O que fazer em Aveiro, Portugal

Aveiro é uma cidade de ícones. Desde a cadeia de canais, os moliceiros e os edifícios Art Nouveau, todos estes aspetos que fazem desta uma das regiões mais pitorescas de todo Portugal.


À primeira vista, a cidade é considerada uma mini Veneza de Portugal, com seus barcos coloridos navegando através de estreitos canais e pequenas pontes. Os barcos conhecidos como os barcos Moliceiro eram tradicionalmente feitos para a colheita de algas, mas hoje, são somente utilizadas para oferecer cruzeiros relaxantes por canais.


Dado que o oceano se localiza a uma custa distancia, as pequenas cidades como a Costa Nova atraem visitantes durante todo o ano, para conhecer as encantadoras casas às riscas e praias arenosas que Aveiro tem para oferecer. Nas proximidades há caminhos pela natureza entre dunas e montanhas onde desfrutar de uma caminhada ou volta de bicicleta.


Vindo do Porto ou de Lisboa, Aveiro é um ótimo destino para uma viagem para desfrutar de um dia bem passado. Abaixo está uma lista de recomendações do que fazer em Aveiro, incluindo dicas acerca de restaurantes e sítios onde ficar hospedado.


Coisas a fazer em Aveiro – Pela manhã 

Visite o Museu de Aveiro

Inicie o seu passeio pela cidade com uma visita ao Museu de Aveiro. Alojado num mosteiro do século XV, e conhecido como Mosteiro de Jesus, esta contém uma vasta coleção de artigos religiosos, incluindo pinturas renascentistas, esculturas e até joalharia. A princesa Portuguesa Joana esteve hospedada aqui durante os últimos anos da sua vida, onde até pode encontrar o seu túmulo esculpido em perfeição num dos quartos. O museu também apresenta uma capela decorada com madeira dourada e painéis de azulejos que retratam a vida da princesa.



Faça um Passeio de moliceiro

Uma das primeiras coisas que vai observar, após a sua chegada a Aveiro serão os típicos moliceiros. Estes barcos coloridos são de semelhança às gôndolas italianas que se tornaram uma das características icónicas da cidade. É por causa destas, e das numerosas pontes, que Aveiro é por vezes, chamada de Veneza Portuguesa. Antes de se tornar uma atração turística, os moliceiros foram feitos somente para colher algas da lagoa que era usada como fertilizante. Quando o comércio terminou, os barcos tomaram uma vida diferente e agora oferecem passeios pelas ribeiras da cidade. Não há necessidade de reservar uma viagem com antecedência, pode aparecer na doca e entrar num barco imediatamente.



Capture os Edifícios Art Nouveau 

Facing the canals are a series of stunning Art-Nouveau buildings which stand out with their wrought-iron balconies and colourful façades. You’ll probably spot some of them during your boat tour, but there’s also an ​Art Nouveau walking route​ that will take you along these properties. Highlights include the Art Nouveau Museum, Casa dos Ovos Moles and the Cooperativa Agrícola located at Rua João Mendonça number 7. When you’re done capturing the buildings, you can relax at Jardim do Rossio, a small park lined with palm trees with views of the canals.



Experimente Ovos Moles e Tripas de Aveiro

Ovos moles são o doce tradicional de Aveiro. Não pode sair da cidade sem experimentar esta deliciosa iguaria local feita de gemas de ovo e açúcar. Está disponível em pequenos barris de madeira, mas a versão mais popular vem dentro de invólucros de papel de arroz em forma de pequenas conchas. Várias pastelarias vendem ovos moles pela cidade, mas Maria da Apresentação é um dos melhores locais para as obter. Se quiser aprender a fazê-las, pode até participar num workshop na Oficina do Doce.


Outro doce que vem de Aveiro são as tripas. Estes são parecidos com um crepe, mas feitos com uma massa mais grossa. Pode experimentá-los no Tezero com uma variedade de recheios, incluindo compota, chocolate ou os queridos ovos moles.


