Onde Ficar No Algarve

O Algarve é, de longe, um dos locais mais populares para visitar em Portugal. Com tantas coisas diferentes para ver e fazer, pode ser difícil saber por onde começar.

Não interessa o tipo de férias que você está a planear em fazer, este é o destino perfeito para si.

Para uma vida noturna excitante, história e cultura, praias surpreendentes e caminhadas na montanha, aqui estão os locais onde pode ficar no Algarve!



Tavira

Tavira é uma bela, brilhante e charmosa cidade histórica, situada na parte Este do Algarve, sendo também um ótimo local para ficar durante as suas férias.

Se você procura uma experiência autêntica nesta região, você irá encontrá-la em Tavira. Contudo, não deixe a atmosfera descontraída enganá-lo, existe bastante para fazer nesta cidade.

Localizada ao longo do rio Gilão, a sua arquitetura é fantástica. A cidade está carregada de igrejas históricas (mais de 20, atualmente!) que datam desde o período Gótico até ao Renascimento. A Igreja da Misericórdia, construída durante o século XVI, possui um altar dourado surpreendente, e painéis de azulejos azuis e brancos demonstrando as 14 obras de misericórdia.


É, igualmente, digno de se visitar o que resta da fortaleza dos mouros, conhecida como Castelo de Tavira, que foi utilizado no passado como proteção para a cidade das invasões piratas. Esta localização proporciona paisagens surpreendentes e um jardim interior digno de se visitar.

As ruas de paralelos e a ponte romana que atravessa o rio, proporcionam a Tavira o ambiente de mundo antigo perfeito. Passe algum tempo nas praças da cidade, visite os seus vários restaurantes, servindo do mais delicioso e inacreditável atum fresco, robalo e peixe-espada. E não se esqueça de experimentar o famoso vinho desta região.

Assegure-se de que visita os vários festivais e feiras de rua que sucedem em Tavira durante o ano inteiro.


Para uma visita diária interessante, visite Santa Luzia à beira do Parque Natural da Ria Formosa. Situado a apenas 3km de Tavira, é fácil andar de bicicleta, ou caminhar em Santa Luzia. Se andar não é algo que aprecie, utilizar o autocarro é bastante barato. Esta pequena vila de pescadores possui um mercado de peixe estelar, tendo o melhor polvo em todo o Algarve, e estando a uma pequena distância de balsa da Praia da Estreita, uma das mais impressionantes praias em Portugal.

Apenas a 35km do aeroporto de Faro, Tavira serve, perfeitamente, de estadia com os seus vários resorts e hotéis (como o convento Nossa Senhora da Graça do século XVI, convertido, perto do castelo!), ou pode ser parte das suas férias, integrando a sua viagem.



Portimão

Com uma costa de 8km, Portimão é uma das cidades mais largas no Algarve, ficando perto de várias praias, incluindo a surpreendente Praia da Rocha.

A Praia da Rocha possui um dos primeiros resorts de praia na área, sendo que, atualmente, ainda é possível encontrar o luxuoso Bela Vista Hotel. Com paisagens de falésias douradas, é difícil ter um mau dia na Praia da Rocha. Visite a pequena fortaleza abaixo da praia, para poder observar além do rio Arade e do Oceano Atlântico.


Caso você queira escapar das multidões na Praia da Rocha e explorar um pouco da natureza, faça uma visita à Praia do Alvor, onde você pode observar a cidade vizinha de Lagos, e as montanhas de Monchique. Siga o passadiço através Reserva Natural da Ria do Alvor e obtenha um vislumbre dos flamingos e das outras espécies de pássaros que aí residem.

A partir da marina de Portimão, você pode ingressar numa viagem de barco e explorar as cavernas, localizadas na Lagoa. Ou, ir em direção a Norte da cidade e observar os Monumentos Megalíticos de Alcalar. Esta necrópole tem 5000 anos, fornecendo aos visitantes uma visão do passado.

A Praia da rocha pode-se tornar num centro de festas à noite com clubes noturnos, bares e casinos, enquanto que Portimão é mais pacato.


Se você estiver a visitar no verão, não se esqueça de visitar o Festival da Sardinha, e celebrar esta delícia local. Se você vier durante o inverno, o Ano Novo em Portimão tem de ser visto para se acreditar. Com barracas de comida ao longo do rio, música ao vivo ao longo da Zona Ribeirinha de Portimão e um espetáculo de fogo-de-artificio magnífico, você irá amar cada segundo.

