Coisas para fazer em Corunha, Espanha

A Corunha é uma cidade cultural que ocupa uma parte significativa da costa galego no norte da Espanha. Além da animada cena de comida e pontos turísticos culturais, esta cidade é a escapadela perfeita para alguns dias sob o sol - graças às suas belas praias.

A cidade abriga o farol de trabalho mais antigo do mundo, a Torre de Hércules, que remonta à era romana. As atividades imperdíveis incluem passear no Paseo Marítimo, um passadiço de 13km e ciclovia que começa no porto e corre ao lado das praias.

Claro que não pode perder os deliciosos frutos do mar e a cerveja local, Estrella Galicia. Siga o nosso itinerário de dois dias abaixo para descobrir as melhores coisas para fazer em Corunha, incluindo onde comer e onde ficar.


Dia 1

Manhã: Avenida da Marina

A Corunha é conhecida como a Ciudad de Cristal graças a avenidas como esta. Ao passear pela Avenida de la Marina, é impossível não notar as suas impressionantes galerias de vidro construídas no século XIX. Desenhadas por Juan de Ciórraga, as galerias já foram o lar de pescadores locais. Como um edifício ver-through, permitiu-lhes estar sempre de frente para a marina. Pode encontrar outra destas galérias (varandas de vidro fechado) na Avenida Montoto.



Igrexa de Santiago

Da Avenida da Marina, dirija-se à Igrexa de Santiago, a igreja mais antiga da cidade de Corunha. Construído no século XII, durante o período românico, foi mais tarde remodelado com elementos góticos, e hoje pode admirar as figuras grotescas da fachada.



Xardín de San Carlos

A poucos passos da igreja está o Xardín de San Carlos. Localizado na cidade velha de Corunha, este jardim e as suas muralhas faziam parte de um castelo defensivo construído para proteger a cidade por volta do século XIV. O General Britânico Sir John Moore foi enterrado aqui, depois de ter sido morto na batalha de Elviña, em 1809.



Tarde: Castelo de São Formiga

Já que já está na cidade velha, considere ir para Castillo de San Antón. Este castelo do século XVI situa-se numa pequena ilha, ligada ao continente através de uma ponte. Hoje em dia, alberga o Museu Arqueológico e Histórico, onde se pode aprender um pouco mais sobre a história da cidade de Corunha.



Museo Militar

A próxima paragem é o Museo Militar. Este Museu Militar exibe uma variedade de peças relacionadas com o passado da cidade. Os elementos expostos variam entre os séculos XVII e XX e incluem uma coleção de armas, uniformes, munições, bandeiras, entre muito mais. O museu também acolhe um número justo de exposições temporárias, concertos e filmes militares.



Igrexa de Santo Domingo

A poucos minutos do Museu Militar, encontrará a Igrexa de Santo Domingo. O convento original de Santo Domingo foi localizado fora dos muros da cidade, mas foi destruído pelos britânicos em 1589. Foi apenas no século XVII que a igreja se mudou para a sua localização atual. Hoje, o edifício destaca-se pelo seu imponente design barroco. O interior, em comparação, é bastante modesto, com exceção do altar dourado e do órgão.



Cidade Velha

Passe o resto da tarde explorando a cidade velha da cidade. Também conhecida como Casco Antíguo, esta área está rodeada por importantes monumentos, restaurantes e cafés. É o lugar perfeito para parar para uma bebida ou para comer a deliciosa tarta de Santiago, um bolo de amêndoa tradicional. Não se esqueça de passar pela praça María Pita e dirigir-se à sua Casa Museo se quiser aprender um pouco mais sobre esta famosa heroína local.



Praias

Da cidade velha, siga a estrada em direção à praia. O trecho de areia de 1,4km da cidade inclui duas praias. A mais próxima do centro é Playa del Orzán e mais a oeste está a Playa de Riazor. Este último é também um destino popular para os surfistas.



Casa das Ciências (parque de Santa Margarita)

Termine o dia com um passeio pelo Parque Santa Margarita. Dentro deste grande parque urbano encontra-se a Casa de las Ciencias, um museu de ciênciainterativa. Ocupando um antigo palácio, oferece várias salas de exposição dedicadas à ciência, tecnologia e ao mundo natural. A cúpula do edifício é o lar de um planetário, onde pode aprender mais sobre os planetas e constelações.