Mapa de Atrações de Aveiro (manhã)




Coisas a fazer em Aveiro – Pela Tarde

Explore as Salinas no Ecomuseu Marinha da Troncalhada

À beira da lagoa de Aveiro, encontrará muitas salinas. Estas, fazem parte da Marinha da Troncalhada, que é um museu ao ar livre que apresenta os métodos tradicionais de produção de sal. Pode passear em redor das salinas a sós ou reservar um passeio guiado para obter informações mais detalhadas. Perto do museu, encontra-se uma pequena piscina de sal e spa estabelecido pela Cale do Oiro, que decorre entre maio e outubro. Só por dois euros, pode desfrutar de um banho de sal relaxante e único.


Visite o Museu Marítimo de Ílhavo

A poucos quilómetros ao sul de Aveiro, fica a cidade de Ílhavo. O Museu Marítimo está localizado nesta pequena cidade, que mostra a história marítima de Portugal com foco no seu comércio de bacalhau. O edifício em si ganhou muitos prémios pelo seu design marcante criado pelos arquitetos Portugueses Nuno Mateus e José Mateus. No interior há uma réplica de um barco usado para a pesca do bacalhau, mas o principal desenho é o aquário com o bacalhau do Atlântico. Pode combinar a sua visita com um passeio pelo museu do navio de Santo André, ancorado perto da Praia da Barra.


Admire a Cerâmica Portuguesa no Museu Vista Alegre

Outro museu que vale a pena visitar em Ílhavo é o Museu Vista Alegre. A Vista Alegre é uma marca de renome da cerâmica portuguesa, e este museu detém uma das melhores coleções de porcelana do país. Durante a sua visita, conhecerá a história da Vista Alegre, o seu processo produtivo e o papel da porcelana na sociedade portuguesa ao longo dos séculos. Há mais de 30.000 itens em exposição, alguns datados de 1824 quando a fábrica abriu. Além da área de exposição, o complexo inclui ainda uma capela do século XVII, o bairro do antigo trabalhador, e uma oficina onde se pode admirar o delicado processo de pintura manual de cerâmica. 



Relaxe e desfrute da praia

Depois de passear pelos museus, dirija-se à costa e relaxe numa das praias de Aveiro. A mais próxima é a Praia da Barra, localizada a 10 km da cidade, onde a lagoa de Aveiro encontra o oceano. No extremo norte, tem águas calmas para tomar banho, enquanto a parte sul é um local favorito para o surf, e há uma escola de surf aqui se precisar de uma lição. De pé na borda da praia está o Farol da Barra, que é o farol mais alto de Portugal a 62 metros.


Mais a sul na costa, está a região de Costa Nova, uma antiga vila piscatória famosa pelas suas coloridas casas às riscas conhecidas como palheiros. É onde os pescadores costumavam armazenar o seu equipamento, mas agora são usados principalmente como casas de férias. Mesmo em frente à estrada fica a praia da Costa Nova onde pode ir nadar e desfrutar da praia lindíssima.


Além das praias, a zona costeira de Aveiro está repleta de bares e restaurantes que se enchem de gente na época de Verão. Se chegar à Costa Nova, vale a pena visitar o Mercado do Peixe, um mercado de pesca animado com peixe fresco e frutos do mar capturados na lagoa e/ou no mar. Verifique o horário antes de ir para se certificar que esteja aberto.


Mapa de Atrações de Aveiro (Tarde)



Atividades a fazer nos redores de Aveiro

Se está hospedado em Aveiro recomendemos que visite alguns lugares nas proximidades como Dunas de São Jacinto em Aveiro ou Sever do Vouga. Estendendo-se por quase 700 hectares, as dunas de São Jacinto são uma reserva natural deslumbrante composta por praias, pinhais e lagoas de água doce. Este trecho arenoso situa-se entre as lagoas de Aveiro e do Atlântico, e é um local ideal para caminhadas e observação de aves.

