O que fazer em Évora 

Évora vive e respira história, sendo este um local lar de monumentos neolíticos e do único templo romano em Portugal. A cidade foi fundada pelos Romanos, fortificada pelos Mouros e tornou-se a residência dos reis Portugueses no Século XV. 

Hoje, Évora é um museu ao ar livre, rodeado de monumentos históricos e uma dezena de igrejas. A catedral de Évora tem vistas incríveis sobre a cidade, enquanto a Igreja de São Francisco impressiona os visitantes com a sua capela de ossos reais, que se torna uma vista bastante assustadora.

A maioria das atrações estão localizadas dentro do centro histórico, este considerado Património Mundial da UNESCO desde 1986. É possível conseguir ver os principais pontos turísticos num só dia. No entanto, convidámo-lo a passear alguns dias extra e explorar o resto da região alentejana.  

Abaixo, criámos um itinerário completo dedicado à cidade de Évora, onde estão incluídas as principais atrações e outras atividades que não deve perder.


O que fazer em Évora - Pela Manhã

Comece a manhã em Évora com um passeio pelas principais atrações da cidade. Embora haja muitas igrejas ao redor da cidade aconselhamos a não perder uma visita à Igreja de São Francisco e sua Capela dos Ossos.

Em seguida, faça o seu caminho para o centro histórico, onde encontrará o templo romano de Évora. A partir daí, poderá explorar outras atrações próximas, como o Jardim Diana ou a Universidade de Évora, considerada uma das universidades mais antigas em Portugal.

Já que está na capital do Alentejo, não se esqueça de experimentar a gastronomia local para almoçar num dos restaurantes mais típicos da cidade.

Aqui está uma lista de atividades para fazer em Évora na sua caminhada matinal.


Visite a Capela dos Ossos

A primeira coisa que visitei quando cheguei a Évora foi a Capela dos Ossos. Situada dentro da Igreja de São Francisco, esta capela tem paredes inteiras forradas com ossos humanos e crânios. Estes restos mortais pertenciam a monges franciscanos e foram recuperados de criptas e cemitérios próximos no século XVI. 


Antes de entrar na capela, verá uma inscrição a dizer "Nós que aqui estamos, pelo nós esperamos" que se traduz como "Nós ossos, que estão aqui, aguardamos o seu". Esta frase está aqui para nos lembrar da natureza transitória da vida.


Quando entrei, fiquei espantado com o número de ossos expostos. Mesmo sem contar, percebi que havia pelo menos mil corpos nesta sala, todas compactadas de forma única e inesperada. Estes ossos não estão somente empilhados uns dos outros, eles formam cuidadosamente inseridos e empilhados criando padrões como pode observar e admirar nos pilares. 


Não há muita luz na sala, como pode verificar através das imagens, o que acaba por contribuir para uma ambiência muito peculiar e quase de mistério.



Suba à Catedral de Évora  

Enquanto caminhava em direção ao centro histórico, era difícil perder a Catedral de Évora e as suas torres cónicas de vista. A catedral é de grande dimensão, tornando-se quase como uma fortaleza à distância.

Embora datada do século XIII, foram precisas diversas fases para o terminar, onde só neste edifício, consegue denotar uma diversidade de estilos arquitetónicos, desde o Românico ao Gótico.


Todo o edifício está aberto a visitantes, onde é possível visitar as capelas barrocas e os claustros góticos. A melhor parte, na minha opinião devera ser a recomendação para visitar o terraço, cuja vista é inacreditável, cobrindo por completo a cidade de Évora em esplendor. 

Se tiver tempo, recomendo que visite o local onde todas as peças religiosas, bastante raras feitas de ouro e prata.



Capturar o Templo Romano de Évora

Há ruínas romanas espalhadas por Évora, mas o Templo Romano é a atração mais famosa da cidade. 

Construída em torno do século I a.C., é uma das estruturas romanas mais bem preservadas de toda Península Ibérica. Alguns dizem que o templo foi dedicado à deusa Diana, no entanto, ainda não há provas desse facto. 

