casa-dos-sonhos-summer.jpg

Um guia da Praia da Arrifana para banhistas

A apenas 6km de Aljezur, esta praia é uma das joias da região do Barlavento Algarvio. Robusto e natural, este é o local perfeito para mergulhadores e surfistas.

Com fácil acesso às atividades de praia e locais históricos, uma visita à Praia da Arrifana é obrigatório numas férias em Portugal.

Para tirar o máximo partido da sua viagem, aqui está o seu guia da Praia da Arrifana para banhistas!



Como Chegar à Praia da Arrifana

Para chegar à Praia da Arrifana a partir de Lisboa, pode conduzir as 4 horas ou apanhar um autocarro. A RedeExpressos sai de Lisboa Sete Rios com destino a Aljezur 3 vezes por dia. Uma vez em Aljezur, terá de apanhar um táxi para a praia.

De Faro, pode apanhar um autocarro ou comboio para Lagos e de lá apanhar um autocarro para Aljezur.

Se vier de outras zonas do Algarve para a Arrifana, basta seguir pela N120 em direção a Aljezur e seguir as indicações. Nada mais fácil!

Para chegar à praia a partir da pequena vila de Arrifana no topo das falésias, terá de descer uma estrada muito íngreme (fechada ao trânsito de veículos). Se tem problemas de mobilidade, existe um sistema de buggies que pode ajudar. Há muitos lugares para estacionar no topo da falésia, portanto apenas estacione e desça!



Praia da Arrifana: O Que Esperar

A Praia da Arrifana é uma bela praia que se estende por 800 metros numa ligeira forma de concha. Esta forma, associada a falésias altíssimas, proporciona aos banhistas um pequeno abrigo dos ventos que atingem outros locais da costa oeste.

Esta é uma praia com bandeira azul, o que significa que a areia dourada é extremamente limpa e a praia é segura para nadar. Durante a época alta, também há um nadador-salvador de serviço.

Depois de reivindicar o seu pequeno pedaço de areia, pode apreciar a vista. Perto do extremo sul da praia verá a famosa Pedra da Agulha a projetar-se da água. No extremo norte da praia, perto do porto de pesca, verá muitos mergulhadores a aproveitar as condições quase perfeitas e as águas cristalinas.


Se estiver a planear passar um dia na praia, por que não experimentar alguns desportos de surf? A Praia da Arrifana é um dos melhores locais para praticar surf no Algarve! As ondas aqui podem não ser tão grandes como na Nazaré, mais acima na costa, mas ainda assim são muito boas! Na praia pode alugar fatos de mergulho, pranchas de surf e bodyboards. Se não estiver a sentir-se confiante nas suas habilidades de surf, há uma escola de surf ali mesmo onde pode ter algumas aulas.


Se é do tipo que gosta de passar o dia a apanhar banhos de sol e a respirar o ar puro e salgado, a Praia da Arrifana está equipada com casas de banho e um pequeno café para que possa relaxar e ter tudo o que precisa ali mesmo!

Existem muitas rochas interessantes ao longo da parte de trás da praia da Arrifana, assumindo formas e formações interessantes devido aos ventos marítimos e às marés violentas. Dê um passeio e veja que rochas interessantes consegue encontrar!

A melhor altura para visitar a praia é na maré baixa, pois durante a maré alta a areia fica incrivelmente escassa e quase desaparece por completo.


O que fazer perto da Praia da Arrifana

Se estiver à procura de uma pausa da praia, existem vários locais excelentes nas proximidades!

Fortaleza da Arrifana

No topo da falésia norte com vista para a praia, situam-se as ruínas da Fortaleza da Arrifana. Construída como uma estrutura defensiva em 1635, foi usada para proteger a costa e os ricos pesqueiros próximos.

A fortaleza original foi danificada no terramoto de 1755 e posteriormente reconstruída, apenas para ser novamente destruída e abandonada no século XIX. Em 2007, a vila de Aljezur reconstruiu a entrada da fortaleza, proporcionando aos visitantes uma vista espetacular sobre a praia e as águas costeiras.

Venha à noite para ver o sol brilhar nas falésias de arenito laranja e preto antes de desaparecer no oceano Atlântico.



Rota Vicentina 

A Rota Vicentina é um percurso de 400km que o leva por algumas das paisagens mais espetaculares e mais bem preservadas da Europa.

O troço de 125km conhecido como “Trilho dos Pescadores” vai de Porto Covo ao Cabo de São Vicente perto de Sagres. Esta secção particular da Rota Vicentina pode ser bastante exigente, pois atravessa ecossistemas delicados e força os caminhantes a competir constantemente com os ventos fortes do oceano.

Durante o Trilho dos Pescadores, pode parar no Vale da Telha para ver as ruínas e sepulturas descobertas na Ponta da Atalaia. Este lugar tem ligações diretas com a história moura de Portugal. No século XII, a área abrigava um Ribat, um mosteiro-fortaleza muçulmano, e as descobertas neste local continuam a surpreender e a confundir tanto o visitantes como os arqueólogos.



