O guia final do Alentejo

Entre Lisboa e o Algarve fica o Alentejo, a maior região de Portugal. O nome significa “para lá do Tejo”, uma vez que fica a seguir ao rio Tejo, abaixo de Lisboa.

Vastos campos preenchidos com olivais, vinhas e sobreiros solitários - esta é uma imagem que muitas pessoas têm do Alentejo - mas há muito mais para descobrir nesta região amena. A Norte, perto da fronteira com Espanha, irá encontrar aldeias no topo de colinas e castelos, e a Sul, encontrará uma belíssima linha costeira composta por praias pacíficas.


Se Faro é o portão para entrar no Algarve, no Alentejo todos os caminhos vão dar a Évora. Esta cidade é o coração da região e património mundial da humanidade - um lugar único, onde ruínas romanas se encontram com igrejas góticas e dólmens megalíticos.

História, praias e vinho delicioso - existem inúmeras razões para visitar o Alentejo. Neste guia, iremos introduzi-lo a esta região impressionante e mostrar-lhe alguns dos melhores sítios para visitar, assim como dicas acerca de onde comer e dormir.



Évora: A Capital Do Alentejo

Como capital do Alentejo, Évora é um dos melhores locais para ficar e explorar a região. O seu centro histórico é considerado Património da Humanidade pela UNESCO, e é aqui que irá encontrar o templo romano, assim como outras atrações como a Catedral e a Universidade.


A cidade está carregada de igrejas, mas uma delas em particular atrai mais visitantes devido à sua misteriosa capela óssea – a Igreja de São Francisco.


A nossa sugestão é passar um ou dois dias em Évora, para visitar os monumentos e se perder pelas ruas da cidade, antes de se aventurar para mais longe. Verifique o nosso itinerário de Évora, para que não perca nenhuma das atrações principais.

Nota: Se estiver a viajar sem carro, existem ligações de comboio entre Évora e Beja e autocarros que o levarão até à maioria das cidades principais do Alentejo.



Cidades perto de Évora que valem a pena visitar:

  • Montemor-o-Novo – Esta cidade simples situa-se no meio da zona rural Alentejana, destacando-se na paisagem devido às ruínas do seu castelo. Ao longo dos séculos, este local testemunhou vários eventos históricos, como o traçar da rota de Vasco da Gama até à Índia. Ao redor da cidade, encontrará vários monumentos neolíticos.


  • Arraiolos – Esta vila é famosa pelos suas tapetes tecidos à mão, que existem pelo menos desde o século XII. Hoje em dia, há lojas de tapetes por toda a vila e há ainda um pequeno museu dedicado a este ofício. Outras atrações incluem o castelo, que tem uma estrutura circular única, e o Convento dos Lóios, um convento do século XV repleto de azulejos.


  • Evoramonte – Na estrada entre Évora e Estremoz fica Evoramonte, uma aldeia minúscula com cerca de 500 residentes. O destaque desta povoação é o castelo e as suas torres de pedra. Vale a pena vir aqui para desfrutar das vistas para o campo e passear pelas ruas pacíficas.


  • Estremoz – Estremoz é uma cidade no Alentejo cheia de vida - a praça central está delineada por árvores e cafés com esplanada e há muito por explorar. Todos os sábados nesta praça há um mercado tradicional, onde se vende de tudo, desde fruta a queijos regionais. Esta é também a terra do mármore – e dará conta disso em todo o lado, desde bancos nas paragens de autocarros até às fachadas da igreja da vila e à guarda do castelo. Parte do castelo é agora um hotel, mas os visitantes ainda são convidados a entrar no edifício e a explorar o seu interior.


  • Monsaraz – Esta vila fica no topo de uma colina, à beira do Lago do Alqueva, e está delimitada por muralhas medievais. Os visitantes vêm aqui para ver o castelo medieval, que proporciona vistas incríveis para o lago e para os olivais que o rodeiam. Vale a pena passar algum tempo a explorar as ruas estreitas da vila, aproveitando para visitar a Igreja Nossa Senhora da Lagoa. Perto da vila há várias vinhas que oferecem visitas à propriedade, assim como uma praia fluvial e um observatório, onde se pode admirar as estrelas.