Parece estranho, mas o templo nem sempre foi tão proeminente como é hoje. Durante séculos, encontrava-se escondido dentro de uma fortaleza, e só após a sua restauração na década de 1870 é que foi conhecida e partilhada mantendo a sua forma e estrutura, até hoje, exemplar. Agora, considero quase impossível sair de Évora, sem capturar este monumento histórico e de esplendor.



Visite o Centro Histórico

Depois de ver o templo romano, fui passear pelo centro histórico. Primeiro, dei um passeio pelo Jardim Diana, um jardim localizado mesmo ao lado do templo. O jardim, sendo este um lugar extenso e verde, está equipado com bancos e um quiosque onde desfrutar de um café. 


Em seguida, visitei o Palácio do Cadaval, uma das muitas casas nobres espalhadas por Évora. O palácio tem sido a casa dos Duques do Cadaval desde o século XIV. Apesar de ser uma residência privada, existem alguns quartos abertos ao público, apresentando itens raros como porcelana e móveis antigos. O ponto alto da minha visita, foi sem dúvida, a visita à capela privada. Dentro desta capela, encontrei paredes cobertas, desde o topo até ao fim, repletas de azulejos portugueses inteiramente deslumbrantes.


Depois desta visita, visitei a Universidade de Évora. Datado do século XVI, é uma das universidades mais antigas de Portugal, após a de Coimbra. O edifício mais notável da universidade é o Colégio do Espírito Santo, com a sua bela fachada e claustros que lhe encaminharam para um pátio muito tranquilo. Se tiver oportunidade, não se esqueça de visitar a biblioteca da universidade e de admirar o belíssimo teto com uma decoração que merece o seu apreço.



Mapa para este tour em Évora, Portugal


O que fazer em Évora - Tarde

Agora que assinalou as principais atrações em Évora, pode desfrutar de outras atividades nas proximidades.

Portugal é um dos maiores exportadores de cortiça, e uma das suas florestas de carvalho está a poucos quilómetros de Évora. Muitas lojas de souvenirs da cidade vendem uma variedade de artigos de cortiça, mas se quiser saber mais acerca da fonte, sugerimos um passeio pela fábrica de cortiça de Évora.

Depois disso, por que não fazer uma viagem até às adegas? Afinal, você está no Alentejo, uma das melhores regiões vitivinícolas do país.


Junte-se a um tour de fábrica de Cortiça

Eu sabia que Portugal era um dos principais produtores de cortiça, por isso estava curioso para conhecer uma fábrica de cortiça. Felizmente encontrei o Cortiçarte e a equipa de Fugas Ibéricas que me facultou uma visita guiada. 

Durante o passeio, aprendi sobre os diferentes níveis de qualidade da cortiça e o processo de colheita. São necessárias, cerca de três colheitas para produzir uma única rolha de qualidade. Se, se for preferencial a utilização de cortiça de alta qualidade, este poderá demorar até 50 anos a ser feita! 

Os sobreiros são sagrados e muito valorizados neste país. Caso tenhas uma, necessitas de uma autorização para a derrubar, dado que em caso contrário, poderá ser submetido a uma multa.

Enquanto as rolhas de vinho são o produto prioritário, fiquei surpreso ao ver a quantidade de produtos que possam ser realizadas somente em cortiça, desde móveis a roupa.


Visite as Adegas de Évora

Há duas adegas perto de Évora: Adega Cartuxa e Dona Dorinda. Ambas oferecem passeios de degustação de vinhos.

Decidi escolher visitar a Adega Cartuxa, que fazia uma visita às 15h. O passeio demorou cerca de 90 minutos e incluiu uma visita às caves da Quinta de Valbom e uma sessão de degustação de vinhos.

Além do vinho, cartuxa também produz azeite. As oliveiras, ocupam uma área de cerca de 400 hectares e incluem várias variedades de azeitonas como Galega e Cordovil. No final do passeio, também oferecem uma sessão de degustação do azeite fornecido e produzido por eles. 