É fácil viajar de Portimão para outras áreas do Algarve, tornando-o num bom local de base para as suas férias. Quer você fique num hotel, num resort, num campo de férias, ou numa excursão, é certo que terá uma ótima experiência.



Albufeira

Se você procura uma cidade com praia, com vida, alegre e energética, Albufeira é o local ideal.

Quer você esteja à procura de vida noturna, de visitar campos de golfe famosos na região do Algarve, ou de explorar as praias, Albufeira é um bom local base para você ficar. Situada a 10 minutos do Aeroporto de Faro, esta é uma cidade de fácil acesso.


A vida noturna de Albufeira é centrada à volta do The Strip, na área de Montechoro. Desde bares de desportos a cervejarias e a clubes noturnos, esta área capta uma audiência mais jovem à procura de se divertir.

Contudo, Albufeira é mais do que vida noturna e festa. Os seus edifícios pintados de branco da Antiga Cidade, apresentam um destino de férias com uma beleza do velho mundo, mais pacata, madura e com menos turistas.


Albufeira possui paisagens gloriosas e praias arenosas. Se você estiver nesta área, tem de visitar a Praia da Falésia. Esta praia é conhecida pela sua impressionante falésia vermelha que se estende por 6km. Considerada uma das melhores praias do mundo, a sua areia é macia e as suas águas, extremamente, claras. Se você aprecia caminhadas longas na praia, ou pretende relaxar e apreciar a vista oceânica, a Praia da Falésia é para si.


Caso esteja a viajar com crianças, existem várias coias para elas fazerem em Albufeira, com dois parques temáticos nas redondezas. O Parque Aventura, possui tirolesa e pontes de corda, enquanto que o Zoomarine, possui um parque aquático com piscinas, um aquário e espetáculos de truques de acrobacia de golfinhos.

Para uma experiência única em Albufeira, fique no Vila Joya Boutique Resort. Com piscinas exteriores, paisagens oceânicas de topo e um restaurante com duas estrelas Michelin, nada pode dar errado. O Vila Joya torna Albufeira no local perfeito para umas férias românticas, ou uma lua-de-mel.

Albufeira tem um pouco de tudo para todos. Se você não vai ficar em Albufeira, integre este sítio na sua viagem por dois dias!



Faro

Enquanto estiver a decidir sobre onde vai ficar, não se deve esquecer da capital Faro.

O aeroporto fica localizado em Faro, por isso, você pode usá-lo para se conectar com as cidades e vilas da região. Uma das melhores coisas de Faro? É bastante inexplorado por turistas!

Rodeado de muralhas do século XI, pequenos caminhos de pedra e praças, Faro é uma espécie de janela ao passado português. As várias igrejas e museus são um sonho histórico tornado realidade. Para os que procuram experiências únicas e belas, é bastante aconselhável que visitem a capela de ossos atrás da Igreja do Carmo. Esta capela foi construída, como o nome o sugere, com ossos humanos e é algo, realmente, incrível de se observar.


Assim como a grande parte da região do Algarve, as praias e a natureza ficam apenas a uma pequena viajem de distância. O Parque Natural da Ria Formosa, fica nas redondezas, e possui algumas das melhores praias da área, cada uma delas pode ser encontrada na sua própria ilha: Ilha da Barreta (ou Deserta), Ilha do Farol e Ilha de Faro, a Ilha da Barreta e a Ilha do Farol só podem ser acedidas por balsa, mas a Ilha de Faro pode ser acedida por carro.

A Praia de Faro é bastante pacata e se você for de manhã pode apanhar um vislumbre dos pescadores nas lagoas, se você visitar durante o verão irá encontrar restaurantes com o peixe do dia.


A cultura está no coração da experiência de visitar Faro. Caso esteja a planear uma visita para junho, assegure-se de que visita a Festa dos Santos Populares. Este festival celebra os santos padroeiros e a cidade ganha outra vida com decorações coloridas, música e comida. Todos os outubros, a cidade de Faro realiza uma das feiras mais antigas no Algarve, a Feira de Santa Iria. Honrando a Santa Irene, este evento inclui: passeios de feira, barracas de comida, trabalhos manuais e música ao vivo.

