O que fazer em Aveiro, Portugal

Aveiro é uma cidade de locais icónicos. São a cadeia de canais, os moliceiros e os edifícios da Arte Nova que fazem desta uma das regiões mais pitorescas de Portugal.


À primeira vista, a cidade parece uma mini Veneza, com os seus barcos coloridos a navegar pelos canais, passando por baixo de uma rede de pequenas pontes. Os barcos, conhecidos como Moliceiros, foram construídos originalmente para a colheita de algas, mas nos dias de hoje apenas oferecem passeios pelos canais.


O oceano também não fica longe. Pequenas vilas como a Costa Nova atraem visitantes durante todo o ano, para ver as suas casas às riscas encantadoras e conhecer as praias. Nas proximidades há trilhos no meio das dunas e montanhas, onde pode ir fazer uma caminhada ou dar uma volta de bicicleta.


Vindo do Porto ou de Lisboa, Aveiro é um ótimo destino para um passeio. Abaixo encontra-se uma lista de recomendações do que fazer em Aveiro, incluindo dicas sobre onde comer e ficar.


Coisas para fazer em Aveiro – Manhã

Visite o Museu de Aveiro

Comece o seu passeio pela cidade com uma visita ao Museu de Aveiro. Alojado num mosteiro do século XV conhecido como Mosteiro de Jesus, contém uma vasta coleção de artigos religiosos, incluindo pinturas Renascentistas, esculturas e joalharia. A princesa Joana de Portugal esteve hospedada aqui durante os seus últimos anos de vida e pode encontrar o seu túmulo maravilhosamente esculpido num dos quartos. O museu também tem uma capela decorada com madeira dourada e painéis de azulejos que retratam a vida da princesa.



Faça um passeio de moliceiro

Uma das primeiras coisas que irá ver quando chegar a Aveiro são os Moliceiros. Estes barcos coloridos são algo semelhantes às gôndolas italianas, tendo-se tornado uma das características icónicas da cidade. É por causa destes barcos e das numerosas pontes que Aveiro é por vezes chamada de Veneza Portuguesa. Antes de se terem tornado uma atração turística, os moliceiros eram construídos para colher algas da lagoa, para serem usadas como fertilizante. Quando o comércio terminou, o uso barcos tomou um rumo diferente e agora oferecem passeios pela cidade. Não há necessidade de reservar um passeio com antecedência, pode aparecer na doca e entrar logo num barco.



Admire os edifícios de Arte Nova

De frente para os canais há uma série de edifícios de Arte Nova deslumbrantes, que se destacam com as suas varandas de ferro forjado e fachadas coloridas. Provavelmente irá avistar alguns deles durante o seu passeio de barco, mas também há uma rota a pé de Arte Nova, que o irá levar ao longo destas propriedades. Os destaques incluem o Museu da Arte Nova, a Casa dos Ovos Moles e a Antiga Casa da Cooperativa Agrícola, situada na Rua João Mendonça nº7. Quando tiver terminado de admirar os edifícios pode relaxar no Jardim do Rossio, um pequeno parque com vista para os canais delineado por palmeiras.



Experimente Ovos Moles e Tripas de Aveiro

Os ovos moles são o doce tradicional de Aveiro. Não pode ir embora sem experimentar esta deliciosa iguaria local, feita de gemas de ovo e açúcar. Está disponível em pequenos barris de madeira, mas a versão mais popular vem dentro de invólucros de papel de arroz em forma de concha. Por toda a cidade há várias pastelarias que vendem ovos moles, mas a Maria da Apresentação é um dos melhores locais para os adquirir. Se quiser aprender a fazê-las, pode até participar num workshop na Oficina do Doce.


Outro doce originário de Aveiro são as tripas. Estas são algo semelhantes a um crepe, mas feitas com uma massa mais espessa. Pode experimentá-las no Tezero com uma variedade de recheios, incluindo compota, chocolate ou os queridos ovos moles.


Mapa dos locais a visitar em Aveiro (Manhã)




Coisas para fazer em Aveiro – Tarde

Explore as Salinas no Ecomuseu Marinha da Troncalhada

À beira da lagoa de Aveiro encontrará muitas salinas. Estas fazem parte da Marinha da Troncalhada, um museu ao ar livre que mostra os métodos tradicionais de produção de sal. Pode passear em redor das salinas e ler os painéis a sós ou reservar uma visita guiada, para obter informações mais detalhadas. Perto do museu, há uma pequena piscina de água salgada e um spa, da autoria da Cale do Oiro, que está aberto entre maio e outubro. Por alguns euros apenas pode desfrutar de um banho de sal relaxante, enquanto observa os trabalhadores nas salinas.