Dia 1 - Mapa do Tour da Corunha


Dia 2

Manhã: Campo da Rata

Com vista para o oceano na costa nordeste da cidade está o Campo da Rata. Os visitantes dirigem-se aqui para ver as vistas, mas também para ver a coleção de menires colocadas aqui em 2003. Conhecido como "Menhires por la Paz" ou Menhirs for Peace, é um marco recente desenhado pelo escultor galego Manolo Paz. Cada um dos menires tem um pequeno buraco no meio, criando uma janela para o mar. A par destes, há outro monumento criado por Isaac Díaz Pardo que se assemelha a megalitos pré-históricos. É uma homenagem a todas as pessoas que sofreram durante a era da repressão de Franco. As manchas de tinta vermelha espalhadas pelas colunas de granito representam o sangue dos executados.



Torre de Hércules

A cerca de 15 minutos do Campo da Rata encontrará a Torre de Hércules, o farol de trabalho mais antigo do mundo. Construído pelos romanos por volta dos séculos I ou II, este importante marco tornou-se, desde então, um símbolo da cidade. Designado como Patrimônio Mundial da UNESCO, o farol oferece vistas espetaculares sobre a cidade, mas prepare-se para subir mais de 200 degraus para chegar ao topo.



Playa de las Lapas

Playa de las Lapas é a praia mais próxima da Torre de Hércules. É um lugar adorável para nadar e apanhar sol. A praia é rodeada por um amplo espaço verde e forrada por um passeio maravilhosamente iluminado.



Casa do Homem do Domus

Continue a caminhar ao longo do Paseo Marítimo até chegar ao Domus. Também conhecido como Casa del Hombre, este edifício alberga o Museu da Humanidade. É o primeiro museu interativo focado nos seres humanos e em toda a sua complexidade. Projetado por Arata Isozaki, um arquiteto japonês, aqui encontrará exposições relacionadas com o estudo de sentidos, o cérebro, o coração, demografia e a evolução da linguagem.



Tarde: Museu de Belas Artes

À tarde, dirija-se ao Museu de Bellas Artes. Este museu de belas-artes apresenta uma variedade de pinturas de artistas famosos como Picasso, Rubens, Sorolla e Tintoretto. Outros destaques incluem uma coleção de gravuras de Goya e uma exposição de cerâmica galega de Sargadelos do século XIX.



Igrexa de San Xurxo

O Igrexa de San Xurxo situa-se entre o mercado da cidade e a Praça de María Pita. Tem uma fachada barroca com duas torres gémeas e uma estátua de São Jorge acima da porta principal. A igreja é famosa por ser o local do primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Espanha, que ocorreu aqui em 1901 entre Elisa e Marcela.



Plaza del Humor

Perto da Igreja de San Xurxo está a peculiar Plaza del Humor. Como o nome sugere, este quadrado é famoso pelas suas caricaturas engraçadas. Aqui pode encontrar estátuas e desenhos de personalidades famosas, da Pantera Cor-de-Rosa a Cervantes.



Museu Casa Picasso

A próxima paragem é a Casa Museo Picasso. Foi aqui que Pablo Picasso viveu dos 9 aos 13 anos, entre 1891 e 1895. O apartamento mostra cópias de alguns dos quadros que Picasso fez enquanto vivia lá. Precisa tocar a campainha para entrar.



Miradouro Monte de San Pedro

Mirador Monte de San Pedro é um dos pontos de vista mais especiais da cidade. Deve chegar lá ao pôr-do-sol e saltar para o Ascensor Panorámico, um enorme elevador de vidro que vai levá-lo ao topo. Uma vez lá, pode jantar no Restaurante Mirador San Pedro. O local inclui um restaurante de refeições finas, um café, uma adega e uma sala de charutos.



Dia 2 - Mapa do Tour da Cidade de Corunha


Excursões de um dia a partir de uma Corunha

  • Betanzos: Betanzos costumava ser um próspero porto espanhol. Hoje, esta cidade é famosa pelos seus restaurantes animados e pelo centro medieval bem preservado.

  • Pontedeume: É acima do estuário eume que encontrará Pontedeume e sua pequena cidade velha. Como muitas cidades à beira-mar da região, esta também abriga casas galedas, praças, bares de tapas e restaurantes. Não deixe de visitar a estrada principal da cidade Rúa Real.


  • Rías Altas: Parte da costa norte da Galiza, esta é uma região especial rodeada por praias e imponentes falésias. A área não é tão povoada e não recebe muitos turistas, tornando-se um local perfeito para escapar às multidões. Rías Altas também é conhecida pelos seus deliciosos frutos do mar, por isso não se esqueça de experimentá-lo durante a sua visita.


  • Lugo: A cerca de uma hora de distância de Corunha é a cidade de Lugo. É o lar de algumas das mais bem preservadas muralhas romanas do mundo. Uma vez lá dentro, pode passear pelas muitas ruas e praças sem trânsito ou passar horas intermináveis nos bares de tapas locais.


