casa-dos-sonhos-last-remaining-weeks.jpg.png

O guia de Visita para Tavira

Com origens que datam desde a Idade do Bronze, Tavira é uma das mais belas cidades do Algarve.

Localizada nas margens do Rio Gilão e a apenas 40 minutos do Aeroporto de Faro, este é o destino de viagem perfeito!

Desde praias até locais históricos e museus, Tavira tem tudo o que você poderia querer numas férias. 


O Que Fazer em Tavira

O Algarve Oriental pode não ser tão popular entre os turistas como as áreas a Oeste e no Centro, contudo existe ainda bastante para ver e fazer. Aqui estão algumas das nossas escolhas de topo de coisas que você pode fazer em Tavira!


Praias em Tavira

As praias em Tavira estão divididas entre duas ilhas: a Ilha de Tavira e a Ilha de Cabanas. A maior parte das praias, contudo, são encontradas na Ilha de Tavira. Estas praias incluem: a Praia de Tavira, a Praia da Terra Estreita, a Praia do Barril e a Praia do Homem Nú. A Ilha de Cabanas é uma pequena ilha que contém apenas uma praia, a Praia de Cabanas.


Praia de Tavira

Perto da cidade, esta é uma praia popular e apropriada para famílias. Isto significa, obviamente, que podem-se concentrar multidões aqui por vezes. Contudo, tendo em conta que a praia tem uma extensão de 7km, uma pequena caminhada ao longo da costa irá lhe permitir encontrar um espaço para si.

A água neste local é bastante clara, contudo pode estar um pouco fria, mesmo no verão, portanto prepare-se para uma experiência refrescante!

Para chegar até esta praia você irá precisar de apanhar uma valsa. Durante os meses de verão, você pode apanhar uma viagem de carro de 20 minutos a partir do centro de Tavira, ou pode apanhar a valsa disponível durante todo o ano, que parte do porto do Cais das Quatro Águas. Esta viagem é um pouco mais curta durando cerca de 10 minutos. Caso você não pretenda esperar na fila e queira chegar até à areia um pouco mais rápido, os táxis aquáticos são também uma opção. Contudo, se escolher em ir até à ilha, esta é uma bela viagem, pois você poderá observar as lagoas do Parque Natural da Ria Formosa.

Assim que você chegar, na praia, você irá encontrar todas as facilidades que você possa querer. De maio até dezembro, você poderá escolher a partir de uma enorme variedade de cafés e restaurantes, quando precisar de uma pequena pausa do sol e do surf.



Praia da Terra Estreita

Esta é a praia mais pacata da Ilha de Tavira. Não existe nenhuma valsa direta até esta praia, por isso, se você planeia realizar uma visita, você terá que viajar através de barco a partir da vila de pesca mais próxima: Santa Luzia.

Assim como as outras praias de Tavira, esta praia possui areia macia e água azul clara do Atlântico. Esta praia é límpida e tem acesso através de água pouco profunda, apropriado para pessoas que façam a visita com crianças.

Caso você esteja à procura de algo mais relaxado e fora da sua típica experiência turística, esta praia é para si. Contudo, mesmo que não haja tantas pessoas, não significa que você não possa aceder a algumas facilidades úteis. Esta praia possui também casas de banho e um bar, onde você pode adquirir bebidas e sanduiches. É também possível alugar guarda-sóis, ou cadeiras para o seu dia.



Praia do Homem Nú

Entre a Praia de Tavira e a Praia da Terra Estreita, você irá encontrar a Praia do Homem Nú. A partir do estacionamento, no resort Pedras del Rei, você pode atravessar uma ponte em suspense até à ilha. Assim que lá chegar, você pode caminhar durante 5 minutos num caminho pavimentado, ou entrar no comboio do turista que o levará até à praia.


Contudo, antes de planear em tornar este o seu destino de escolha, você precisa de saber uma coisa: esta é uma praia de utilização opcional de roupa. Por isso, se você trouxer crianças, ou se sentir envergonhado à volta de nudismo, você estará mais confortável numa das outras praias.

Apesar de não haver muitas facilidades nesta praia, você pode caminhar até à Praia do Barril para adquirir o que precisar.