  • Vila Viçosa – Assim como Estremoz, Vila Viçosa é uma das vilas de mármore Alentejanas. O marco principal aqui é o Paço Ducal, um palácio do século XVI com uma impressionante fachada em mármore. Durante algum tempo, este foi o local de residência dos Duques de Bragança, a última família nobre em Portugal. Hoje em dia, o palácio está aberto ao público e inclui várias secções, desde um museu de coches até a uma sala de armamento. O castelo de Vila Viçosa também se destaca pelas suas torres circulares. Dentro do espaço existem ainda dois museus – o Museu da Arqueologia e o Museu da Caça.


  • São Pedro do Corval – Esta pequena freguesia situa-se a 5km de Monsaraz. Tem uma comunidade ativa de oleiros e há várias lojas de cerâmica na zona, onde pode observar os artistas a trabalhar ou comprar lembranças, que incluem desde panelas a pratos e azulejos decorativos.



Alto Alentejo: castelos e vilas no cimo de colinas

Montanhas costumam ser a última coisa que as pessoas imaginam quando pensam no Alentejo, mas se seguir para norte de Évora é isso que vai encontrar. A região do Alto Alentejo tem aldeias no topo de colinas, com castelos que proporcionam vistas incríveis sobre as montanhas de São Mamede e para a fronteira com Espanha.

  • Portalegre fica no centro do norte alentejano. A cidade em si é pequena, mas tem alguns locais a visitar bastante interessantes, como o castelo e o museu de tapeçaria. Os têxteis são uma grande tradição no Alentejo, especialmente na vila de Arraiolos. Contudo, Portalegre deu-lhes uma perspetiva mais moderna. Ao longo dos anos, vários artistas têm trabalhado com a fábrica para criar uma versão de tapeçaria da sua arte. Inspirada pelo contributo destes artistas, a cidade decidiu criar um museu, onde os visitantes podem admirar de perto estas peças bem elaboradas.



Cidades que vale a pena visitar no Alto Alentejo:

  • Marvão – O Marvão situa-se na zona norte do Alentejo, destacando-se na paisagem no topo de um penhasco rochoso no meio do Parque Natural de São Mamede. Dentro das muralhas da vila existem um conjunto de casas, cafés ao ar livre e um castelo com vistas espetaculares para as montanhas. Vale a pena visitar durante o verão, para poder assistir ao concerto de música clássica dentro do castelo organizado pela vila.


  • Castelo de Vide – Esta pequena vila está rodeada por montanhas exuberantes e chama à atenção devido ao castelo que se impõe sobre um labirinto de casas brancas. Durante um longo período de tempo, o Castelo de Vide teve uma comunidade de judeus, e ainda pode encontrar vestígios da sua presença no antigo bairro judeu. Outros locais interessantes incluem a Fonte da Vila e uma igreja barroca localizada na Praça de Dom Pedro V.


  • Elvas – Elvas fica mesmo ao lado de Espanha e é famosa pela sua série de muralhas fortificadas, que ganharam o estatuto de Património da Humanidade em 2012. Durante décadas, esta fortaleza disposta em forma de estrela protegeu Elvas em numerosas batalhas, tendo servido também como base militar. Além da fortaleza, existe um castelo medieval, alguns museus e uma bela catedral.



Baixo Alentejo: descobertas arqueológicas e vilas remotas

Já a tocar no Algarve, a região do Baixo Alentejo fica na zona sul do Alentejo, e está preenchida por vilas pintadas de branco e campos de trigo.

Beja é a principal cidade do Baixo Alentejo. Tal como Évora, possui ruínas romanas. Contudo, recebe apenas uma fração dos visitantes, deixando-lhe bastante liberdade para explorar as ruas sem multidões.

A maior parte dos locais a visitar Beja ficam exatamente no centro, e incluem entre outros o castelo e o Museu Regional, que fica num antigo convento. Um pouco mais longe, pode visitar o parque da cidade e as ruínas romanas de Pisões.



Cidades que vale a pena visitar no Baixo Alentejo:

  • Mértola – Mértola fica no cimo de uma colina sobre o rio Guadiana e é uma das vilas mais pitorescas do Alentejo. As suas ruas medievais albergam uma impressionante coleção de museus, que contêm ruínas Romanas e uma residência islâmica. Para ter as melhores paisagens do rio e da vila, certifique-se de subir ao castelo.


  • Serpa – Serpa é uma vila minúscula com uma atmosfera pacífica, repleta de casas caiadas de branco . O castelo fica no topo da vila, proporcionando vistas magníficas sobre os campos ali à volta. Serpa é famosa pelo seu requeijão delicioso, que pode ser comprado numa das múltiplas queijarias da vila. A vila também tem um museu do relógio e uma pequena galeria de arte moderna, que abriu em 2019.