  • Ferrol: Outrora um campo de batalha histórico, esta pequena cidade portuária atrai hoje visitantes com as suas praias e cena de surf. Vale a pena explorar o bairro madalena para detetar edifícios modernistas como o Teatro Jofre e subir até ao Castelo de San Felipe. Ferrol também acolhe uma das mais antigas celebrações da Semana Santa na Galiza. A partir daqui, pode seguir a rota Camino Inglés até Santiago de Compostela.


  • Monasterio de Monfero: Encontrará este mosteiro galego na cidade de Monfero. Datada da Alta Idade Média, foi renovada entre os séculos XVI e XVIII, ganhando as suas atuais características barrocas. A fachada destaca-se com os seus quatro pilares altos e paredes de azulejos axadidos.

  • Cascada del Ézaro: Dirija-se à aldeia de O Ézaro, e encontrará cascada del Ézaro, uma das mais belas quedas de água da Espanha. Rodeada por falésias rochosas, a água escorre diretamente do rio Xallas a 40 metros de altura. Pode desfrutar da vista do porto ou seguir o caminho que o leva à base da cascata para um olhar ainda mais atento.

  • Santiago de Compostela: Levará cerca de uma hora para chegar à capital da Galiza de carro. Também pode caminhar até Santiago de Compostela, seguindo milhares de peregrinos que se aventuram no Caminho de Santiago. Não perca uma visita à catedral da cidade e aos mosteiros próximos.


  • Cabo Finisterre: Na extremidade oeste da Galiza, com vista para o mar, está o Cabo Finisterre. Durante a era romana, as pessoas acreditavam que este era o fim do mundo conhecido, daí o nome Finisterre, que significa "fim da terra" em latim. Hoje esta é a linha de chegada para alguns peregrinos que decidem continuar a sua viagem através da cidade de Santiago. Outros vêm aqui para o pôr-do-sol ou para passar a noite em O Semaforo, um hotel situado dentro da antiga residência do farol.

  • Cabo Vilan: Situado perto da aldeia de Camariñas, o Cabo Vilan é um terreno rochoso que pertence à Costa da Morte. Com 125 metros de altura, o cabo e o seu farol marcam uma das secções mais perigosas desta faixa costeira usada para impedir que os marinheiros destruam os seus barcos. Há uma escada que leva a um convés superior, permitindo-lhe desfrutar das vistas deslumbrantes do Atlântico e das ondas batendo por baixo dos seus pés.

  • Cabo Ortegal: Outra capa que vale a pena visitar, Ortegal faz parte de uma península montanhosa localizada a algumas milhas ao norte de Cariño. Uma estrada ondulada leva-o ao farol com a sua impressionante torre vermelha e branca. Alguns dos melhores cracas da Galiza vêm daqui.

  • Falésias de Loiba: Parte do município de San Julián de Loiba, estas falésias surgem entre o porto de Espasante e o Cabo Estaca de Bares. Dirigindo ao longo da costa, pode admirar sua paisagem acidentada e as vistas para o mar. Em 2009, um homem local acrescentou um banco de madeira à beira de um penhasco, agora apelidado de "o melhor banco do mundo", atraindo milhares de visitantes. Sob as falésias, há também bancos de areia que emergem na maré alta e pequenas grutas conhecidas como fornos.

  • Praia de Las Catedrales / As Catedrais: Perto de Ribadeo, esta praia obtém o seu nome a partir das formações rochosas de estilo gótico criadas pela erosão do mar ao longo dos anos. Pode admirar as vistas do topo da falésia ou perder-se dentro das cavernas do mar. A melhor altura para vir aqui é durante a maré baixa, quando pode aceder ao areal. Durante a Semana Santa ou na temporada de verão precisa de uma licença (disponível online) para descer, uma vez que fica bastante ocupado. Pode chegar aqui de autocarro do posto de turismo de Ribadeo ou a pé da estação de trem Esteiro.



Lista de atividades para fazer com crianças em Corunha

A cidade de Corunha oferece muitas atividades familiares. As crianças vão gostar de explorar os terrenos do Castillo de San Antón e tirar fotografias na Plaza del Humor. Durante o verão, as famílias também podem fazer uma viagem até uma das praias da cidade. Outras atrações que vale a pena visitar incluem o Aquário Finisterrae e o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia. Este museu apresenta uma variedade de instrumentos científicos e veículos de transporte como a frente de um avião Boeing 747.