Praia do Barril

Ao caminhar através da ponte a partir de Pedras del Rei, a primeira praia que você irá ver será a Praia do Barril. Há entrada da praia fica o cemitério das âncoras, um surpreendente tributo memorial à comunidade de pesca de atum de Tavira. Os edifícios foram utilizados no passado pela indústria de pesca, tendo sido transformados em: lojas, cafés e restaurantes, permitindo aos visitantes aproveitarem ao máximo o seu tempo nesta ilha.

Esta é uma praia bem conservada que corre ao longo das dunas de areia e dos apartamentos de barro que servem de casa para algumas espécies de pássaros da área. Esta é uma boa praia para famílias, ou pessoas que estejam à procura de se divertir nas águas claras e pouco profundas.


Praia de Cabanas

Para a perfeita caminhada sem calçado na areia, vá até à Praia de Cabanas na Ilha de Cabanas. A areia daqui é inacreditavelmente macia e com uma extensão de 7km, este é o local ideal para caminhar.

Com uma maré baixa, você pode caminhar até à ilha a partir da terra principal. Com a maré alta, você terá que atravessar através de barco. Esta praia é possui um pequeno restaurante/bar, portanto se você não trouxe a sua própria comida, você não terá que passar fome!

Esta praia de bandeira azul é popular entre os locais e um pequeno número de turistas, contudo não concentra tantas multidões como muitas outras praias de Portugal. Muitos visitantes usuais da praia ficam perto do restaurante e do passadiço. Quanto mais longe você caminhar, mais privacidade você irá ter.



Camera Obscura

Assim que você tiver tido o que chegue do sol e da areia, existe ainda bastantes coisas para fazer na cidade. Uma das melhores e mais únicas coisas em Tavira é a Camara Obscura. Localizada numa antiga torre de água que data até 1931, esta é uma forma única de aproveitar a paisagem da cidade.

Fazendo usufruto de espelhos e de lentes, uma imagem real de Tavira é projetada numa mesa no centro da cidade. Podendo observar carros e pedestres a navegar pelas ruas em tempo real, você terá acesso à história da tecnologia e a um pequeno vislumbre dos monumentos de Tavira.



Castelo de Tavira

O castelo é datado do século XI, tendo sido expandido pelo Rei D. Dinis em 1294, após a conquista de Tavira pelos cristãos em 1242.

Atualmente, você pode explorar as muralhas do castelo e aceder às ameias que correm ao longo do lado Este desta fortificação. As paisagens da cidade são incríveis, os jardins interiores impressionantes, e, sem quota de entrada, esta é a maneira perfeita de passar algum tempo durante a tarde.



Igrejas

Tavira é conhecida, entre outras coisas, pelas suas variadas igrejas históricas. Enquanto que 20 destas se encontram na cidade, cada uma oferecendo a sua beleza própria, as restantes são as de visita mais gratificante.

Igreja da Misericórdia

Esta igreja é uma verdadeira beleza do Renascimento. Encomendada na metade do século XVI, a Igreja da Misericórdia é uma obra-prima. No nicho abaixo do portal cravado, você irá poder ver a estátua da Nossa Senhora da Misericórdia com estátuas de São Pedro e de São Paulo em ambos os lados. No seu interior, os seus olhos serão imediatamente atraídos até aos paneis de azulejo azuis e brancos que retratam os 14 atos de misericórdia. E, como se isto não fosse suficiente, o altar dourado irá deixá-lo verdadeiramente surpreendido.


Igreja de Santa Maria do Castelo

Esta igreja é datada do século XIII, tendo sido construída no local de uma mesquita moura. Originalmente construída num estilo gótico, a igreja foi significativamente danificada pelo terramoto de 1755, sendo reconstruída num estilo neoclássico. A torre de relógio e o portal de pedra, contudo, continuam a ser datados da estrutura original. Mais notavelmente, esta igreja serve como o local de descanso final de 7 cavaleiros que, como a lenda o diz, morreram quando os mouros lhes fizeram uma armadilha e recapturaram Tavira. No seu interior você irá também o túmulo de Paio Peres Correia, que foi um dos homens que lutaram para vencer de volta a cidade em 1242 e em 1249 fez parte da reconquista de Silves.



Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Construída entre 1747 e 1789 esta igreja é mais conhecida pelo seu altar surpreendente. A capela-mor é considerada como uma das mais interessantes peças de altar do estilo rococó no Algarve. Este altar é magnificamente cravado, contendo múltiplos belos trabalhos, incluindo: múltiplos nichos, uma cadeira, quadros e uma cúpula que contém uma representação da Nossa Senhora do Carmo no centro.