Alentejo Litoral: praias e trilhos de caminhada

É aqui que o solo alentejano se encontra com o oceano, numa costa selvagem composta por falésias e longas praias arenosas, que se estendem desde Troia até Odemira.

As praias do Alentejo estão entre as melhores do país, e ainda assim, permanecem pouco exploradas pelos visitantes. Até no pico do verão, é possível encontrar um lugar sossegado no areal para relaxar. Algumas das melhores praias na zona incluem: a Praia da Comporta, a Praia do Malhão, a Praia do Almograve e a Praia da Samoqueira.


Ao longo da costa, existem dois reservatórios de água e um parque natural, famoso pelos seus percursos de caminhada. Há o Reservatório do Sado, perto de Troia, um ponto de encontro para golfinhos.


Mais abaixo ficam as Lagoas de Santo André, cujas zonas húmidas são o local perfeito para quem queira fazer observação de pássaros e canoagem. Há ainda a Costa Vicentina, uma linha de costa acidentada que fica entre o Alentejo e o Algarve. As suas praias atraem multidões de surfistas, e as falésias enormes proporcionam bastantes oportunidades para dar belos passeios, especialmente durante o pôr do sol.



Locais que vale a pena visitar no Alentejo Litoral:

  • Troia – Esta península arenosa situa-se entre o Estuário do Sado e o Oceano Atlântico, atraindo visitantes pelas suas praias de prestígio e hotéis luxuosos. Existem bastantes opções de entretenimento aqui, incluindo um casino e um campo de golfe. Troia é também um ponto de encontro para golfinhos - vale bastante a pena fazer uma viagem de barco para os poder observar de perto. Pode conduzir até aqui a partir da Comporta, ou apanhar o ferry em Setúbal.


  • Comporta – Alguns quilómetros a sul de Troia fica esta impressionante vila costeira. A maioria das pessoas vem até aqui pela praia e para desfrutar de uma refeição de marisco num dos inúmeros restaurantes locais. Também é possível ter aulas de equitação ou visitar as vinhas da Herdade da Comporta.


  • Alcácer do Sal – Situada nas margens do rio Sado, Alcácer do Sal é uma velha cidade de pescadores rodeada de arrozais. Existem alguns locais históricos aqui, incluindo um museu arqueológico e um castelo mouro, que funciona como hotel desde 1998.


  • Vila Nova de Milfontes – Vila Nova de Milfontes é uma das várias freguesias situadas ao longo da Costa Vicentina, uma linha costeira repleta de praias e numerosos trilhos de caminhada. Existem três praias perto do centro, algumas destas simultaneamente viradas para o oceano e para o rio Mira, que corre por aqui. Mais longe, existem muitas mais praias, incluindo uma situada numa ilha, a que pode chegar de barco. Para além de nadar, pode fazer uma aula de surf ou alugar um caiaque para navegar ao longo do rio.



A melhor altura para visitar o Alentejo

O clima do Alentejo tende a ser bastante quente e seco, comparando com outras regiões de Portugal. No verão, as temperaturas podem chegar aos 37ºC, especialmente no sul. A melhor altura para visitar o Alentejo é durante a primavera, entre os meses de março e junho, ou em inícios de setembro, quando o tempo começa a arrefecer.



Quanto tempo deve ficar no Alentejo

Deve ficar pelo menos um dia em Évora, e depois fazer alguns passeios à volta da região. Uma semana é suficiente para ver a maior parte das vilas principais como Estremoz, Mértola, Marvão e Monsaraz. Com alguns dias extra, também pode passar algum tempo na praia. No entanto, se quiser ficar perto da costa é mais fácil viajar desde Lisboa. Claro que pode sempre criar o seu próprio itinerário do Alentejo - talvez opte por passar uma semana a tomar banhos de sol ou possivelmente prefira fazer caminhadas ao longo das montanhas no Norte, ou pode sempre escolher fazer ambos.



Gastronomia Alentejana

A cozinha alentejana tem várias iguarias tradicionais, tais como porco preto e cação. O pão é também uma parte essencial da dieta local e é o ingrediente principal de um prato tradicional chamado açorda alentejana. Este prato é famoso por todo o país, mas é maioritariamente comum no Alentejo. Para além de pão, inclui coentros, alho, azeite e ovos cozidos. Existem várias variedades da açorda, mas a mais popular é a Açorda de Marisco, feita com camarão e outros tipos de marisco.

