casa-dos-sonhos-summer.jpg

Ponta da Piedade: O Seu Guia de Praia

Se você está a fazer estadia em, ou à volta de Lagos, você simplesmente tem de ir visitar as belas praias da Ponta da Piedade.

Tendo em conta que não existe areia na Ponta da Piedade, o nome é um pouco enganador. Contudo, esta atração popular de Lagos oferece aos visitantes a chance de poderem ver formações rochosas inspiradoras ao longo da costa.

A Ponta da Piedade encontra-se localizada ao longo da linha de costa algarvia, possuindo uma coleção de formações rochosas geologicamente detalhadas.


pós milhões de anos de erosão, as paredes de calcário têm sido esculpidas em maneiras únicas. Algumas das falésias alcançam os 20 metros de altitude, sendo a área carregada com cavernas, grutas, arcos marítimos e rochas perfeitas para escalar.

Estas formações rochosas são uma das atrações mais visitadas por turistas em Portugal, sendo locais de aventura perfeitos. Existem várias formas de lhes aceder, incluindo, através de caiaque, prancha de remo, ou de viagem de barco. Ao chegar à baía, os visitantes podem passar o dia a mergulhar nas águas cristalinas, a explorar e muito mais.

Se você se encontra perto da cidade de Lagos, ou tenciona lá ir num futuro próximo, aqui está o que você precisa de saber, de forma a planear apropriadamente a sua viagem até à Ponta da Piedade:


Chegar até à Ponta da Piedade

Uma viagem de carro até à Ponta da Piedade dura apenas sete minutos a partir do centro de Lagos, e, se você não tiver um carro alugado, você pode utilizar a companhia de táxis local: Taxirade.

É também possível chegar às falésias a pé. Se você está à visitar uma das praias das redondezas, a Praia do Pinhão, a Praia Dona Ana e a Praia Camilo, você tem que ver as enormes falésias. Existem vários percursos que o levarão até ao topo das falésias que lhe darão uma vista magnífica sobre o Oceano Atlântico e a linha de costa a baixo. A partir de Lagos, a caminhada até à Ponta da Piedade levará cerca de 40 minutos, sendo estes 40 minutos espetaculares.

Visitar a Ponta da Piedade a partir da água é uma das melhores formas de aproveitar as maravilhas naturais. Várias viagens de barco estão disponíveis a partir de Lagos. Tudo o que você tem que fazer é caminhar até à frente do mar e visitar uma das barracas de viagens que lá estão montadas. A partir daqui locais espetaculares encontram-se apenas à distância de uma pequena viagem de barco.

Mesmo que você chegue através de terra seca, você pode descer as 182 escadas até à água, onde você irá obter um melhor vislumbre do tamanho e da largura das formações rochosas.


Explorar a Ponta da Piedade

Dependendo da experiência que você está à espera de ter, existem várias formas de explorar a Ponta da Piedade.

Você pode realizar uma exploração guiada por si mesmo, ou ingressar numa visita guiada local. Mais uma vez, o tipo de visita que você escolher irá depender do tipo de experiência que você está à espera de ter.

Se você quiser aproximar-se das formações rochosas, das cavernas marítimas, das grutas e das lagoas, procure uma visita que seja realizada através de pequenos barcos. Isto irá lhe dar mais oportunidade de se aproximar. É também possível realizar uma visita de caiaque.


Algumas visitas guiadas apenas o irão levar até às grutas mais populares e famosas, enquanto que outras podem ter as suas próprias rotas preferidas. Antes de escolher, pergunte. Questione sobre a rota, a duração da viagem e o que se encontra e não se encontra incluído no preço. Por exemplo, será um lanche fornecido no barco?

Se você está à espera de levar o seu tempo e ter uma experiência, verdadeiramente única, é possível explorar a Ponta da Piedade por si só.



Formações Rochosas Conhecidas

As rochas ao longo das falésias da Ponta da Piedade sobressaem-se em numerosas áreas.

Estes tipos de formações rochosas foram criados quando o vento e as ondas provocaram a erosão das rochas ao longo do tempo, criando formas impressionantes, como: arcos, bordas rochosas redondas e outras formas fascinantes.

Algumas destas formações são bastante famosas, contudo, você tem que estar no local de vantagem certo para os poder observar apropriadamente.

Ao longo dos anos, muitos dos pescadores locais foram dando nomes a estas formações. Alguns locais notáveis, como: o elefante, o casal a beijar-se, a cabeça do camelo, o submarino, a catedral, a cozinha, a chaminé, o Sphinx, as Belas-artes, o museu e o General de Gaulle.