Se gosta de vinho ou azeite, pode perfeitamente comprar os produtos deles na Adega e Quinta.



Explore o circuito megalítico

Muito antes dos romanos chegarem, Évora era um sítio neolítico. Os restos deste período ainda são visíveis hoje num circuito nos arredores da cidade.

Há dois monumentos que vale a pena capturar nesta região: o Almendres Cromlech e o Grande Dólmen do Zambujeiro. A primeira é uma coleção de 95 pedras de pé, e é um dos maiores assentamentos da Europa. Se observar, pode verificar algumas esculturas geométricas.


Mais a sul, fica o Dólmen do Zambujeiro, uma câmara funerária feita somente com pedras de granito. A maioria dos artefactos encontrados aqui estão agora em exposição no Museu de Évora. 



Desfrute do pôr-do-sol no Alto de São Bento

A caminho do centro da cidade, parei no Alto de São Bento para apanhar o pôr-do-sol. Este local isolado oferece vistas incríveis de Évora e do campo. De pé aqui, você pode ver os campos de cortiça e oliveiras, e até mesmo ver as torres da catedral à distância.



Doçaria tradicional de Évora

Depois de um dia agitado a explorar os principais pontos turísticos de Évora, chegou a altura de sentar e relaxar. Acabei na Pastelaria Conventual Pão de Rala que vende uma variedade de delícias de pastelaria local. Com tantos doces em oferta, foi difícil escolher apenas um, mas no final, fui para o Pão de Rala.  É um doce típico de Évora feito com amêndoas, ovos, açúcar e gila (compota de abóbora)



Mapa para este tour em Évora, Portugal




Melhores Restaurantes de Évora

Alguns dos nossos restaurantes favoritos em Évora são a Taberna Típica Quarta-Feira e o Combinado. Ambos oferecem deliciosas refeições inspiradas na gastronomia alentejana. 

Na Taberna Típica Quarta-Feira, o chef decide o que cozinhar todos os dias, de forma a ser surpresa o que o será servido. A única coisa a fazer, é desfrutar de uma bebida e esperar pela refeição. Geralmente inclui aperitivos, um prato principal e uma sobremesa. Certifique-se de reservar uma mesa com antecedência e traga dinheiro consigo. 

O Combinado é também um grande restaurante tradicional em Évora. Há uma variedade de pratos no menu, incluindo carne e peixe. Normalmente está cheio, por isso é melhor fazer uma reserva. 

Não se esqueça de emparelhar a sua refeição com um copo de vinho alentejano.



Compras em Évora

Há muitas coisas que vale a pena comprar em Évora, incluindo artigos de cortiça, cerâmica pintada à mão e tapeçarias tradicionais. 

A Rua 5 de outubro é a principal rua comercial de Évora. Forrado com lojas tradicionais, é o lugar perfeito para obter uma lembrança local. Sugerimos visitar a loja O Cesto ou Gente da Minha Terra. 

Para souvenirs de comida, dirija-se À da Maria, uma pequena mercearia especializada em produtos regionais. É também um café, para que você possa pegar um copo de vinho dentro, enquanto você decide o que comprar.


Onde ficar em Évora

Enquanto você pode fazer uma viagem de um dia de Lisboa a Évora, compensa passar a noite e desfrutar de tudo o que esta cidade tem para oferecer. Além disso, é um ótimo lugar para ficar se quiser explorar o resto da região alentejana. 

Com isso em mente, sugerimos ficar num destes dois hotéis - Albergaria do Calvário ou Convento do Espinheiro. 

Albergaria do Calvário é um hotel familiar localizado num bairro tradicional tranquilo, muito próximo do centro da cidade. Oferecem 22 quartos de hóspedes e um delicioso café caseiro feito só com ingredientes locais. Se estiver de carro, há uma garagem gratuita onde não terá de se preocupar com despesas extra de estacionamento. 

O Convento do Espinheiro, por outro lado, é um lugar cheio de história. Muitos reis e rainhas passaram por este convento, que agora é um resort de luxo. Com 8 hectares de espaço exterior, o hotel oferece duas piscinas, um spa, um centro de fitness e um campo de ténis.