A maioria dos restaurantes no Alentejo servem pelo menos uma refeição de porco. Pode ter o porco sozinho, por exemplo numa travessa de Plumas de Porco Preto ou acompanhado por amêijoas, no famoso prato tradicional Carne de Porco à Alentejana. Na costa, o marisco e o peixe apoderam-se do menu. As opções incluem amêijoas, percebes, ostras, entre outros.

O queijo e o vinho regionais são também dignos de se mencionar. Alguns dos melhores vinhos de Portugal são produzidos no Alentejo, grande parte destes nas regiões de Reguengos de Monsaraz e Borba. Vale a pena destacar ainda o famoso Requeijão de Serpa, perfeito para barrar em pão alentejano.



Vinícolas do Alentejo

Existem vinhas espalhadas por todo o país, e o Alentejo não é exceção. A região é famosa pelo seu vinho tinto encorpado e pelo doce vinho branco.

Regra geral, as vinícolas alentejanas fazem parte da Quinta da Herdade. Estas herdades rurais fazem visitas e sessões de prova de vinhos e algumas até oferecem opções de alojamento.

Em Évora irá encontrar a sede da Rota dos Vinhos do Alentejo. Aqui pode degustar alguns vinhos, pedir um mapa da rota e agendar visitas às vinícolas.

As melhores vinícolas perto de Évora são: a Adega da Cartuxa, o Monte da Ravasqueira e a Herdade do Esporão. Esta última também inclui um restaurante com uma estrela Michelin e um bar de vinhos, onde você pode ter uma sessão privada de prova de vinhos, caso tenha perdido alguma das visitas.


No norte, a Adega Mayor atrai visitantes com o seu edifício único, desenhado pelo arquiteto português Siza Vieira. Aqui pode participar em workshops sobre vinho e nas vindimas, quando chegar a época.

Já a sul, a Herdade dos Grous tem um hotel de cinco estrelas no meio das vinhas e olivais. Os hóspedes podem desfrutar de visitas à adega, assim como visitas guiadas à volta da quinta a pé, a cavalo ou até mesmo de balão de ar quente.



Atividades no Alentejo

Para além de provas de vinhos, há muitas outras atividades que pode aproveitar para fazer no Alentejo. Ao longo da costa Vicentina, encontrará vários trilhos para caminhar ou andar de bicicleta.

As praias junto ao Oceano Atlântico proporcionam boas oportunidades para fazer desportos aquáticos, como surf e caiaque, enquanto que as praias fluviais, com as suas águas calmas, são ideais para um mergulho relaxante. Perto do reservatório do Sado, na Comporta, pode passear a cavalo na praia com a Cavalos na Areia.

Para aprender mais sobre a herança do Alentejo, existe um workshop prático organizado pela Rota dos Compadres, que lhe ensinará uma variedade de coisas, desde a confeção de pão até à pintura de murais.



Melhores Hotéis do Alentejo

Uma das melhores maneiras de explorar o Alentejo é instalar-se em Évora, e depois conduzir à volta da região. Nós sugerimos que fique na Albergaria do Calvário, um hotel de gerência familiar localizado num bairro calmo perto do centro da cidade. Este hotel tem 22 quartos, um delicioso pequeno-almoço caseiro e um pátio, onde pode desfrutar de um copo de vinho à noite. Se trouxer carro, pode estacionar aqui sem pagar.

Ao viajar pelo Alentejo, pode decidir passar a noite noutra cidade ou até uma semana numa região específica. Estes são alguns dos melhores hotéis no Alentejo:

  • Convento do Espinheiro – Logo à saída de Évora fica este hotel de cinco estrelas, situado num convento do século XV renovado. Tem 8 hectares com belos jardins, piscinas interiores e exteriores, campos de ténis, 2 restaurantes, um bar com um piano e uma igreja. Os quartos são modernos e luxuosamente mobilados.


  • L’AND Vineyards – Este hotel de 5 estrelas possui um spa, duas piscinas e um restaurante com estrela Michelin – um autêntico retiro pacífico perto de Montemor-o-Novo. Este edifício branco moderno, contrasta com os campos e vinhas que o rodeiam. Pode fazer um curso sobre vinho aqui ou marcar uma visita às vinícolas na vizinhança.