Outras igrejas que são dignas de se visitar, são: a Igreja de São Brás, a Igreja de São Paulo e a Igreja de Santa Ana.


Praça da República

Localizada no centro da cidade, a Praça da República é o sítio perfeito para aproveitar grande parte daquilo que Tavira tem para oferecer. Num dos lados da praça pública, você irá poder ver uma Câmara Municipal larga e pintada de branco, você irá encontrar restaurantes, bares e cafés, onde você pode apreciar uma refeição, ou beber uma bebida com o ar fresco do Algarve.

A praça contém também pequenas fontes e piscinas, um memorial de guerra, um pequeno anfiteatro e um escritório de turismo, onde você pode adquirir um mapa de Tavira que irá tornar mais fácil para si encontrar todos estes grandes destinos.


Jardim do Coreto

Perto da Praça da República fica o Jardim do Coreto. Este belo parque é popular entre os locais que procuram um pouco de ar fresco. Este é o parque mais antigo de Tavira, datado de 1890. Perto da praça pública e da ponte romana, este parque é o sítio perfeito para respirar ar puro e encontrar um pouco de sombra. Caso você tenha sorte, você irá poder ver um músico de rua para algum entretenimento local.



Ponte Antiga Sobre o Rio Gilão

Frequentemente apelidada de ponte romana, esta bela estrutura proporciona um percurso apenas para pedestres através do rio Gilão. Apesar do seu nome, esta pente não pertence ao período dos romanos. Esta ponte data da era dos mouros, em 1100 com uma alteração na sua fachada após uma reconstrução em 1600. Sente-se num dos bancos e aproveite um momento ou dois para aproveitar tudo. A partir da ponte, você pode ver algumas das casas mais impressionantes de Tavira, a Praça da República, podendo ter um verdadeiro vislumbre da história da cidade.


Museus

Palácio da Galeria

Esta é a localização principal do Museu Municipal de Tavira. Este antigo palácio localiza-se no topo da Calçada da Galeria, um antigo acampamento fenício. De facto, durante o escavamento do átrio do palácio, foram descobertos poços identificados como poços de rituais fenícios dedicados a Baal, o deus das tempestades, que datam até ao século VII e VI antes de cristo. Estes poços escavados encontram-se preservados na cave do edifício.

Este museu abrange um vasto número de tópicos, incluindo: arte contemporânea, a formulação da dieta local e as tradições de pesca e de cultura.


Núcleo Museológico Islâmico

Esta é uma das exibições mais fascinantes encontradas no Museu Municipal de Tavora. Aberto pela primeira vez em 2012, esta exibição coloca a história islâmica de Tavira em completa demonstração.

O artefacto mais famoso é o Vaso de Tavira que possui figuras de barro de homens montados a cavalo e de músicos ao longo do aro.

Os artefactos que se encontram em demonstração foram descobertos durante várias escavações ao longo da parte antiga da cidade. Enquanto estivar a visitar esta exibição você poderá observar uma secção da parede islâmica que outrora guardara a cidadela e vários objetos que interpretariam um importante papel na vida quotidiana.



Centro Ciência Viva de Tavira

Caso você esteja a viajar com crianças e queira fazer algo divertido que não envolva praia, vá a este centro de ciência! Ele é bastante pequeno, mas possui vários laboratórios interativos e experiências científicas. Os seus funcionários são bastantes prestáveis e sempre prontos a ajudar com as experiências.


Onde Fazer Estadia em Tavira

Desde alugues para férias até hosteis e resorts para acampar, Tavira possui acomodações para todos os tipos de viajantes!


Hotéis e Resorts

Não existe falta de resorts fabulosos e de hotéis em Tavira. Aqui estão algumas das nossas escolhas de topo!


Pedras Del Rei

Quando se fala sobre conveniência e luxo, você dificilmente irá encontrar uma localização melhor do que o resort Pedras Del Rei! Caminhando a distância da Praia do Barril, localizada no coração do Parque Natural da Ria Formosa e a uma pequena distância de Santa Luzia, existem bastantes coisas para fazer nesta área.

O resort consiste em apartamentos completamente equipados e moradias para alugue, desde acomodações de estúdio de 1,2 e 3 quartos. As opções de facilidades neste local incluem: uma piscina exterior, um centro de fitness, um parque, um campo de ténis e o alugue de bicicletas.