Se esta lista ainda não lhe deu razões suficiente para visitar Faro, considere realizar uma visita de 3 dias a Faro!



Sagres

Localizado na ponta Oeste do Algarve, Sagres chegou a ser no passado uma localização naval crucial. Hoje em dia, é um local popular para surf.

Sagres é uma cidade pequena, e como tal, não tem a mesma sensação de vida como outros locais nesta lista, mas se você aprecia o contacto com a natureza, este é o local onde precisa de estar.


Com praias intocadas, penhascos varridos pelo vento e dezenas de percursos de caminhada na costa, Sagres é ideal para uma aventura no exterior. Caso você não queira ficar num hotel tradicional, Sagres é também um ótimo local para acampamento de autocaravanas, ou de roulottes.

Os surfistas profissionais agrupam-se em Sagres para aproveitar algumas das melhores ondas em Portugal. Contudo, se você não está ainda no nível “profissional”, existem escolas de surf na cidade que lhe ensinarão o básico.

Ao visitar Sagres, você deve aproveitar um pouco da história da cidade. Foi aqui que o Infante Dão Henrique, “O Navegador”, partiu em descoberta do mundo, lançando a Era dos Descobrimentos na Europa. A Fortaleza de Sagres, originalmente construída no século XV, é uma fortaleza que você pode explorar. No seu interior, você irá encontrar uma igreja, fundada no século XVI, uma torre cisterna antiga, uma bússola de vento e paisagens espetaculares. A partir desta localização, você pode ver o Cabo São Vicente, o ponto mais a sudoeste em toda a Europa.


E falando do Cabo São Vicente, este também é merecedor de uma visita. Durante séculos que esta localização tem sido considerada sagrada. Achando-se, no passado, ser o extremo do mundo, o Cabo São Vicente possui mistérios e magia, desde a era monolítica até à da Grécia Antiga e dos Romanos. Este cabo foi denominado pelo mártir do século IV, São Vicente, cujo corpo foi enterrado neste local. Apesar dos seus restos terem sido movidos para Lisboa em 1173, este local possui ainda um dos mais potentes faróis em toda a Europa, com uma luz que consegue iluminar até 45km!

Se você vai ficar em Sagres, é melhor arrendar um carro. Os transportes públicos são bastante limitados e grande dos locais não ficam a uma distância, tipicamente, percorrida a pé.

Marque a sua viagem pra outubro e você poderá ir ao Festival Mundial de Observação de Aves. Durante este festival anual de observação de pássaros, você poderá ingressar em visitas guiadas e aprender mais sobre pássaros nesta região. Esta é, de facto, uma das melhores oportunidades do mundo para ver pássaros migratórios.



Lagos

Lagos é um dos locais mais visitados na parte Oeste da região algarvia. Esta cidade é merecedora de uma visita para quem procure: praias, paisagens do mar, falésias, cultura e vida noturna.

O centro histórico, com as suas igrejas e ruas de paralelos, é rodeado pelas muralhas do Castelo de Lagos. O castelo foi originalmente construído durante o período Romano.


Faça uma visita a Ponta da Bandeira. Esta fortificação foi construída no século XVII para proteger o porto de possíveis ataques. No seu interior, você irá encontrar uma bela capela dedicada a Santa Bárbara, que era, frequentemente, evocada para proteger de tempestades vindouras. Nesta localização, você irá também encontrar uma exibição dedicada à história da Era dos Descobrimentos portuguesa.


É também digno de se visitar o Museu do Mercado de Escravos. Num ponto do tempo, Lagos foi o centro de troca de escravos da Europa. Atualmente, o museu permanece como uma lembrança dessa escura e muitas vezes esquecida, parte da história europeia.

Você não pode planear umas férias em Lagos sem visitar a Ponta da Piedade, um dos locais mais icónicos no Algarve. O constante bater das ondas tem dado forma a estas formações rochosas, criando grutas, cavernas, pilares e arcos. Existem várias formas de aproveitar as paisagens da Ponta da Piedade. Você pode explorar a partir da água através de uma viagem de barco, ou para os mais aventureiros, através de caiaque, ou de prancha de remo. Para aqueles que preferem ficar em terra, existem vários caminhos, percursos e passeios que apresentam uma das melhores maneiras de explorar a costa algarvia.


