Albufeira: Onde Ficar E Onde Jogar

Uma cidade vibrante localizada a uma viagem de carro de cerca de 30 minutos do Aeroporto de Faro, Albufeira é um ótimo local para fazer estadia, se você está à procura de diversão e de umas férias excitantes.

No passado, Albufeira era uma vila de pescadores, tendo-se a área tornado numa comunidade de resort em 1960. Com um grande número de belas praias, clima quente e vários campos de golfe nas redondezas, não é difícil de perceber o porquê!

Aqui está tudo o que você precisa de saber, de forma a aproveitar ao máximo a sua viagem até Albufeira e à linha de costa algarvia!



O Que Fazer Em Albufeira

Nunca existe um momento aborrecido em Albufeira. Ela pode ser uma cidade de 40.000 pessoas, mas existe bastantes coisas para ver e fazer. Aqui estão alguns dos nossos favoritos:


Visite a Parte Antiga da Cidade

O centro histórico de Albufeira é um vislumbre interessante do passado. Aqui, as ruas estreitas encontram-se alinhadas por paralelos com padrões mosaicos que o levam através dos vários becos e praças.

A praça principal da Parte Antiga, é conhecido como: Largo Duarte Pacheco. Esta praça encontra-se rodeada por vários cafés, restaurantes, bares e lojas. Se você está à procura de um local para se sentar, beber uma bebida refrescante, observar pessoas e ainda, ver um espetáculo de rua, ou dois, você encontrou aqui o sítio ideal! Também, aqui perto, na Rua 5 de Outubro, você irá encontrar o escritório de informação de turismo.


A Parte Antiga da cidade é o melhor sítio para poder observar as tradicionais casas portuguesas pintadas de branco. E, dado que esta secção se encontra localizada em terreno alto, é bastante usual virar no canto de uma rua e deparar-se com uma vista surpreendente do mar e da Praia do Túnel!

Se você seguir a Rua 5 de Outubro você irá encontrar um túnel percorrido a pé através da rocha até à praia.


Vá até à Praia

O Algarve é conhecido por ter algumas das melhores praias de Portugal e no que toca a praias, você tem várias opções por onde escolher em Albufeira, tendo cada uma o seu charme e atributos únicos.

As que se seguem são apenas 5 das melhores da área!


Praia da Galé

Apenas a 4km a Oeste da cidade, esta praia encontra-se dividida em duas partes: Este e Oeste.

A parte Este da praia (no seu lado esquerdo se estivar a olhar para o mar!), é estreita e com várias formações rochosas. A água é bastante pouco profunda e formam-se piscinas nas rochas. Isto torna a parte Este da Praia da Galé na praia perfeita para crianças pequenas. E, para aqueles que apreciam uma boa investigação, existem algumas cavernas para explorar e, se olhar perto o suficiente, você pode até encontrar fósseis em algumas rochas!

A parte Oeste da praia é muito mais larga, sendo perfeita para desportos aquáticos como surf e jet-ski. Este lado da praia tem também vários bares e restaurantes e você pode alugar espreguiçadeiras, de forma a tornar a sua visita à praia muito mais confortável!



Praia dos Pescadores

Conhecida como: “A Praia dos Pescadores”, no passado, você conseguiria ver vários barcos de pesca, com pescadores a reparar as redes. Atualmente, é um local popular para apanhar sol e diversão. Localizado ao longo da Parte Antiga da cidade, esta é uma das praias mais populares em Albufeira.

A areia aqui contém, frequentemente pedaços de conchas, por isso, você deve considerar trazer chinelos, ou sapatos de água ao caminhar.

A localização desta praia torna-a num sítio conveniente para um mergulho rápido no Atlântico, ou para fazer algo mais aventureiro como parapente.

Atrás da praia você irá encontrar uma praça que facilmente o liga até à Parte Antiga da cidade. Existe sempre atividade na praça, por isso, se você ficar aborrecido de se deitar na praia, não terá que ir longe para encontrar um pouco de divertimento.



Praia do Túnel

Separada da Praia dos Pescadores por uma rocha saliente, a Praia do Túnel é obviamente outra praia bastante convenientemente localizada.

A água neste local é clara, contudo tenha cuidado, pois pode ficar profunda de repente. No verão, existe um parque aquático inflamável, por isso, se você estiver de visita aqui, ou à Praia dos Pescadores, com crianças, existe bastantes coisas para os manter ocupados.