Pousada Convento Tavira

Localizada na colina do castelo de Tavira, esta é uma propriedade verdadeiramente única. No passado era um convento do século XVI, com uma localização central e todos os confortos modernos que você poderia querer enquanto faz estadia neste local histórico.

Os quartos são brilhantemente coloridos, sendo no passado um claustro, aqui existem varandas privadas que proporcionam paisagens fantásticas dos telhados abaixo. Com um campo de ténis, uma piscina, lojas, um spa, um salão de jogos, uma biblioteca, um bar e um restaurante, certamente que você irá ter uma estadia confortável.

Para alguma diversão extra, alugue um segway e explore Tavira em estilo!


Casas de hóspedes e Apartamentos


Pensão Agrícola

No passado uma antiga casa de quinta, a Pensão Agrícola é uma charmosa casa de hóspedes. Quente e acolhedora, você sentir-se-á em casa instantaneamente. Faça amizade com o Ernesto, o burro enquanto aprecia a verdadeira hospitalidade. Localizada entre Tavira e a vila Cacela Velha, você pode apreciar um verdadeiro refúgio aqui. Explore as bases, ou simplesmente relaxe ao sol – qualquer que seja a sua decisão, você pode realizá-la neste pequeno pedaço do mundo antigo.

Assim como muitas cidades turistas populares, existem vários apartamentos disponíveis para alugue. Caso você pretenda explorar a área e ficar num espaço privado, muitos alugues para férias podem ser encontrados online. Caso você necessite de ajuda a encontrar a acomodação certa, contacte-nos. Nós sabemos exatamente o que procurar estamos mais do que contentes em o ajudar.


Acampar

Caso você pretenda ir acampar no Algarve, Tavira apresenta-se como uma oportunidade de ouro.

A Praia de Tavira oferece alguns locais para campismo de maio até setembro, caso você queira ficar perto da praia.

A 20 minutos de Tavira fica Fuseta, onde você pode fazer estadia no Roteiro Campista. A Este de Tavira fica o Camping Ria Formosa que lhe permite explorar os grandes exteriores enquanto dorme sobre as estrelas. Caso você esteja a viajar numa casa a motor, O Parque de Auto caravanismo de Manta Rota (entre Tavira e Vila Real de Santo António) pode ir de encontro às suas necessidades.



Onde Comer em Tavira

Para amantes de peixe fresco, Tavira é uma verdadeira gema! Mesmo que você não esteja assim tão interessado em atum, baixo de pedra, e peixe espada em que esta área é famosa, existem ainda bastantes opções de comidas deliciosas disponíveis para si. Aqui estão alguns dos nossos locais favoritos para comer!


D’Gusta

D´Gusta especializa-se em tapas portuguesas, por isso você pode experimentar uma grande variedade destes pratos se quiser! Para uma experiência especial, peça a tártara de atum. É maravilhosa! Caso você se esteja a sentir corajoso assegure-se de que experimenta o chouriço flamejante! Com uma grande seleção de vinhos locais, de opções de sobremesas deliciosas, funcionários amigáveis, decoração acolhedora, você ficará contente por ter vindo.


Artefact

Este é um restaurante relativamente recente que se especializa em comidas locais. Utilizando a sua própria agricultura para o uso de muitos dos ingredientes, o uso da sua agricultura significa que as comidas são as mais frescas e cheias de sabores naturais. Experimente o carpaccio de atum, o gratinado de alho-poró e couve-flor, e o peito de pato. Você não pode mesmo escolher algo errado com este menu. Tudo delicioso, tudo incrível. Assegure-se de que telefona com antecedência de forma a reservar uma mesa. Caso você não o faça, poderá não ter muita sorte em arranjar lugar para comer.


Mercado da Ribeira

Apesar de este não ser um restaurante no sentido tradicional, ele pode-lhe oferecer alguns tratos enquanto aqui estiver. O Mercado da Ribeira é o mercado da parte antiga da cidade. Apesar de já não funcionar como tal, é ainda digno de se visitar.

Restaurado em 2001, a fachada exterior foi mantida de forma a ser igual a de 1887. No seu interior, contudo, o mercado é cheio de lojas e de restaurantes. Este é o sítio perfeito para lanchar, ou tomar um café e apreciar a observação de pessoas na esplanada.