Visite o Museu Marítimo de Ílhavo

A poucos quilómetros a sul de Aveiro temos a vila de Ílhavo. Dá lugar a um museu marítimo moderno, que expõe a história marítima de Portugal com foco no comércio do bacalhau. O edifício em si ganhou muitos prémios, graças ao seu design marcante, criado pelos arquitetos portugueses Nuno e José Mateus. Lá dentro há uma réplica de um barco usado para a pesca do bacalhau, mas a atração principal é o aquário que contém o bacalhau do Atlântico. Pode combinar a sua visita com um passeio ao museu do navio de Santo André, ancorado perto da Praia da Barra.


Admire a Cerâmica Portuguesa no Museu Vista Alegre

Outro museu que vale a pena visitar em Ílhavo é o Museu Vista Alegre. A Vista Alegre é uma marca de cerâmica portuguesa de renome e este museu detém uma das melhores coleções de porcelana do país. Durante a sua visita, irá aprender sobre a história da Vista Alegre, o seu processo de produção e o papel da porcelana na sociedade portuguesa ao longo dos séculos. Há mais de 30.000 artigos em exposição, alguns datados do ano de 1824, quando a fábrica abriu. Para além da área das exposições, o complexo inclui ainda uma capela do século XVII, o antigo bairro dos trabalhadores e uma oficina onde pode admirar o delicado processo de pintura manual de cerâmica.



Relaxe pela praia

Depois de passear pelos museus, dirija-se à costa e relaxe numa das praias de Aveiro. A que fica mais perto é a Praia da Barra, que está situada a 10 km da cidade e é onde a lagoa de Aveiro se encontra com o oceano. No extremo norte, as águas são calmas e dá para tomar banho, enquanto que a parte sul é um local de eleição para o surf. Há uma escola de surf aqui se precisar de aulas. No limite da praia encontra-se o Farol da Barra, que é o farol mais alto de Portugal, com 62 metros.


Mais a sul na costa está a Costa Nova, uma antiga vila piscatória famosa pelas suas coloridas casas às riscas, conhecidas como palheiros. É onde os pescadores costumavam armazenar o seu equipamento, mas agora são usadas principalmente como casas de férias. Logo em frente à estrada fica a praia da Costa Nova, onde pode ir dar um mergulho.


Para além das praias, a zona costeira de Aveiro está repleta de bares e marisqueiras que se enchem de gente na época de verão. Se for à Costa Nova, vale a pena visitar o Mercado do Peixe, um mercado de pesca animado com peixe e marisco frescos, apanhados na lagoa ou no mar. Verifique o horário antes de ir, para se certificar que está aberto.


Mapa dos locais a visitar em Aveiro (Tarde)




Coisas para fazer nos arredores de Aveiro

Se estiver hospedado em Aveiro por alguns dias, há alguns sítios perto que merecem uma visita, como as Dunas de São Jacinto, os Passadiços de Aveiro ou o Sever do Vouga.

Estendendo-se por quase 700 hectares, as Dunas de São Jacinto são uma reserva natural deslumbrante composta por praias, pinhais e lagoas de água doce. Este trecho arenoso situa-se entre as lagoas de Aveiro e o Atlântico, e é um local ideal para fazer caminhadas e observação de aves.


Os Passadiços de Aveiro ficam a apenas 10 minutos de carro da cidade. Este passadiço de madeira situa-se ao longo da Ria de Aveiro e estende-se por mais de 7km. Demora cerca de duas horas para completar o caminho a pé, mas também pode escolher fazê-lo de bicicleta. O trilho começa no Cais de São Roque e termina em Vilarinho, perto do rio Vouga. Durante o caminho, irá passar por salinas e pinhais e avistará muitas espécies de aves, como andorinhas-do-Mar-Anãs e pernilongos. Se quiser percorrer um caminho mais curto, pode terminar a caminhada no Cais da Ribeira da Esgueira.


Outro lugar que vale a pena explorar perto de Aveiro é o Sever do Vouga. Neste concelho, encontrará cascatas, miradouros e um eco-trilho que passa por uma antiga ponte ferroviária com vista para o rio.



Coisas para fazer com crianças em Aveiro

Aveiro oferece imensas atividades para fazer em família. As crianças podem aprender a fazer os tradicionais ovos moles num workshop da Oficina do Doce. Claro que também pode prová-los numa das inúmeras pastelarias da cidade. Fazer um passeio de moliceiro ao longo dos canais também é uma maneira divertida de explorar Aveiro. Também pode aproveitar a rede de ciclovias da cidade e pedalar à beira da água.

Nos arredores da cidade encontra-se a Fábrica – Centro de Ciência Viva, um centro científico interativo com uma variedade de exposições sobre temas como robótica, química e matemática. Ali perto há o Parque Infante Dom Pedro, um enorme espaço verde com um parque infantil, lagos e zonas de piquenique.

Pode também visitar o Museu do Brincar, que fica um pouco mais longe. Trata-se de um museu de brinquedos que contém uma coleção de brinquedos de várias épocas. Em Ílhavo, pode observar o bacalhau do Atlântico no aquário do Museu Marítimo ou admirar a vasta coleção de peças de cerâmica na fábrica da Vista Alegre.

