Sagres

Sagres - na ponta ocidental do Algarve

Na ponta ocidental do Algarve, ergue-se a cidade de Sagres com as suas magníficas praias e paisagens deslumbrantes.

No século XV, Sagres era conhecida pela sua escola de navegação fundada pelo Infante D. Henrique, e foi a partir daqui que as primeiras caravelas foram lançadas durante a Era Portuguesa dos Descobrimentos.

A cidade ainda é relativamente intocada pelo turismo e é principalmente cercada por casas baixas e ruas tranquilas. Sagres oferece aos visitantes um fantástico litoral repleto de praias e falésias impressionantes, que proporcionam o cenário perfeito para uma caminhada.

O mar turbulento também atrai muitos surfistas para Sagres, que estão ansiosos para apanhar as melhores ondas em Portugal. Se está apenas a começar, inscreva-se numa das muitas escolas de surf da região e, se já for um profissional, pode simplesmente alugar o equipamento de surf para evitar carregar o seu próprio equipamento.

Além das praias, Sagres possui dois marcos importantes, a Fortaleza de Sagres e o Cabo de São Vicente. A Fortaleza de Sagres foi originalmente estabelecida no século XV e depois restaurada em 1793. Dentro da fortaleza, há uma antiga torre de cisterna, uma pequena igreja fundada no século XVI e uma enorme bússola de vento, que até 1921, foi enterrada por baixo de uma Igreja. A partir da Fortaleza de Sagres, pode admirar a vista das falésias até o promontório do Cabo de São Vicente, o ponto mais ao sul da Europa.

O Cabo de São Vicente foi nomeado após o corpo de São Vicente ter sido levado, para proteger a região da invasão mouros e foi considerado um local de peregrinação durante séculos. No topo da falésia existe um farol que está entre os mais poderosos faróis da Europa, uma vez que pode ser visto até uma distância de 45 km da costa.

Para explorar Sagres é melhor utilizar um carro, já que não há muitos transportes públicos na região. Pode chegar ao Cabo de São Vicente de carro ou apanhar um dos autocarros locais que partem de Sagres, de segunda a sexta-feira.

Entre a Fortaleza de Sagres e o Cabo de São Vicente encontra-se a Reserva Biogenética de Sagres, uma área protegida com um ecossistema único e muito popular entre os observadores de aves.

Todos os anos, em Outubro, Sagres acolhe o Festival Mundial de Observação de Aves, um festival onde pode desfrutar de passeios guiados com especialistas e aprender mais sobre as aves da região. Outros eventos anuais em Sagres incluem as celebrações carnavalescas, entre Fevereiro e Março e a Festa de Sagres que homenageia a padroeira de Nossa Senhora da Graça. O festival acontece de 16 a 17 de Agosto e inclui uma procissão de barcos para o Cabo São Vicente.

Explore esta região, seguindo o nosso Tour em Vila do Bispo. Informe-se, também, sobre Vila do Bispo, Praias de Vila do Bispo e Burgau.