazer em Ronda com crianças

Ronda pode ser uma cidade pequena, mas está cheia de atividades para a família. Andar pelas pontes e ver as vistas do desfiladeiro do Tejo é talvez a atividade mais emocionante para crianças e adultos. Também pode visitar museus como o Museo Lara, que alberga uma coleção eclética de relógios, armas e itens de feitiçaria.


Se precisar de uma pausa durante o dia, existem vários parques onde se pode sentar e relaxar, como os Jardines de Cuenca e a Alameda del Tajo.

Nos arredores da cidade fica o Reservatauro Ronda, uma quinta de criação onde as crianças podem ver touros e cavalos andaluzes.



Onde comer em Ronda, Espanha

Como a maioria das cidades da Andaluzia, Ronda está repleta de restaurantes de tapas. Se planeia comer na cidade, não deixe de provar algumas das iguarias locais como o chouriço Rondeño. Esta salsicha picante é temperada com paprica e geralmente servida com pão e batatas fritas, mas há muitos mais petiscos que valem a pena experimentar. Abaixo estão alguns dos melhores restaurantes em Ronda:

  • Santa Maria: Encontrará este restaurante aconchegante perto da Plaza Duquesa de Parcent. Serve uma variedade de tapas e cocktails de inspiração mediterrânea. Os hambúrgueres e os camarões com alho são alguns dos destaques.
  • Restaurante Bardal: Presenteie-se com uma refeição com estrela Michelin no Bardal. O Chef Benito Gómez está por detrás deste restaurante contemporâneo localizado perto da Plaza de Toros. Aqui pode escolher entre dois menus de degustação com 15 a 19 pratos. Certifique-se de reservar com antecedência antes de ir.
  • Tienda Trinidad: Dentro desta grande loja, há uma variedade de presuntos, mel e queijos deliciosos. Pode parar aqui para um corte de presunto fresco combinado com alguns vinhos locais.
  • Tropicana: localizada nos arredores da nova cidade de Ronda, Tropicana é famosa pelas suas carnes orgânicas certificadas. O menu inclui uma variedade de tapas com foco em carnes grelhadas e hambúrgueres gourmet.
  • Casa María: saia da zona histórica, para além da Puerta de Almocábar, e encontrará este restaurante familiar. Oferece um menu fixo, logo tudo o que precisa de fazer é sentar-se e esperar que a comida chegue. Os pratos geralmente incluem uma mistura de carne e marisco.
  • El Lechuguita: Este bar local é um dos restaurantes mais populares de Ronda. Apesar do seu tamanho pequeno, está sempre cheio graças à sua seleção de tapas baratas. Cada tapa custa cerca de 1€, pelo que pode pedir de tudo um pouco.


Melhores Hotéis em Ronda, Espanha

Se estiver a planear passar a noite na cidade, aqui estão alguns dos melhores hotéis em Ronda:

  • Hotel Catalonia Ronda (4 estrelas): Situado em frente à Plaza de Toros, este hotel destaca-se pela sua fachada amarela clara. A maioria dos quartos possui varanda com vista para a praça de touros. No verão pode relaxar no terraço do último piso, que inclui uma piscina infinita. Outras instalações disponíveis incluem um bar, um restaurante, um ginásio e um spa.


  • Soho Boutique Palacio San Gabriel (4 estrelas): Instalado num edifício do século XVIII, o Palacio San Gabriel é ideal para quem deseja ficar perto das principais atrações de Ronda. Além dos seus 23 quartos, possui uma biblioteca e um acolhedor pátio andaluz.

  • Aire de Ronda (4 estrelas): A apenas dois minutos do Puente Viejo encontrará o Aire de Ronda. O hotel é apenas para adultos, por isso é ideal para férias de casais ou amigos. Os quartos têm decoração moderna e a maioria oferece varanda privativa. Há também um restaurante, um bar e um jardim para relaxar no final do dia.

  • Hotel La Fuente de la Higuera (4 estrelas): Este hotel ocupa um antigo lagar de azeite, localizado 12 km a norte de Ronda. Aqui os hóspedes podem desfrutar das magníficas vistas para o campo enquanto dão um mergulho na piscina exterior ou passeiam pelos jardins do hotel. Todos os quartos incluem terraços ou áreas de jardim com espreguiçadeiras.


Melhor época para visitar Ronda

A melhor época para visitar Ronda é por volta da primavera ou outono. Em março e abril, o clima é bastante quente e a cidade está repleta de árvores floridas. Outubro e novembro são meses mais calmos e, nessa altura, as temperaturas começam a esfriar. Também pode programar a sua viagem em torno de uma das festividades locais como a Ronda Romantica em maio ou a Feria de Pedro Romero em setembro. Ambos os eventos atraem grandes multidões, por isso é melhor reservar acomodação com antecedência. O mesmo se aplica aos meses de verão, que são a época alta.



Festivais de Ronda

  • Semana Santa: à semelhança de outras cidades da Andaluzia, Ronda também celebra a Semana Santa com uma série de procissões. Começam à tarde e duram até à noite, com as pessoas a desfilar pela zona histórica. A Quinta-Feira Santa e a Sexta-feira Santa são os melhores dias para acompanhar as procissões.


  • Ronda Romantica: Em maio, Ronda dá as boas-vindas à Real Feria de Maio, também conhecida como Ronda Romantica. Durante esta festa, a cidade inteira regressa ao século XIX. As pessoas vestem-se com trajes de época e os cavalos desfilam nas ruas. Ao longo do dia há uma série de atividades, incluindo reconstituições históricas, concursos de gastronomia e dança flamenca.

  • Pedro Romero: Um dos festivais mais populares em Ronda é a Feria de Pedro Romero, que ocorre em setembro. Todos os anos as pessoas reúnem-se para festejar Pedro Romero, um conhecido toureiro do século XVIII. O evento começa com um desfile de senhoras goyaescas vestidas com trajes regionais e continua com concertos e apresentações teatrais durante todo o dia. Outro destaque é a tourada Goyesca realizada na Plaza de Toros.


Como Chegar a Ronda, Espanha

  • De Sevilha a Ronda: A maneira mais fácil de ir de Sevilha a Ronda é alugar um carro, o que lhe permitirá explorar para além do centro da cidade. A viagem dura cerca de 1h45. Também há ligações de autocarro que partem da estação Prado de San Sebastian em Sevilha. Os bilhetes custam em média 20€ e a viagem dura cerca de 2 horas.
  • De Málaga a Ronda: De Málaga, existem várias maneiras de chegar a Ronda. Pode conduzir até lá, o que leva cerca de 1h45 ou usar transportes públicos. Há um comboio direto de Málaga para Ronda que parte todas as manhãs e regressa à tarde, o que o torna ideal para uma viagem de um dia. Se estes horários não funcionarem para si, existe a opção de trocar de comboio na estação Antequera-Santa Ana. Outra forma de chegar a Ronda é apanhar o autocarro. A viagem é um pouco mais longa, mas não precisa de se preocupar com a mudança e os bilhetes são mais baratos que os do comboio.
  • De Granada a Ronda: Existem duas maneiras de ir de Granada a Ronda. Pode conduzir até lá ou apanhar o comboio. A viagem de carro dura cerca de 2h10. Pode explorar mais a região de carro, mas precisa de ser confiante a conduzir, pois não é um trajeto fácil. A viagem de comboio demora um pouco mais tempo, dependendo se tem de mudar de comboio ou não. O comboio mais rápido demora cerca de 3 horas e os bilhetes custam em média 25€.

Voltar para a Viagem de Carro a Andaluzia