Viagem ao Algarve, Portugal

Esta viagem ao Algarve irá levá-lo a cada canto da região, desde as montanhas a céu aberto no norte até às deslumbrantes praias no sul, incluindo tudo o que se encontra pelo caminho. Faro não só é a capital do Algarve como também a introdução perfeita ao sul de Portugal, após a sua chegada ao aeroporto da cidade.

A viagem começa em Faro e continua ao longo da costa oeste do Algarve, chegando até Sagres e às suas arribas ventosas sobre o Oceano Atlântico. Partindo daqui, irá atravessar aldeias montanhosas de carro, passando por castelos antigos, que outrora protegeram a fronteira entre Portugal e Espanha. No seu regresso a Faro, irá velejar no rio Guadiana e relaxar nas praias selvagens da Ria Formosa. A última paragem nesta viagem pelo Algarve é São Brás de Alportel.



Dias 1 a 3 : Faro e Estói

Muitos viajantes aterram em Faro, uma vez que a cidade é considerada a entrada principal do Algarve e é onde se encontra o maior aeroporto da região, com conexões excelentes às cidades de resorts vizinhas. Tal como foi mencionado anteriormente, Faro é a porta principal para o Algarve e, no entanto, é uma das cidades mais subvalorizadas da região.

Para além dos marcos históricos, como a Igreja do Carmo e a Catedral de Faro, a cidade tem duas ilhas barreira – a Ilha de Faro e a Ilha da Barreta. As ilhas pertencem ao Parque Natural da Ria Formosa e têm algumas das praias menos frequentadas do Algarve.

Ainda em Faro, irá visitar a vila recatada de Estói. Os destaques principais desta vila são o Palácio de Estói e a Villa Romana do Milreu.



Dia 4: Loulé

De Faro irá conduzir até Loulé, o maior município do Algarve. O edifício mais marcante em Loulé é o mercado local, com os seus domos vermelhos. Outros locais interessantes incluem a Capela da Conceição e o Castelo de Loulé.



Dia 5: Almancil, Quinta do Lago e Vale do Lobo

A nossa viagem continua em Almancil, a jóia do golfe no Algarve. O distrito tem dois resorts de golfe de primeira categoria – a Quinta do Lago e Vale do Lobo. Também há o circuito de corridas do Karting Almancil e a maravilhosa praia de Vale do Lobo, com as suas falésias deslumbrantes em tons ocre.



Dias 6 e 7: Quarteira, Vilamoura e Boliqueime

Depois irá até Quarteira e Vilamoura, duas cidades de resorts populares no Algarve. Uma das melhores coisas de Quarteira é o paredão ao longo da praia, delineado por uma série de cafés e restaurantes de marisco. Vilamoura é o centro do entertenimento. Há muitas maneiras de se manter ocupado, desde o mini golf, no Family Golf Park, até à marina e ao casino. O passeio continua em Boliqueime, uma vila sossegada situada entre a vila costeira de Salir e a aldeia de Alte nas montanhas.



Dia 8: Salir e Alte

A viagem para Salir é uma experiência visual deslumbrante, à medida que vai deixando o oceano para trás e as montanhas começam a surgir à sua frente. É aqui que encontrará a Reserva Natural da Fonte Benémola, uma das pérolas escondidas de Loulé. Salir é o ponto de observação perfeito para admirar as montanhas da Serra do Caldeirão. Os melhores miradouros da vila são o Castelo de Salir e os rochedos da Rocha de Pena. Depois irá passar por Alte, conhecida pelas suas nascentes de água naturais – a Fonte Pequena e a Fonte Grande.



Dias 9 e 10: Albufeira

A visita ao Algarve continua, agora de volta à costa em Albufeira, o paraíso de praia do Algarve. A praia mais perto do centro é a Praia dos Pescadores, mas também se pode aventurar mais adiante até à Praia de São Rafael. À noite, siga para os bares e discotecas da Rua da Oura, o pólo de festa de Albufeira.



Dias 11 e 12: Silves

À medida que se vai aproximando de Silves, será surpreendido pelas imponentes paredes do castelo que se erguem sobre as colinas. Silves está situada no meio do mar e das montanhas da Serra do Caldeirão. Para o sul ficam as praias de Armação de Pêra e para o norte ficam as vilas de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra.

São Bartolomeu de Messines tem várias igrejas e capelas, enquanto que São Marcos da Serra é conhecida pelas suas chaminés ornamentadas. No caminho para estas vilas, irá encontrar duas barragens que oferecem vistas espetaculares para as montanhas – a barragem do Arade e a do Funcho. Também quererá visitar uma das vinhas de Silves, para provar os melhores vinhos da região.



Mapa do Itinerário da visita à zona centro do Algarve: De Faro a Silves


Dias 13 e 14: Lagoa

A próxima paragem na viagem pelo Algarve é Lagoa, uma cidade conhecida pelas suas grutas marinhas e praias isoladas. A este de Lagoa fica Porches, uma pequena aldeia famosa pelos seus trabalhos de cerâmica. A aldeia tem várias lojas e fábricas onde pode comprar azulejos feitos à mão e outras peças.