Como viajar de Lisboa a Évora

Há três maneiras de viajar de Lisboa a Évora:

  • De comboio - Pode apanhar um comboio de Lisboa a Évora a partir da estação de comboios Entrecampos ou da estação de comboios Sete Rios. A viagem demora cerca de 1h30 minutos e custa, uma média de 12,40€ em segunda classe e 16,50€ para primeira classe. Pode encontrar mais detalhes acerca dos horários dos comboios aqui. Existem descontos especiais se comprar o seu bilhete com antecedência.
  • De autocarro – Pode viajar de Lisboa para Évora a partir da estação de autocarros, em Sete Rios. A viagem demora um bocadinho mais do que o comboio, com uma duração de cerca de 1h45 minutos. As paragens de autocarro custam cerca de 12€. Verifique os horários do autocarro aqui antes de ir.
  • De carro - Há uma autoestrada direta que liga Lisboa a Évora, por isso é fácil conduzir de uma cidade para outra. A viagem de carro demora cerca de 1h30 minutos, dependendo do transito. Se tiver de carro, poderá explorar muito mais em Évora, incluindo a fábrica de cortiça e as vinhas do Alentejo. Se não tiver carro, pode sempre reservar um passeio de dia inteiro a partir de Lisboa possivelmente com um guia.


Quanto tempo passar em Évora

Você deve passar pelo menos um dia em Évora para ver as principais atrações como a Catedral, o Templo Romano, e a Universidade. Um dia extra permitirá visitar todos os museus e outras atrações próximas, como o circuito Megalítico ou alto de São Bento. Também é possível combinar estes dois últimos no seu primeiro dia, se tiver um carro consigo.

Pode até ser recomendado passar três noites em Évora. Desta forma, você terá muito tempo para explorar a cidade e fazer algumas viagens, dedicando um dia ao campo ou visitar pequenas cidades como Estremoz ou Monsaraz. Não precisa mudar de hotel, pode ficar em Évora e voltar somente à noite. No entanto, como referido anteriormente, recomendamos alugar um carro se quiser explorar a restante região do Alentejo.

Também, enquanto estiver à descoberta da cidade, recomendamos que não se esqueça de provar a gastronomia local e visitar as vinhas, que merecem a sua atenção e visita.


Excursões de dia de Évora

Se aprecia viagens curtas só de um dia, recomendamos visitar algumas das cidades fortificadas nas proximidades, como Elvas, Arraiolos ou Estremoz. 

Situado perto da fronteira espanhola, no leste do Alentejo, encontrará Elvas. Em meados do século XVII, esta cidade estava na linha de defesa entre Espanha e Portugal que queria a sua independência de volta. Elvas é famosa pelas suas paredes fortificadas em forma de estrela. Infelizmente, só se pode ver a escala deste design de cima através de fotografias aéreas. Ainda assim, recomendamos que vale a pena passear pelas ruas estreitas e tradicionais, e visitar monumentos como o Castelo de Elvas ou o Forte de Nossa Senhora da Graça. 

A norte de Évora, há Arraiolos. Nesta antiga cidade, apenas a custos 30 minutos de carro de Évora. Arraiolos, encontra-se situado numa colina no meio de casas brancas, onde o castelo de Arraiolos deslumbra como uma das principais atrações da cidade. Suba e terá uma vista privilegiada da paisagem alentejana. Os Tapetes de Arraiolos também são um elemento importante referencial ao património desta cidade. E, mesmo antes de partir, não se esqueça de visitar uma das lojas mais tradicionais da vila, onde verificará as belas cores destes tapetes coloridos ou até comprar um para si. 

Para uma rota panorâmica para Estremoz, recomendamos que utilize a estrada nacional N-18. Também conhecida como "Cidade Branca", esta cidade é famosa pelo seu belo mármore, que está devidamente destacado em inúmeros monumentos da cidade. Em destaque, incluímos o Castelo de Estremoz e a Capela da Rainha Santa.

Voltar à página inicial