A apenas 10 minutos de carro da cidade, fica o Passadiços de Aveiro. Situado ao lado da Ria de Aveiro, este passadiço de madeira estende-se por mais de 7km. Leva cerca de duas horas para completar o caminho a pé, mas também pode escolher andar de bicicleta. O trilho começa no Cais de São Roque e termina em Vilarinho, perto do rio Vouga. No caminho, passará por salinas, pinheiros e detetará muitas espécies de aves. Se quiser percorrer um caminho mais curto, pode terminar a caminhada no Cais da Ribeira da Esgueira.

Outro lugar que vale a pena explorar perto de Aveiro é o Sever do Vouga. Neste concelho, encontrará cachoeiras, miradouros e um eco-trilho que passa por uma antiga ponte ferroviária com vista para o rio.

Onde almoçar em Aveiro

Há muitos restaurantes em Aveiro onde pode escolher almoçar ou jantar. Recomendamos sem dúvida, estes três: Salpoente, Sombras Salgadas​ e Marisqueira Maré Cheia.

O restaurante Salpoente: Alojado num antigo armazém de sal, o Salpoente serve pratos tradicionais portugueses com um toque contemporâneo. O bacalhau salgado é a estrela da ementa, juntamente com outras especialidades baseadas em ingredientes locais como ostras e carne de marinha.

O restaurante Sombras Salgadas: Logo ao lado de Salpoente fica Sombras Salgadas. Este acolhedor restaurante tem um menu diversificado, incluindo deliciosos bifes e risottos. 

A Marisqueira Maré Cheia: Um pouco mais perto do centro, encontrará a Marisqueira Maré Cheia, um dos restaurantes de frutos do mar mais populares de Aveiro. Normalmente é muito popular e sempre ocupado, então recomendamos que reserve uma mesa com devida antecedência. As especialidades incluem peixe grelhado, arroz de frutos do mar e o prato de frutos do mar grande, que é perfeito para partilhar.

Onde ficar hospedado em Aveiro

Se preferir pernoitar em Aveiro, sugerimos que reserve nestes três locais: No Hotel Moliceiro, Melia Ria ou no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.

Hotel Moliceiro: Situado no coração de Aveiro, o Hotel Moliceiro oferece 49 quartos, com vista sob os canais da cidade. A sua localização central permite-lhe explorar todas as principais atrações a pé, mas se quiser, tem a facilidade de poder alugar uma bicicleta na receção do hotel.

Hotel Melia Ria: Aberto desde 2005, Melia Ria é um hotel de 4 estrelas localizado na borda da Ria de Aveiro. Fica a poucos minutos da estação de comboios e do centro histórico. Há um restaurante, um spa, uma piscina interior e um ginásio.

O Montebelo Vista Alegre Hotel: Este hotel de 5 estrelas é uma homenagem à Vista Alegre, uma marca de cerâmica tradicional portuguesa. Cada quarto está belissimamente decorado com arte de porcelana, e durante a sua estadia, se quiser pode participar em oficinas de cerâmica e/ou somente numa curta visita ao museu Vista Alegre. Há também um spa, uma piscina interior e uma piscina exterior com vista para o rio Boco.

Como viajar de Lisboa a Aveiro

Há três métodos que recomendamos como se deslocar de Lisboa a Aveiro:

  • De carro: Pode conduzir de Lisboa a Aveiro seguindo a A1 ou a A17. A viagem demora cerca de 2 horas e 30 minutos. Se tiver de carro, pode visitar outros locais próximos, como a Costa Nova e a Sever do Vouga.
  • De comboio: Se não tem a opção de viajar de carro, a melhor forma de viajar para Aveiro é com os comboios de Portugal. Da estação de Santa Apolónia (linha azul do metro) ou na Estação do Oriente (linha vermelha do metro). Demorará cerca de 2 horas e 30 minutos de Lisboa até Aveiro. Os bilhetes custam entre 20€ e 40€ por pessoa, no entanto recomendamos que veja os descontos dos comboios, no site dos “Comboios de Portugal”.
  • De autocarro: Esta é a opção mais demorada. O autocarro parte da estação sete rios (linha azul do metro). Os bilhetes custam cerca de 16€ por pessoa. Pode demorar até 4 horas de viagem, entre as cidades, portanto recomendamos as opções acima.