Daqui irá conduzir até à aldeia do Carvoeiro, conhecida pelas suas formações rochosas únicas. Os sítios mais interessantes no Carvoeiro são o Algar Seco e a gruta de Benagil. A visita a Lagoa termina no Farol da Ponta do Altar, no Ferragudo.



Dias 15 e 16: Portimão

Depois de Lagoa irá para Portimão, a cidade com o maior porto do oeste Algarvio. A Igreja do Colégio e o Museu Municipal são alguns dos monumentos principais que deve visitar aqui. Mais a norte fica a Reserva Natural da Ria de Alvor e o Monumento Megalítico de Alcalar.

Continue a conduzir e chegará ao Autódromo Internacional do Algarve, um dos melhores circuitos de corridas do mundo, apto a corridas de Fórmula 1. Da marina de Portimão pode fazer um passeio de barco e velejar pelo rio Arade acima, de volta a Silves. Termine o dia na Praia da Rocha e desfrute do pôr do sol a partir do Forte de Santa Catarina.



Dias 17 e 18: Lagos

As praias de Portimão continuam para a costa de Lagos, que é famosa pelas suas formações rochosas e falésias de arenitos. Os destaques em Lagos incluem o Forte da Ponta da Bandeira, a Praia Dona Ana e as impressionantes falésias escarpadas da Ponta da Piedade.



Dias 19 e 20: Sagres e Vila do Bispo

A seguir a Lagos chegará ao Parque Natural da Costa Vicentina, que engloba as cidades de Vila do Bispo e Sagres. Vila do Bispo está repleta de aldeias remotas com casas caiadas de branco, como Burgau e Salema. Em Sagres está o famoso Cabo de São Vicente, o ponto mais sudoeste da Europa Continental.



Dia 21: Aljezur

Aljezur é um canto sossegado no Algarve e situa-se perto da fronteira com o Alentejo. O marco mais importante de Aljezur é o seu castelo, que tem vistas deslumbrantes para o campo e para o oceano. A vila também tem algumas das melhores praias da Europa, como a Praia da Arrifana e a Praia do Monte Clérigo.



Dia 22: Monchique

De Aljezur irá até Monchique para visitar a montanha mais alta do Algarve – o Monte Fóia. Aproveite para relaxar e desfrutar das águas termais em Caldas de Monchique.



Mapa do itinerário da visita ao oeste Algarvio: de Lagoa a Monchique


Dia 23: Alcoutim

Depois irá seguir para a costa este algarvia e explorar Alcoutim. Esta vila histórica à beira rio está situada entre a floresta nas montanhas e o rio Guadiana. Os locais principais em Alcoutim são o Castelo de Alcoutim, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Praia Fluvial do Pego do Fundo.

Assim que tiver visitado os marcos principais, apanhe um barco para Espanha e depois faça uma viagem emocionante de tirolesa desde Sanlúcar de Guadiana até Alcoutim, atravessando a fronteira entre os dois países.



Dia 24: Castro Marim

Deixando Alcoutim para trás, irá conduzir até Castro Marim, passando pelo famoso “Rio do Dragão Azul” em Odeleite. Castro Marim está rodeada por uma enorme reserva natural, conhecida como a Reserva Natural do Sapal. Depois de visitar o Castelo de Castro Marim, irá explorar os sapais salgados e relaxar na Praia Verde, uma praia belíssima protegida por um pinhal.



Dia 25: Vila Real de Santo António

A última paragem na costa este do Algarve é Vila Real de Santo António, a cidade moderna desta zona da região. Daqui pode apanhar o barco que atravessa o rio para visitar a cidade de Ayamonte, em Espanha. Alternativamente, pode ficar por Vila Real de Santo António a descomprimir na praia.



Dias 26 e 27: Tavira

Continue a conduzir para oeste ao longo da costa até chegar a Tavira, uma terra de igrejas e ilhas. As praias de Tavira estão apenas a uma viagem de ferry da cidade, distribuindo-se entre as Ilhas de Tavira e de Cabanas. Ainda em Tavira irá visitar as aldeias de Cabanas, Cacela Velha e Santa Luzia.



Dia 28: Olhão

A seguir vem Olhão, uma terra de pescadores e olivais. Visite o mercado local de manhã e depois faça um passeio de barco à volta das Ilhas da Culatra e da Armona.

No meio do campo de Olhão está a aldeia idílica de Moncarapacho. Conduza até lá para ver as montanhas do Cerro de São Miguel e provar alguns dos melhores azeites do mundo.

De volta à costa de Olhão, visite a Fuseta, uma pequena vila piscatória situada ao longo das lagoas da Ria Formosa. Enquanto lá estiver visite as praias da Fuseta-Ria e da Fuseta-Mar.



Dia 29: São Brás de Alportel

A viagem termina em São Brás de Alportel, uma vila rural no interior do Algarve. Aqui pode apreciar o campo e desfrutar de experiências como a apicultura. Depois siga a norte para ver os fantásticos miradouros da Cova da Muda.

No total esta viagem ao Algarve irá levá-lo até 16 povoações na região, cada uma de caráter único.



Mapa do itinerário da visita ao Este Algarvio: de Alcoutim a São Brás de Alportel

Regresso às férias no Algarve