As 10 Melhores Praias de Portugal

Oferecendo a melhor linha costeira em todo o continente europeu, não surpreende que Portugal possua as mais belas praias.

Desde enseadas isoladas até extensos e largos locais arenosos, Portugal possui as praias perfeitas para qualquer tipo de atividade. Quer esteja à procura de um dia para relaxar à beira mar, ou esteja à procura de emocionantes desportos aquáticos e de experiências naturais únicas, Portugal é o local ideal.

Para o ajudar ter a melhor experiência na sua viagem, aqui estão as nossas 10 escolhas de melhores praias em Portugal.


Praia da Rocha

Localizada perto de Portimão, no Algarve, a Praia da Rocha, larga e bela, fica situada a uma distância conveniente de hotéis, resorts e cafés da área.

A Praia da Rocha encontra se rodeada por deslumbrantes falésias vermelhas e oferece uma vasta extensão de areia dourada com mais do que espaço para albergar milhares de visitantes diários que se juntam nesta zona da costa algarvia todos os verões.

Esta praia é perfeita para descansar ao sol, ou se procura algo mais aventureiro não irá ter nenhum problema em encontrar o que pretende. Não só as cadeiras de praia e os guarda-sóis se encontram para alugar, como também as motas de água e os barcos de banana se podem alugar.

A entrada para a água é de pouca profundidade tornando a praia num local seguro para crianças, possuindo igualmente, ondas altas o suficiente para os amantes de bodyboard.

O dia na Praia da Rocha ganha outra vida com o cair da noite com uma enorme variedade atrativa de restaurantes, bares e discotecas!


Praia da Adraga

Perto da cidade de Sintra e apenas a 27 milhas de Lisboa, a Praia da Adraga é um pequeno e pacato pedaço do paraíso.

Rodeada de altas falésias, esta enseada aparenta ser isolada e robusta, sendo, no entanto, facilmente acessível e apaixonante.

Esta praia pacata emerge no término de uma longa e sinuosa estrada, sendo uma das favoritas pelos habitantes locais, proporcionando alguns dos melhores pores do sol do mundo. Com uma impressionante arcada rochosa na costa, e com várias formações rochosas a emergir do oceano, a Praia da Adraga aparenta ser de outro mundo.

Esta praia não é ideal para nadar, pois a sua maré pode ficar um pouco agressiva. Contudo, para os amantes de surf e de bodyboard ela é perfeita devido à sua ondulação.

A Praia da Adraga vai agradar o seu explorador interior. A sua maré baixa proporciona acesso a várias cavernas, grutas e corredores para investigar.

Existe também uma excelente oportunidade para caminhar aqui, fazendo usufruto das várias rochas como um ponto de vantagem para se obter uma bela vista do mar. Você pode caminhar todo o percurso até à Praia das Macas no Norte e até ao Cabo da Roca no Sul.


Se você pretender estar mais parado isso também é possível, esta praia tem um vasto número de facilidades. Logo à entrada da praia você irá encontrar o “Restaurante D’Adraga servindo peixe fresco delicioso e belos pratos de carne que irão satisfazer até os clientes mais exigentes. Um pequeno aviso, caso você não tenha feito uma reserva antecipada prepare se para ter que esperar por uma mesa. Felizmente, a praia está mesmo ali para o ajudar a passar melhor o tempo!



Praia da Arrifana

A Praia da Arrifana fica localizada a 6 milhas do exterior da cidade de Aljezur, no Algarve. Se você está interessado em surfar e em se aproximar da natureza, a Praia da Arrifana é o local ideal para si!

Esta praia de bandeira azul possui um alcance de meia milha em formato de concha, promovendo um pouco de proteção contra a ventania do Norte. Ao olhar a Sul, você verá a icónica Pedra Agulha, e ao olhar a Norte, ao fundo da praia, perto do porto piscatório, você encontrará excelentes condições para praticar mergulho.

Para chegar à praia, você terá que descer por uma estrada longa desde o estacionamento no topo da falésia. Isto significa que a Praia da Arrifana pode ser de difícil acesso para pessoas com problemas de mobilidades. Existe, no entanto, um sistema de buggy pronto que poderá servir de ajuda.

Assim que você tiver chegado e estiver na areia, pode alugar pranchas e fatos de mergulho, caso não tenha trazido os seus. Existe também uma escola de surf se você estiver à procura de aprender ou apenas de relembrar umas lições antigas. Existem instalações sanitárias na praia e um Nadador-Salvador em serviço durante a época alta.

Depois de dominar as ondas na sua prancha de surf ou bodyboard, vá ao “Restaurante da Praia” localizado na praia, para saborear frutos do mar frescos e uma vista gloriosa. Ou vá até à cidade situada entre os penhascos. Você vai encontrar vários cafés e restaurantes com uma oferta fresca e deliciosa de cozinha portuguesa.