Onde desfrutar de uma refeição na cidade de Corunha

A Corunha é o lar de uma série de bares de tapas. Escolha o seu favorito e certifique-se de encomendar algumas das especialidades: empanadas (tortas de pastelaria recheadas com diferentes recheios salgados), pulpo a Gallego (polvo cozido galego) e queijos locais. Para emparelhar com a sua refeição, peça um copo de Ribeiro ou Albariño, dois famosos vinhos locais. Abaixo estão alguns dos melhores lugares para comer em A Corunha onde pode provar estas iguarias:

  • O Viñedo de Tito: Os amantes de cerveja e frutos do mar vão desfrutar deste acolhedor bar perto do museu de belas artes. No interior, as mesas são feitas de barris de vinho velhos, e há uma atmosfera animada. A maioria dos pratos são cozidos fora sobre carvão quente. As especialidades da casa incluem mexilhões, vieiras, sardinhas grelhadas e polvo.


  • La Bombilla: La Bombilla é o lugar para ir se quiser experimentar tapas tradicionais. Pode comer dentro ou fora, em mesas de pé na rua. Certifique-se de experimentar a tortilha clássica (servida com um pedaço de baguete) ou as almôndegas com batatas e calamari (anéis de lulas fritas). O prato de assinatura aqui é o bombas, bombas de batata profundamente fritas com carne.


  • El De Alberto: Perto da Playa del Orzán, este restaurante serve pratos tradicionais galegos com um toque criativo. Desfrute do ambiente rústico acolhedor e experimente algumas das suas especialidades de peixe e marisco.


  • Árbore da Veira: Este restaurante estrela Michelin está localizado no Monte de San Pedro. Tem um interior convidativo, com grandes janelas viradas para o oceano. A cozinha tradicional galega é reinventada aqui enquanto mergulha no sabor e na experiência visual. Os pratos dividem-se em dois menus principais: o menu raíz (8 pratos) e o menu árbore (12 pratos).



Onde pernoitar na Corunha

  • NH Collection Hotel Corunha Finisterre (5 estrelas): Este é o hotel mais luxuoso da Corunha, com vistas privilegiadas à beira-mar. É o lugar para ficar se estiver à procura de conforto e excelente serviço. Os quartos são requintados, decorados em tons naturais com casas de banho em mármore, e alguns têm closets. O hotel dispõe ainda de um spa, um restaurante, campos de ténis e padel, três grandes piscinas e um ginásio.


  • Meliá Maria Pita (4 estrelas): Perto da Cidade Velha e da Playa del Matadero, este hotel oferece a localização perfeita para explorar a cidade. Suas enormes janelas de vidro permitem desfrutar das vistas para o mar de todos os ângulos. As áreas comuns são amplas e luxuosas, com paredes cobertas de mármore e um piano de cauda como peça central. Os quartos também são espaçosos e decorados em tons dourados. Outras instalações incluem um pequeno ginásio e um restaurante tradicional galego.


  • Mar del Plata (2 estrelas): Mar del Plata está a poucos minutos de Playa del Riazor. Oferece serviços como aluguer de bicicletas e toalhas de praia, visitas guiadas à cidade e até acesso à Casa del Água - um spa próximo. O hotel está decorado modernamente, com quartos espaçosos em tons cinzentos, castanhos e brancos. Há também um café servindo lanches, bebidas e café.



Melhor época do ano para visitar a Corunha

Se quiser aproveitar ao máximo sua visita a Corunha, deve considerar visitar durante meses mais quentes. Isto permitir-lhe-á desfrutar de todos os pontos turísticos culturais, bem como das praias. A cidade de Corunha tem épocas de baixas chuvas e oferece temperaturas quentes agradáveis durante todo o ano, por isso é difícil dar errado. A melhor altura para visitar a cidade é durante os meses de julho, agosto e setembro, com temperaturas a rondar os 23,9ºC e raramente a descer abaixo dos 16,8ºC. No inverno, pode ficar um pouco frio e chuvoso, por isso tenha isso em mente ao planear a sua visita.



Festivais de Corunha

  • Carnaval: Terça-feira de Carnaval é um dos melhores eventos na cidade de Corunha. Os locais brincam de fantasia e abraçam o espírito da festa com uma procissão colorida.


  • San Juan: San Juan celebra a chegada do verão. Este festival geralmente começa em maio e termina no final de junho. Durante esse tempo, pode esperar ver recitais, concertos, espetáculos de dança e exposições por toda a cidade. Apesar de o festival durar mais de dois meses, o dia mais importante é o dia 23 de junho, quando a cidade acolhe um grande desfile. Certifique-se de experimentar algumas sardinhas grelhadas em uma das bancas de comida ao ar livre.


Voltar ao itinerário do norte de Espanha