Esta é a praia perfeita para longas caminhadas e com uma maré baixa, você pode observar várias conchas incríveis.

A partir desta praia, você pode caminhar até à caverna do Xorino. Esta caverna costumava ser utilizada pelos mouros como um esconderijo após a conquista cristã de Albufeira durante o século XIII. Apenas caminhe em direção a Oeste. Você irá ver um passeio e ao fim estará a caverna.



Praia da Falésia

A Praia da Falésia, para além de ser considerada uma das melhores praias em Portugal, é também considerada como uma das melhores praias do mundo!

Localizada perto de Olhos de Água, esta praia encontra-se a uma viagem de carro de 20 minutos de Albufeira. Rodeada por belas falésias vermelhas, esta praia é mais do que merecedora da viagem.

A própria praia tem 6km de comprimento, por isso, não importa o quão cheia esteja, você continuará a sentir-se confortável. Existem vários restaurantes nas redondezas e um bar localizado na parte Oeste da praia, perto do estacionamento de carros.

Parapente, mergulho com escafandro, mergulho e surf estão disponíveis perto da ponta Este da praia.

Existe um percurso de caminhada ao longo do topo das falésias que oferece paisagens incríveis. Se você chegar até lá, tente observar um nascer, ou pôr do sol a partir do topo das falésias. Existem poucos mais locais no planeta onde você encontrará algo tão espetacular.



Praia São Rafael

Assim como a Praia da Falésia, a Praia São Rafael é icónica e bem conhecida pelas suas circundantes formações rochosas.

A areia neste local é bela e dourada e apesar da praia concentrar, frequentemente multidões, não é difícil de encontrar um espaço para si próprio.

Anos de erosão a partir do vento e da água levaram a umas formações rochosas únicas. Leve um momento, ou dois para explorar as grutas que se formaram ao longo da costa.

Se você estiver interessado em praticar mergulho, a água aqui é quente e cristalina, sendo o local perfeito para observar vida marinha interessante!



Festeje no Strip

Para uma verdadeira experiência da vida noturna no Algarve, vá até ao the Strip!

A vida noturna encontrada no the Strip faz um enorme contraste em relação à que você irá encontrar na Parte Antiga da cidade. A Parte Antiga da cidade oferece comida restaurantes de comida marítima apaixonante e bares onde você pode beber vinho regional e apreciar a conversa com os seus acompanhantes. O the Strip, por outro lado, possui 2km carregados de bares e clubes noturnos, gritando: “bons tempos encontram-se aqui!”.

O the Strip não é para os fracos de coração, contudo, a maior parte dos clubes não começa até à 1 da manhã, ficando a bombar até ao nascer do sol!



Jogue Golfe

Existem vários bons campos de golfe e resorts de golfe à volta de Albufeira. Os campos mais próximos, são: o Pine Cliffs, em Olhos de Água, o Salgados, em Guia, e o Balaia que fica perto do centro. O Pine Cliffs e o Salgados possuem ambos paisagens incríveis da costa algarvia.

Se você quiser ir jogar e fazer estadia, ou viajar um pouco mais para dentro do campo na sua ronda, existem dois resorts de golfe fabulosos a uma curta viagem.


Vale do Lobo

O Vale do Lobo é um resort que contém DOIS campos de campeonato:  o Ocean e o Royal. O Ocean é um dos campos mais antigos no Algarve, com vistas oceânicas espetaculares. O Royal é famoso pelo seu buraco 16 no topo de uma falésia! De facto, este é um dos buracos mais fotografados em toda a Europa! Você tem de o ver para se acreditar!



Quinta do Lago

Este sítio deve constar na lista de coisas a fazer antes de morrer de todos os golfistas. The World Golf Awards nomeou-o duas vezes como o melhor destino de golfe da Europa e o Golf Digest deu-lhe duas vezes o “Editor´s Choice Award for Best International Resorts”. Três campos e todas as facilidades que você poderia querer. Existe algo melhor?



Visite os Parques Temáticos

Albufeira encontra-se situada entre dois parques temáticos fabulosos: o Zoomarine e o Parque Aventura.