Ao final da tarde, com o pôr do sol sobre o Atlântico, as falésias de arenito laranja e preto parece que se incendeiam, tornando o ambiente favorável a um pouco de romance.

Os entusiastas pela história devem fazer uma visita às ruínas da Fortaleza de Aljezur que fica situada no topo da falésia do Norte, ou realizar uma viagem atrás no tempo ao visitar a Ponte da Atalaia, nas redondezas. Estes locais proporcionam uma vista sobre o Atlântico incomparável, e podem ser acedidas como parte de uma visita diária ou através de uma caminhada pela Trilha dos Pescadores da Rota Vicentina.


Praia da Rainha

A Praia da Rainha fica localizada numa pequena enseada perto da zona mais antiga de Cascais. Apesar desta praia ser pequena, com apenas 50 metros, esta compensa o seu tamanho com uma localização central e com as suas paisagens deslumbrantes.

A última rainha de Portugal, Dona Amélia chegou a reivindicar esta como a sua praia privada. Dada a sensação de proteção e de isolamento da praia facilmente se entende o seu motivo. Esta zona possui um mar calmo, e uma límpida areia dourada, tornando-a no local ideal para visitas familiares ou para pessoas que pretendem evitar grande movimento de surfistas.

Esta praia pode atrair multidões, contudo existem muitas atividades para fazer nas redondezas. Logo acima da praia encontra se o Largo da Praia da Rainha, um quadrado onde se pode sentar, apreciar uma boa refeição ou uma bebida refrescante enquanto respira o ar do mar e observa o Oceano Atlântico.

A Praia da Rainha fica a uma distância curta a pé da estação de comboio e das lojas das redondezas, bares e cafés, tornando a num local ideal para qualquer turista em Cascais à procura de descontrair e de explorar a área.



Praia de Benagil

A Praia de Benagil é uma das praias mais populares do Algarve. Com uma areia macia, falésias douradas e uma água azul-turquesa, o charme da Praia de Benagil é inegável.

Esta praia e o seu marco natural de visita obrigatória, o Algar de Benagil, encontram se a uma distância de 15 minutos de Lagoa, e a 25 minutos de Portimão, tornando a numa paragem conveniente para qualquer visitante na região.

Os visitantes de Benagil não irão ficar desapontados. Estacione o seu carro no topo das grandes falésias e desça até à praia a partir daí. Rodeado de enseadas, cavernas e de percursos de caminhada, esta praia é perfeita até para o turista mais aventureiro.

Alugue uma prancha de stand-up paddle boarding ou um caiaque para fazer uma visita guiada por si próprio ao Algar de Benagil, ou, se está num estado de espírito mais ambicioso e possui as habilidades para tal, nade os 200 metros desde a praia até ao Algar de Benagil.

Quando terminar de explorar a praia, um autêntico restaurante de comida do mar portuguesa espera por si! A uma distância facilmente percorrida a pé, você pode encontrar uns dos melhores e mais frescos pratos de comida do mar que o Algarve tem para oferecer.

Se você não se importa com multidões, a Praia de Benagil é um local de visita obrigatória.



Praia da Luz

A Praia da Luz é uma praia localizada numa pequena cidade resort mesmo à saída de Lagos, no Algarve. A Praia da Luz é de pouca profundidade, limpa e coberta de areia fina e macia tornando-a no local perfeito para relaxar e apreciar as suas fantásticas paisagens.

Esta praia pode congregar multidões nos meses de verão, contudo, a parte oriental, à frente da pedra preta, é mais pacífica. Na parte ocidental da praia, você irá encontrar uma zona rochosa com uma pequena enseada. Nessa enseada fica uma praia pequena, conhecida como a Prainha. Esta pequena praia encontra se na maior parte do tempo tranquila, rodeada de águas cristalinas e pacíficas. Este nível de água é visível devido à elevada concentração de rochas na costa que podem ferir um nadador que não esteja a prestar atenção ao seu caminho.

Atrás da Praia da Luz fica um passeio cheio de cafés, bares e restaurantes. Caso você esteja à procura de uma pequena aventura, e tenha o calçado adequado! Você pode caminhar até ao topo da pedra preta. A paisagem oceânica é incrível e é o local ideal para observar um belíssimo pôr do sol.



Praia do Carvalho

Se a ideia de saltar falésias o enche de excitação, então a Praia do Carvalho, perto da Lagoa, é o local ideal para si.

Esta é uma pequena praia rodeada de altas falésias. Quando comparada com o resto das melhores praias em Portugal encontradas nesta lista, a Praia do Carvalho tem menos pessoas do que a maioria das outras.

A única forma de aceder a esta praia é através de um túnel feito pelo Homem que atravessa as falésias. Mas este não é apenas um velho túnel qualquer, certifique-se de que repara nos fósseis antigos situados nas paredes enquanto atravessa este túnel! É importante ter em conta que este túnel tem degraus íngremes e desiguais que o tornam num local complicado para pessoas com problemas de mobilidade.