Para umas férias na praia, Lagos não irá desapontar. A Praia Dona Ana está localizada ao longo da Ponta da Piedade. Com falésias douradas e água azul-turquesa, não é difícil de perceber o porquê de ser considerada uma das mais belas praias do mundo!

Localizada a 6km de Lagos fica a Praia da Luz. Esta antiga vila de piscatória, possui uma calma e relaxante praia, perfeita para uma visita diária. A cidade possui restaurantes possuídos e geridos por famílias, oferecendo autêntica comida portuguesa. Este é um local perfeito para pessoas que viajam com crianças, ou que procuram uma pausa do cenário de festa em Lagos.


Se você está em Lagos em agosto, visite o Banho 29, um festival que sucede a 29 de agosto, celebrando o início do verão. O dia envolve piqueniques, nadar no mar e fogo-de-artificio à meia-noite.

Com muitos sítios para ficar, Lagos é um local perfeito para ficar durante as suas férias na parte Oeste do Algarve. Portimão, Vila do Bispo, Sagres e Aljezur ficam todos perto e alguns dos famosos campos de golfe da região ficam, apenas, a uma pequena distância de carro.



Loulé

Para aqueles que procuram boa comida, para os golfistas e os que querem luxo, Loulé é o local de férias perfeito.

Esta área do Algarve estende-se das montanhas até ao oceano, abrangendo algumas maravilhas do mundo pelo meio!

O município de Loulé atrai golfistas durante o ano inteiro. Os campos de golfe podem ser encontrados perto das cidades de Almancil, Quarteira e Vilamoura na paSul da região. Alguns dos mais populares campos de golfe estão dentro do resort fechado da Quinta do Lago e no Vale do Lobo, que fica ao longo da borda da falésia, com vista para o Oceano Atlântico.


Para aqueles que estão a visitar a Quinta do Lago em Almancil, irão encontrar restaurantes para todos os gostos e interesses culinários. Quer você queira produtos frescos mediterrânicos, peixe fresco, ou tapas ao lado da piscina. Este resort possui mais do que um restaurante com estrela Michelin. Para aqueles que procuram uma verdadeira aventura gastronômica não podiam arranjar sítio melhor!


É claro que existem bastantes coisas para ver, fazer e comer, em outras zonas de Loulé. Na cidade propriamente dita, você pode apreciar a arquitetura moura, enquanto faz compras no mercado.

Se você está a visitar Loulé em agosto, assegure-se de que vai à Noite Branca, um festival que celebra o fim do verão. As pessoas enchem as ruas, vestidas da cabeça até aos pés de branco, enquanto os artistas locais e músicos atuam e celebram mais um verão.


Existem também bastantes coisas para famílias fazerem em Loulé nas suas férias. A 15 minutos de Loulé fica a Quarteira, que tem um parque aquático. O Aquashow Park tem tudo o que você precisa para um dia cheio de diversão: escorregas de água, piscinas, espetáculos com animais e uma montanha-russa.

Caso você esteja à procura de festa, faça uma visita a Vilamoura. Vilamoura possui uma das maiores marinas na Europa. Aqui você irá encontrar iates de celebridades e pode até obter um vislumbre dos ricos e famosos a visitarem o Casino de Vilamoura, ou a relaxarem numa das praias das redondezas.


Assim como em Albufeira, se você estiver em Vilamoura, deve visitar as falésias vermelhas e as praias arenosas, como a Praia da Falésia que fica a Oeste da marina. Na parte Este da marina, você pode visitar a Praia de Vilamoura. Esta praia estende-se até Quarteira. Caso você consiga chegar Quarteira, experimente a cataplana. A especialidade deste local é ensopado de arroz de frutos do mar que você não irá encontrar em mais nenhum lado!



Carvoeiro

O Carvoeiro é uma apaixonante e pequena vila piscatória, situada entre as falésias douradas, na costa. Este é um local de férias popular que tem vários hotéis e resorts, aproveitando as falésias. Como local de base para as suas férias, aqui terá vários sítios e cidades de visita quase obrigatória a 15 minutos de distância do Carvoeiro.

Apesar da Praia do Carvoeiro ser pequena, esta tem bastante para oferecer. Protegida pelas falésias da cidade, esta praia é um bom sítio para relaxar ao nadar, existindo também a possibilidade de participar num vasto número de atividades na água como: jet ski, prancha de remo, mergulho e viagens de barco às cavernas marítimas.