O Zoomarine foi votado como o melhor parque temático de Portugal, oferecendo diversão para toda a família. Com um parque aquático, assim como espetáculos com animais ao vivo, com: golfinhos, focas e leões marinhos, havendo também demonstrações de pássaros tropicais e de aves de rapina, é impossível ter um mau dia neste sítio!


O Parque Aventura, é, tal como o nome sugere, um parque de aventura com tirolesas, cursos de cordas altas e paintball! Se um dia de diversão ativa consta na sua agenda, vá até ao Parque Aventura!



Visita ao Castelo Paderne

A uma pequena viagem de carro de Albufeira, ficam as ruínas do Castelo medieval Paderne. Este castelo foi construído pelos mouros durante o século XII e capturado em 1248, após um massacre levado a cabo pelos cristãos conquistadores.

Existem vários elementos interessantes para explorar aqui apesar de se encontrar em ruínas.

O Castelo Paderne é um dos castelos presentes no brasão de armas de Portugal! Seria uma pena estar tão perto dele e não o visitar!



Faça uma Viagem de Barco

Viagens de barco são uma das melhores formas de observar a beleza do Algarve. Algumas das melhores partes da linha de costa em Albufeira são as formações rochosas e as falésias. Apesar de eles parecerem excelentes a partir de terra, eles são ainda melhores observados pelo mar.

Existem viagens de barco a sair da marina de Albufeira que o irão levar a observar o popular Algar de Benagil, ou, você pode combinar por 2 horas, a observação de golfinhos com uma visita à caverna. Se você tiver um pouco mais de tempo, você pode visitar o Parque Natural da Ria Formosa. Esta excursão, em particular, irá requerer um dia inteiro, pois a visita irá apanhá-lo em Albufeira e transportá-lo até onde o barco se encontra. A viagem de barco, por si só, demora 4 horas.(



Onde ficar em Albufeira

Como um destino popular para férias, existem vários locais excelentes para fazer estadia nesta área. Se você quiser alugar um apartamento, nós tempos várias opções por onde você pode escolher.

Quer você queira ficar num hotel de 5 estrelas, ou ir numa aventura de campismo, você irá encontrar isso em Albufeira.

Aqui estão alguns dos sítios mais populares para fazer estadia:


PortoBay Falésia

Este hotel encontra-se localizado perto da Praia da Falésia, tendo umas ótimas paisagens oceânicas. Este hotel possui 2 restaurantes, uma piscina, um centro de fitness, uma banheira de vapor e um centro de bem-estar. Resumindo, isto tem tudo o que você pode precisar para umas férias incríveis.



Vila Joya

O Vila Joya é um dos hotéis mais exclusivos desta região. Com vista para a Praia da Gale, este hotel encontra-se convenientemente localizado e carregado de facilidades de luxo. Com um restaurante com 2 estrelas Michelin, você pode apreciar ótima comida, após passar um dia a relaxar ao lado de uma das várias piscinas, ou apreciar as suas facilidades de spa.



Onde Comer em Albufeira

Existem várias delícias culinárias para serem encontradas em Albufeira! Quer você esteja à procura de comida tradicional portuguesa, ou de algo diferente, você irá encontrar aqui.

Aqui estão alguns restaurantes a não perder:


Três Pammeiras

Este é um estabelecimento tradicional gerido por uma família que serve alguma da melhor comida portuguesa na cidade! Experimente o ensopado de coelho, ou ensopado de frutos do mar cataplan. Localizado um pouco de fora da parte turística da cidade, este restaurante oferece comida deliciosa a preços bastante razoáveis.


Castelo do Mar

Este restaurante encontra-se numa colina com vista para o porto, num antigo edifício renovado. Oferecendo gastronomia local deliciosa e fresca. Contudo, se não lhe apetecer cozinha portuguesa, existem alguns pratos britânicos e europeus no menu. Se você quiser apreciar uma boa paisagem enquanto saboreia uma boa refeição, este sítio é para si!

Se estiver no Algarve, é difícil NÃO visitar Albufeira. Com tantas praias, vida noturna, resorts, paisagens e atividades próximas, existe algo para todos os gostos. Quer você esteja à procura de um refúgio de praia relaxante, uma pequena aventura, ou de uma selvagem e divertida atmosfera de festa, assegure-se de que planeia a sua estadia em Albufeira.