Grutas

Grutas naturais são pequenas cavernas que se encontram perto da água, sendo o seu acesso genericamente limitado à maré baixa. As grutas são geralmente, geograficamente feitas de rochas de calcário e os seus realces corrompem-se ao longo do tempo devido às mudanças das marés e outras mudanças de clima.

Por isso, o acesso às grutas pode ser complicado. Muitas das grutas apenas podem ser acedidas através de caiaque, ou de pequenos barcos e devem ser cronometradas de acordo com as ondas.

Existem grutas bem conhecidas, como a gruta dos amores, que apenas podem ser acedidas por caiaque, ou barco.



Barco

Barcos podem ser alugados enquanto você estiver em Lagos, contudo, por vezes existem barcos ao fundo das escadas na Ponta da Piedade. Assim que você tiver descido as escadas, você deve ter a possibilidade de alugar um barco local que o irá levar até às cavernas.

Existe uma grande variedade de opções para visitas de barco. Algumas duram o dia inteiro, e outras proporciona, pequenas viagens. Geralmente, quanto maior for o grupo, maior será a visita. Tipicamente, você pode pedir que o barco visite as esculturas rochosas, as grutas, as cavernas e os arcos marítimos que você quiser.



Caiaque e SUPing

Algumas das grutas apenas podem acedidas através de pequenas embarcações. Geralmente, os visitantes irão entrar através de caiaque, ou através de prancha de remo, que é também uma forma engraçada e divertida de explorar estas formações rochosas.

Ao utilizar caiaque, ou SUPing, assegure-se de trazer material de mergulho. Você pode facilmente sair do caiaque na praia isolada: Praia da Balança e ir mergulhar nas cavernas.


Os locais também oferecem visita de caiaque. Através de uma visita de caiaque, você irá estar próximo da água e poderá experienciar o conhecimento local enquanto explora algumas das zonas únicas. Uma visita de caiaque irá também proporcionar transporte seguro, de forma a que você não tenha que se preocupar com a segurança do percurso. Esta é também uma excelente opção para aqueles que não sejam muito fortes em caiaque, mas que queiram explorar a água através de remo.



Mergulho

Tendo em conta que a água é bastante clara, você irá querer mergulhar nela. Se você acabar por ingressar numa viagem de barco até à Ponta da Piedade, você pode pedir uma viagem que lhe dê tempo para mergulhar. Esta é uma excelente forma de experiencia as águas cristalinas da Ponta da Piedade. De outra forma, assegure.se de que traz um tubo respiratório para mergulho, uma máscara e barbatanas, se planear entrar dentro de água.



O Farol

A 51 metros acima do mar, você pode visitar o farol de pedra que foi construído em 1913 que serve como torre de vigia para barcos locais. Levou 30 anos a concluir este farol, sendo que ele se situa no eremitério de uma antiga igreja portuguesa, o eremitério da Nossa Senhora da Piedade. No passado, a paróquia local tinha bloqueado o trabalho no edifício devido aos resquícios do eremitério.

Atualmente, o farol ainda opera, possuindo uma luz branca automática a cada sete segundos. O farol é um guia para todos os que visitam esta área, e de visita quase que obrigatória para qualquer viajante.



O Que Esperar da Ponta da Piedade

Localizado a menos de 4 horas de Lisboa, a 1 hora de Faro e situado na parte Sul de Portugal, as falésias da Ponta da Piedade e a cidade de Lagos são locais de frequente visita no verão.

Naturalmente, sendo que este destino se encontra localizado tão perto do equador, os verões podem ser extremamente quentes. O verão é também a altura do ano com mais movimento. Caso isto seja adequado para si, então você vai amar o que a Ponta da Piedade e Lagos têm para lhe oferecer.

Existem várias formações rochosas de calcário ao longo do Sul de Portugal. Muitas pessoas planeiam a sua visita à Ponta da Piedade e a Lagos sabendo que existem muitas coisas incríveis para observar e para fazer nesta área.

Perto da Ponta da Piedade fica a praia popular e a cidade resort: Praia da Rocha. Venha pela praia e fique pela diversão e pela excitante vida noturna. Com uma grande variedade de bares e de restaurantes na cidade, você nunca ficará aborrecido – ou esfomeado! Também nas redondezas, fica a cidade de Portimão, as praias: Praia da Marinha e o extremamente popular: Algar de Benagil.

Se você está a planear em ficar na Ponta da Piedade por alguns dias, então você irá acabar por ficar em Lagos. E nós recomendados vivamente que aprecie por, pelo menos, um dia ou dois esta bela e culturalmente rica cidade.

Para planear a sua viagem para a região algarvia e obter o máximo partido da viagem até à Ponta da Piedade, contacte-nos hoje!