O Algar de Benagil fica apenas a 10 minutos de distância e é mais do que merecedor da viagem. Esta caverna surpreendente possui uma abertura no teto conhecida como “o olho” criando um vislumbre do céu azul e claro entre as rochas douradas e o oceano cintilante. Você ingressar numa viagem de barco até ao Algar de Benagil a partir do Carvoeiro, ou ir até à Praia de Benagil, onde você pode praticar caiaque, prancha de remo, ou nadar os 200 metros até à caverna.


A 15 minutos do Carvoeiro, em Caramujeira, fica a surpreendente Praia da Marinha. Uma das mais impressionantes praias em todo o Algarve digna de um pouco do seu tempo para a apreciar ao máximo. Antes de descer as escadas até à praia aproveite as suas vistas panorâmicas. É algo, verdadeiramente, surpreendente. A praia é macia e limpa, com maré baixa, dando-lhe a oportunidade de explorar as suas formações rochosas, como o famoso “M”, ou a Catedral.


Caso você não queira ficar nos hotéis e resorts do Carvoeiro, pode sempre ficar fora da cidade, no luxuoso hotel, em Porches, Vila Vita Parc. Este hotel possui vários restaurantes e bares no local, facilidades e pacotes exteriores especiais para preencher as suas férias inteiras!



Monchique

Caso você não aprecie muito praias e cidades resort, você tem que ficar em Monchique. Esta cidade foi fundada na Serra de Monchique, na parte Norte do Algarve.

Os edifícios desta cidade desdobram-se na encosta da montanha, rodeados pelo brilhante verde dos pinheiros e dos eucaliptos.

É aqui que você irá encontrar Foia, o ponto mais alto do Algarve. A partir daqui você pode apreciar as vistas panorâmicas de um dos mais belos locais na Terra. No seu percurso até ao topo, assegure-se de que para no local de observação, Picota. Neste local, você consegue ver tudo até à costa Sul.

Para um pouco de descanso e de relaxe, faça uma visita a Caldas de Monchique, uma cidade spa, localizada abaixo de Monchique. Esta localização é conhecida pelas suas fontes termais que se acredita possuírem propriedades medicinais de cura. Vá a uma piscina termal e sinta as suas preocupações derreterem.


Na maior parte do Algarve, a comida marítima é tudo, mas em Monchique, o porco é a estrela da maior parte dos pratos. Assegure-se de que experimenta as salsichas, conhecidas como farinheira. Contudo, esta região é, provavelmente, mais famosa por fazer o melhor medronho em Portugal. O medronho possui um sabor forte, feito a partir do fruto da árvore do medronheiro. Faça uma visita ao Parque da Mina, um pequeno parque temático situado numa antiga quinta. Neste local você pode aprender sobre a história da região, alimentar os animais e visitar a destilaria do medronho.

Apesar de Monchique ser popular pelos seus percursos de caminhada e férias de observação de pássaros, aqui também se pode encontrar edifícios históricos interessantes, dignos de se visitar. A Igreja de São Sebastião é uma igreja do século XVI. Existem também lojas de ofícios nesta área, onde você pode comprar desde cestas de vime até colheres de madeira e esculturas. Assegure-se de que visita o famoso mercado que acontece às segundas, segundas-feiras de cada mês. Aqui você irá encontrar uma variedade de artesanato e deliciosas iguarias locais, tais como: salsichas fumadas!


Caso visite em março, vá ao Festival das Camélias. Este festival anual celebra um “ícone”, a flor da Camélia. Esta é uma bela e única experiência que você não irá esquecer. Contido, se flores não são algo que você aprecie, visite a Feira dos Enchidos Tradicionais. Esta feira tradicional, que sucede também em março, é dedicada às salsichas curadas. Com tanta comida deliciosa, não se pode pedir muito mais.

Não interessa os seus interesses, ou orçamento, não existe escassez de coisas para ver no Algarve. Agora que você possui uma lista de locais para ficar, é hora de começar a planear. No Iberian Escapes, nós criamos uns pacotes de férias alargados para garantirmos de que a sua viagem até ao Algarve é um sonho tornado realidade. Contacte-nos hoje para começar!