Explore Aljezur e o Parque Nacional da Costa Vicentina

A vila de Aljezur tem muitos locais interessantes para visitar.

O Castelo de Aljezur é o marco mais importante da zona. Foi construído no século X pelos mouros e permaneceu sob o seu controle até à reconquista cristã no século XIII. A visita do castelo é gratuita e as ruínas proporcionam vistas espetaculares da cidade.


Na descida da colina do castelo encontra-se a Igreja da Misericórdia, uma igreja do século XVI com um Museu de Arte Sacra anexado, onde pode ver muitos exemplos de arte religiosa.


Visite o Museu Municipal no centro histórico para ver alguns artefactos antigos descobertos na área e depois pare na Casa Museu Pintor José Cercas. Esta já foi a casa do pintor local José Cercas e poderá ver grandes exemplos do seu trabalho no interior.

A parte nova da cidade fica do outro lado do rio. Foi criada quando os residentes de Aljezur tiveram de ser realojados devido a um surto de malária no século XVIII.

Aljezur está localizado nas colinas do Parque Nacional da Costa Vicentina e, como tal, contém muitos trilhos para caminhadas e ciclismo. Saia e veja se consegue avistar alguns dos animais selvagens locais, como raposas, texugos e diversas variedades de pássaros em nidificação.


Visite outras praias

O litoral oeste, e esta região em particular, possui algumas das melhores praias do país.

As praias perto da Praia da Arrifana incluem:

  • Praia do Monte Clérigo: esta é uma praia ideal para famílias. É de fácil acesso com areia e água limpas. Classificada como uma praia com bandeira azul, possui várias instalações no local. Na maré baixa, cria piscinas naturais, revelando caranguejos, polvos e estrelas do mar.

  • Praia da Amoreira: rodeada por dunas e situada na foz da Ribeira de Aljezur, é outra praia frequentada por famílias. Na maré baixa, há uma lagoa rasa onde as crianças podem nadar e brincar. Acima da praia há um pequeno restaurante que oferece refeições leves. É melhor trazer tudo o que precisa, pois não há concessões ou lojas nas proximidades.

  • Praia de Odeceixe: Esta praia encontra-se na fronteira entre o Algarve e a região do Alentejo em Portugal. As falésias à volta da praia oferecem vistas espetaculares e para um pouco de diversão alugue uma canoa e reme pelo rio Seixe acima.


  • Praia do Amado: Esta é uma praia popular localizada perto da Carrapateira. Os surfistas reúnem-se aqui para apanhar as ondas incríveis. Existem escolas de surf nas proximidades, caso necessite de uma aula.

  • Praia da Bordeira: Teste as suas habilidades em kitesurf nesta bela praia de 3km perto da Carrapateira. A Praia da Bordeira é conhecida pelas suas dunas e pela lagoa grande e quente.



Onde Comer Perto da Praia da Arrifana

Se não quiser ir muito longe para comer, visite o Restaurante Praia Arrifana. Este local tem uma vista deslumbrante do Atlântico, mas é provável que tenha de esperar por um lugar, por isso também deve considerar estes outros locais:

  • Tasca D’Arrifana: se quiser marisco delicioso, vá à Tasca D’Arrifana. Com funcionários simpáticos e um ambiente acolhedor, esta é cozinha tradicional portuguesa feita para ser saboreada. Puro e simples.
  • Pont'a Pé: localizado no centro histórico da cidade, este local serve pratos incríveis com ingredientes frescos e locais. Sem surpresa, a maior parte do menu é composto por pratos de peixe e marisco, incluindo robalo, cavala, polvo e mexilhões. Do que pode não estar à espera é do número de pratos no menu que incluem batata-doce. Esta área é a maior produtora de batata-doce do país, portanto espere vê-la em todo o lado!

Onde Ficar Perto da Praia da Arrifana

Existem algumas opções excelentes para um sítio para ficar perto da Praia da Arrifana.

  • Apartamento Praia da Arrifana: localizado a poucos passos da praia da Arrifana, este alojamento tem todas as comodidades de que precisa, como wi-fi gratuito, estacionamento gratuito e televisão de ecrã plano. O apartamento inclui 1 quarto, 1 casa de banho, 1 sala de estar e cozinha completa.
  • Hotel Vale Da Telha: Apenas a 2km da Praia da Arrifana, este pequeno hotel tem quartos limpos e coloridos, cada um com varanda. Se viajar com crianças, existe uma piscina para adultos e uma para crianças. Com estacionamento gratuito, wi-fi gratuito e um restaurante e bar no local, com certeza irá desfrutar da sua estadia!

A Praia da Arrifana é de longe uma das mais belas praias de Portugal. Com este guia, poderá não só desfrutar de um dia na praia, mas também passear pelos arredores!

Para mais informações, siga o nosso tour em Aljezur ou ligue para nós e nós iremos ajudá-lo a construir a escapadela dos seus sonhos!

Pacotes de Férias "De Volta ao Algarve"