Também pode ir às praias nas redondezas, como a Praia da Barra ou a Costa Nova, para um mergulho refrescante no verão.



Onde comer em Aveiro

Há muitos restaurantes em Aveiro onde pode escolher almoçar ou jantar. Recomendamos sem dúvida, estes três: Salpoente, Sombras Salgadas​ e Marisqueira Maré Cheia.

O restaurante Salpoente: Alojado num antigo armazém de sal, o Salpoente serve pratos tradicionais portugueses com um toque contemporâneo. O bacalhau salgado é a estrela da ementa, juntamente com outras especialidades baseadas em ingredientes locais como ostras e carne de marinha.


Um pouco mais perto do centro, encontrará a Marisqueira Maré Cheia, uma das marisqueiras mais populares de Aveiro. Tem bastante movimento normalmente, por isso recomendamos que reserve uma mesa com antecedência. As especialidades incluem peixe grelhado, arroz de marisco e travessa grande de marisco, que é perfeita para partilhar.


Para algo um pouco menos tradicional experimente o Subenshi Sushi, um dos melhores restaurantes de sushi em Portugal. Durante a semana há um menu de almoço a preços acessíveis, que pode ter de tudo desde combinados de sushi a noodles e tempura.



Onde ficar hospedado em Aveiro

Se decidir passar a noite em Aveiro, sugerimos reservar um quarto no Hotel Moliceiro, no Melia Ria ou no Hotel Montebelo Vista Alegre Ílhavo.

Situado no coração de Aveiro, o Hotel Moliceiro oferece 49 quartos, a maior parte deles com vista para os canais da cidade. A sua localização central permite-lhe explorar todos os locais principais a pé, mas se quiser também pode alugar uma bicicleta na receção do hotel.


O Melia Ria é um hotel de 4 estrelas situado à beira da Ria de Aveiro, aberto desde 2005. Fica apenas a poucos minutos da estação de comboios e do centro histórico. Há um restaurante no local, bem como um spa, uma piscina interior e um ginásio.


Um pouco mais longe, em Ílhavo, está o Montebelo Vista Alegre. Este hotel de 5 estrelas é uma homenagem à Vista Alegre, uma marca de cerâmica tradicional portuguesa. Cada quarto está decorado com peças de arte em porcelana e durante a sua estadia pode participar em oficinas de cerâmica e/ou visitar o museu Vista Alegre. Há também outras instalações, como um spa, uma piscina interior e uma piscina exterior com vista para o rio Boco.



Como ir de Lisboa até Aveiro

Há três maneiras de se deslocar de Lisboa a Aveiro:

  • De carro: Pode conduzir de Lisboa a Aveiro seguindo a A1 ou a A17. A viagem demora cerca de 2 horas e 30 minutos. Trazendo o carro também pode visitar outros locais próximos, como a Costa Nova e a Sever do Vouga.
  • De comboio: Se não tiver um carro, a melhor forma de ir para Aveiro é apanhando um comboio. Pode apanhá-lo na estação de Santa Apolónia (linha azul do metro) ou na estação do Oriente (linha vermelha do metro). Demorará cerca de 2 horas e 30 minutos de Lisboa até Aveiro. Os bilhetes custam entre 20 e 40€ por pessoa, no entanto pode ter desconto se os comprar com pelo menos uma semana de antecedência.
  • De autocarro: Há um serviço de autocarro entre Lisboa e Aveiro, mas a viagem demora muito mais. O autocarro parte da estação de Sete Rios (linha azul do metro), perto do Jardim Zoológico de Lisboa. Os bilhetes custam cerca de 16€ por pessoa. Pode demorar entre três a quatro horas de viagem, portanto não é a melhor opção comparando com o comboio.


Melhor altura para visitar Aveiro

O verão é a época com mais movimento em Aveiro. É a melhor altura para visitar se quiser aproveitar as praias próximas, como a Costa Nova, e experienciar os festivais locais, como o Festival dos Canais. Se preferir temperaturas mais baixas pode vir na primavera ou no outono. Haverá menos multidões e também irá poupar no alojamento, uma vez que os preços costumam ser mais baixos por volta desta altura. O inverno é bem mais sossegado, com a ocasional queda de chuva, mas ainda assim é agradável o suficiente para explorar a cidade.



Festivais de Aveiro

  • Festividades de Santa Joana: Em maio Aveiro honra a sua santa padroeira, a Santa Joana, com um procissão religiosa, concertos e exposições.


  • Semana Santa: Durante a Páscoa a cidade organiza uma variedade de atividades, incluindo visitas guiadas a monumentos religiosos e concertos de música clássica.


  • Festa Arte Nova: Por volta do início de junho, Aveiro celebra a sua herança de Arte Nova com visitas guiadas, concertos e atuações. Os participantes também têm acesso gratuito ao museu de Arte Nova durante o evento.


  • Festival dos Canais: Em julho os canais de Aveiro tornam-se palco para atuações ao vivo e exposições de arte.