Viagens Diárias a partir de Tavira

Apesar de haver bastantes coisas para o ocupar na cidade, existem algumas coisas para fazer à volta de Tavira que o podem interessar!


Parque Natural da Ria Formosa

Considerada como uma das zonas húmidas mais importantes na terra, fazer uma visita à Ria Formosa é impressionante.

Estendendo-se por 170 quilómetros quadrados de ilha, canais de água, camas de marisco, isto é algo bastante espetacular. A Ria Formosa também se apresenta como uma oportunidade para observar alguma da flora e da fauna que utilizam Portugal como casa.

Com ponto de partida em Cabanas de Tavira você pode apanhar um cruzeiro que o irá levar através da delicada e pristina paisagem. Mantenha os seus olhos atentos às garças roxas e aos pântanos ocidentais. Se você estivar a viajar até Tavira durante o inverno, procure os residentes sazonais como os flamingos! Alguns pássaros migratórios, como: o perna-vermelha e as águias calçadas utilizam a Ria Formosa para fazerem uma pausa durante a sua jornada anual.

Para além da oportunidade de poder observar um grande número de pássaros, você pode também observar os pescadores a trazerem a sua pesca diária como o têm feito à centenas de anos.



Santa Luzia

Santa Luzia é uma vila de Pescadores que fica a uma curta viagem de carro de Tavira. Tente chegar cedo de forma a poder observar os barcos de pesca coloridos à procura da pesca diária. Depois, faça uma viagem até ao mercado de peixe de forma a poder ver a pesca diária!

Santa Luzia é conhecida como a capital do polvo do Algarve, por isso, não perca a oportunidade de experimentar algum deste. O polvo encontra-se no menu de quase todos os restaurantes que se alinham ao longo do porto, por isso não tenha vergonha!

A vila é pequena, por isso é melhor combinar a sua visita com uma viagem até à Praia da Terra Estreita. Santa Luzia encontra-se no Algarve Cycle Path, ficando a apenas 3 quilómetros de Tavira, tornando-a na paragem perfeita para ambos ciclistas e caminhantes.



Cabanas de Tavira

Cabanas de Tavira é uma pequena vila com muito para lhe oferecer. Tornando-se rapidamente num local bastante atrativo para turistas, não é difícil de perceber porquê.

Esta vila é casa para locais históricos significativos como o Forte de São João da Barra. Originalmente construída no século XVII, o edifício mantém-se como um exemplo da arquitetura militar portuguesa. O forte funciona agora como uma casa de hóspedes, oferecendo paisagens incríveis de ambos o mar e dos caminhos de água da Ria Formosa.

Se visitar durante o Ano Novo, assegure-se de fazer as celebrações ao longo da beira-mar. Sente-se, relaxe e aproveite o fogo-de-artificio!

Não visite Cabanas de Tabira sem experimentar as delícias locais: o atum e a amêijoa!



Cacela Velha

Localizada entre Tavira e Vila Real de Santo António, Cacela Velha é uma vila com uma história interessante. Ao longo dos anos, a área tem servido de casa para várias civilizações, incluindo: os fenícios, os romanos e os árabes.

Situada numa colina, esta vila de pesca é ainda desconhecida para turistas. Faça uma visita à Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a única igreja na cidade. Originalmente construída durante o século XVI, esta igreja tem uma arcada renascentista. Ao lado da igreja fica a Fortaleza de Cacela. Esta fortificação foi construída para proteger a vila das invasões piratas. Apesar do interior do forte ser fechado ao público (é utilizado como espaço de escritório para a Guarda Nacional Republicana), permanece ainda como algo incrível de se ver. As muralhas do forte oferecem algumas vistas panorâmicas bastante surpreendentes que trazem a região à vida, especialmente ao pôr do sol!

Abaixo da vila fica a Praia de Cacela Velha, uma pacata, praia de 2 quilómetros, que é ideal para nadar!

Tente planear a sua visita para o mês de julho, de forma a poder participar nas noites de Moura Encantada. Este festival dura 4 dias e recria o tempo da ocupação árabe e inclui comida árabe, música e um mercado tradicional de souk.


Tavira pode até nem ser o topo da lista de muitos turistas, contudo, deveria mesmo lá estar. Para belas praias, uma hospitalidade incrível e locais históricos surpreendentes, Tavira é o local ideal.

Explore a região ao seguir uma visita de 2 dias, ou contacte-nos para marcar a sua aventura única em Tavira!