  • Pousada de Estremoz – Este hotel situa-se num castelo do século XIV e destaca-se pela sua torre alta de mármore. No interior a decoração fá-lo viajar atrás no tempo, com mobília antiga e molduras douradas a decorar os quartos. Alguns quartos têm camas de dossel, para que possa dormir como a realeza. Há também um restaurante, uma piscina exterior e um pequeno jardim, onde pode dar um passeio sossegado.


  • Herdade dos Grous – Alguns quilómetros depois de Beja, irá encontrar esta herdade rural calma, rodeada por um lago artificial. Aqui pode passear a cavalo, observar pássaros e aprender tudo acerca de agricultura orgânica. À volta do hotel, existem plantações de oliveiras e vinhas, que produzem vinhos premiados.


  • Quinta do Barrieiro (perto de Marvão) – A arte e a natureza juntam-se nesta herdade rural no meio do Parque Natural de São Mamede. Os hóspedes podem ficar alojados numa das casas, que têm entre um a três quartos. Todas elas têm uma pequena cozinha, uma sala de estar e vistas espetaculares para as montanhas. Para além das casas, existe também uma piscina, um lago natural e um parque com esculturas, com peças da artista Maria Leal da Costa.


  • Alentejo Marmoris (Vila Viçosa) – Este hotel luxuoso fica a poucos passos do Paço Ducal, em Vila Viçosa. Destaca-se pela sua decoração em mármore - todos os quartos têm uma casa de banho em mármore e alguns deles têm ainda um terraço privado. Há um restaurante no local, que serve refeições sofisticadas, confecionadas com ingredientes locais. Os hóspedes podem também desfrutar das duas piscinas do hotel ou relaxar no spa, que oferece uma variedade de tratamentos, desde massagens com pedras a hidroterapia.


  • Herdade do Amarelo (perto de Vila Nova) – Perto de Vila Nova de Milfontes encontrará esta quinta única, construída no século XIX. Há seis tipos de suítes, todas com jacuzzi e vista para as montanhas. Os hóspedes podem seguir os trilhos de caminhada que atravessam a propriedade ou desfrutar das diversas instalações, que incluem um spa e uma piscina de água salgada.



Os Melhores Restaurantes No Alentejo

  • Taberna Típica Quarta Feira (Évora) – Esta taberna local fica na parte mais antiga de Évora. Não tem menu, por isso terá de confiar nos chefes e no conceito. Aconselhamos a pedir uma bebida enquanto espera pela seleção de pratos, que inclui normalmente aperitivos, um prato principal e uma sobremesa. Certifique-se de reservar com antecedência e de trazer algum dinheiro consigo.


  • L´and Vineyards (Montemor) – Este restaurante de primeira categoria fica nos arredores de Montemor, rodeado por vinhas. O menu de degustação inclui pratos da terra e do mar, todos confecionados com ingredientes locais. Certifique-se de acompanhar a sua refeição com uma seleção de vinhos, selecionados pelo sommelier da casa.


  • Venda Azul (Estremoz) – A atmosfera animada do Venda Azul é razão suficiente para visitar Estremoz. O restaurante tem um menu do dia ao almoço, porém, aqui o destaque é o porco preto. As doses são bastante generosas, por isso, certifique-se de trazer um ou dois amigos consigo para ajudar. Para terminar, os funcionários oferecem um shot de abafado ou ginjinha.


  • Mil Homens (Marvão) – Este restaurante de gerência familiar tem deliciado os seus visitantes desde 1967. Fica na Portagem, uma pequena aldeia perto do rio Serpa, a caminho de Marvão, e os destaques do menu incluem a sopa de sarapatel e o ensopado de cordeiro.


  • Molhó Bico (Serpa) – O Molhó Bico fica numa antiga adega e oferece a oportunidade de provar a gastronomia alentejana a qualquer pessoa que visite Serpa. O menu inclui porco ibérico, ensopado de cordeiro e açorda, uma espécie de sopa de pão típica desta região.


  • Alento (Vila Nova) – Este restaurante contemporâneo fica no coração de Vila Nova de Milfontes. O menu tem uma seleção de pratos inovadores, todos com base em ingredientes regionais. A maior parte das refeições são confecionados num forno a lenha e há sempre marisco e peixe frescos disponíveis, que pode ver e escolher antes de pedir.


  • Dona Bia (Comporta) – A caminho da Comporta, pode fazer uma paragem neste restaurante local para comer qualquer coisa. As especialidades incluem: pratos de arroz, marisco e peixe fresco grelhado. As doses são bastante grandes, por isso faça questão de trazer alguém para partilhar.