A vista oceânica é incrível neste lugar, tornando-o num sítio ideal para mergulho. É melhor, contudo, não nadar muito longe da costa, pois as correntes podem ser fortes nesta zona.

Existem dois sítios diferentes para saltar para a água a partir das falésias envolventes. Um fica localizado no lado direito da praia com uma falésia aberta que possui uma borda de 7 metros acima da água. No lado esquerdo, você pode subir mais alto e realizar um salto espetacular. A água é bastante profunda nos dois lados, havendo um menor risco de ferimentos debaixo de água.

Assim que a praia comece a ficar coberta por sombras, e você já tenha nadado o suficiente nesse dia, você pode caminhar ao longo do topo das falésias até à Praia do Vale Centeanes, no Carvoeiro. A cada passo dado no caminho, você será encarado com paisagens espetaculares e com uma fresca aragem oceânica.



Praia da Marinha

A chegada até à Praia da Marinha pode ser um pouco desafiante, consistindo numa pequena viagem desde a estrada principal, ficando no fundo de uma longa escadaria íngreme, contudo compensa bastante o esforço.

Ao fundo da escadaria você irá encontrar um pequeno restaurante e uma pequena praia arenosa. Para chegar à praia principal, você terá que contornar a pedra grande. Assim que chegue ao outro lado, a praia vai parecer perante si e você verá todas as suas enseadas, cavernas, e os seus famosos arcos que foram cavados pelas ondas do mar. Talvez a formação rochosa mais famosa da região seja a “pedra M”, cujo nome deriva dos seus dois arcos que fazem uma forma de “M”. Com a maré-baixa você pode andar à volta da praia para poder ter uma vista mais próxima.

A areia aqui é macia e dourada, e as águas são calmas e límpidas. Esta é outra grande praia para nadar e fazer mergulho, ou para, apenas descansar na areia. Se você quiser adicionar um pouco mais atividade à sua visita a esta praia magnífica, você pode caminhar através dos percursos que percorrem o topo das falésias. Se você for para oeste irá encontrar a Praia de Benagil, e, se for para este irá encontrar a Senhora da Rocha. Não importa que direção vá, irá sempre ao encontro das melhores paisagens do Algarve.



Praia da Falesia

Amplamente considerada como uma das melhores praias do mundo, apenas uma palavra pode descrever a Praia da Falésia: deslumbrante.

Esta praia está dividida em duas partes: No lado oeste da praia, perto de Olhos de Água, você irá encontrar as famosas falésias vermelhas. No lado este da praia, perto de Vilamoura, as falésias vão diminuindo e a praia torna se mais larga. Se você está interessado em desportos aquáticos como parapente, mergulho, mergulho com escafandro ou surf, a parte este da praia é local ideal para si.

Por esta praia ser bastante conhecida, esta pode atrair multidões durante o dia, mas torna-se mais pacata durante a noite. Com uma caminhada de 6km de areia macia, você não terá nenhuma dificuldade em encontrar o seu pequeno pedaço de paraíso.

Existem vários locais incríveis para comer ao longo da praia, e na parte oeste, perto do estacionamento, você irá encontrar um café.

O percurso de caminhada é feito através dos topos das falésias, sendo uma excelente forma de apreciar a beleza desta praia. Se você pretender ficar perto da água, você pode atravessar a areia cobrindo a praia inteira em apenas 2 horas.

Para um tratamento especial, experimente um dos nasceres e pores do sol deste local. Ambos são magníficos e compensam o esforço extra.



Porto Covo

O Porto Covo fica numa pequena cidade com uma rica variedade de belas praias. Localizada perto de Sines, na parte Oeste do Alentejo, tem a praia perfeita para quase toda gente. Debaixo das falésias, você irá encontrar um grande número de enseadas arenosas que poderá explorar.

A Praia dos Buizinhos e a Praia do Banho são duas enseadas que podem ser encontradas relativamente perto da cidade, mas a praia mais famosa na área é a Praia Grande.

A Praia Grande é um local ideal para fazer surf, bodyboarding, ou apenas relaxar ao sol. Ao fundo da parte Norte da praia, você irá encontrar uma das mais largas piscinas de água salgada da Europa, enquanto que nas falésias da parte Sul, você irá encontrar fósseis de dinossauros. Esta é uma praia de bandeira azul completa de todas as facilidades que você irá precisar para um verdadeiro belo dia ao sol.

Para além da Praia Grande, você pode encontrar a Praia do Salto, uma das poucas praias de nudistas em Portugal. Portanto, se você está à procura de retirar todas as suas roupas, este é o local para si. Privado, sereno e belo, esta é verdadeiramente uma grande praia.

A escolha das melhores praias de Portugal não foi fácil, mas cada uma das praias incluídas nesta lista oferece uma incrível, única e gratificante experiência de ida à praia. Para ajuda a planear a sua viagem ao Algarve na região de Portugal, contacte-nos hoje para começar!