As Melhores Ideias Para Umas Férias De Aventura Em Portugal

Portugal é o país mais ocidental da Europa continental, aparecendo na parte Sudoeste da Península Ibérica, e oferecendo belas e diversas paisagens para os visitantes apreciarem. Este país abrange 17 localizações, designadas pela UNESCO como Património da Humanidade, 26 restaurantes com estrela Michelin, e é rodeado pelo Oceano Atlântico em ambos os lados, formando inúmeras praias maravilhosas com condições ideias para se fazer surf ao longo da costa.

Para aqueles que procuram algo mais aventureiro do que uma caminhada ao longo da Praia da Rocha, ou uma visita guiada ao Mosteiro dos Jerónimos, Portugal tem mais do que regiões excitantes e atividades suficientes para o manter ocupado durante a sua viagem!

Quer você prefira estar na água, nas montanhas, ou num local entre os dois, este país do Sul da Europa é ideal para o seu próximo destino de viagem.



Passeio de bicicleta no Vale do Douro

Para umas férias de ciclismo ideais, vá ao Património da Humanidade, Vale do Douro no Norte de Portugal, a quatro horas de distância de Lisboa. Este vale, assim chamado pelo rio Douro que o atravessa, é o local de vinho de Portugal e onde o famoso vinho do Porto é produzido. Existem visitadas guiadas disponíveis, ou você pode escolher ir de bicicleta por si só.

Esta região cheia de vinhas é uma excelente localização para ciclismo, com ruas íngremes e enroladas, fazendo um passeio desafiante e carregado de paisagens maravilhosas. Com um bónus, você pode parar nas vinícolas e provar umas amostras deste delicioso vinho local e realizar visitar guiadas ao longo das propriedades e das adegas.

Para uma maior sensação de adrenalina, vá mais para Norte para ter a oportunidade de fazer ciclismo nas montanhas do Parque Nacional Peneda-Gerês, na fronteira com Espanha. Este parque oferece viagens na montanha e percursos para ciclistas em busca de uma experiência mais acidentada com belas paisagens de montanha. 



Surf em Sagres

A costa Sul do Algarve alberga várias charmosas aldeias de pescadores e tem algumas das melhores ondas do mundo para se fazer surf. Quer você nunca tenha tocado numa prancha de surf, quer você seja experiente neste desporto, este é o lugar ideal para experienciar bom surf em Portugal.

Muitas das praias desta área popular possuem lojas de surf e/ou escolas para equipamento e aulas facilmente acessíveis, caso você pretenda. Algumas das melhores praias para se praticar surf em Sagres, são: a Praia do Zavial, que fica uma distância da cidade, facilmente, percorrida a pé, a Praia do Tonel, e a Praia do Beliche. Para aulas de surf, ou campos de treino de surf nesta área, experimente a “Algarve Surf School”, ou a “Wavy Surf Camp”.



Vá Fazer Mergulho

Com uma linha de costa tão estupenda, não surpreende que Portugal seja um destino de topo para praticar mergulho com escafandro na Europa. Se você está à procura de mais uma divertida aventura aquática, o mergulho com escafandro é uma boa forma de explorar a vida marinha e de descobrir o mar de uma perspetiva diferente.

Alguns dos melhores locais em Portugal continental para se praticar mergulho com escafandro estão localizados no Algarve e incluem: Faro, Sagres e Lagos.

Todos estes locais possuem escolas de mergulho que oferecem introduções ao mergulho e viagens de grupo para mergulhadores mais experientes. Se você prefere águas de pouca profundidade, mas ainda assim pretende ter uma experiência semelhante, você pode verificar opções de mergulho, que são oferecidas por muitas escolas de mergulho.

Dive Time, em Lagos, Algarve Divexperience em Albufeira, e Indigo Divers, no Carvoeiro são todas grandes escolas para amadores e veteranos, sendo também paragens perfeitas em qualquer itinerário de viagem aventureira. Todas estão localizadas convenientemente na parte central da costa algarvia e oferecem preços competitivos nas suas viagens.



Barco à Vela ou Caiaque até às Cavernas Escondidas do Algarve

Uma das particularidades mais impressionantes da costa algarvia de Portugal são as suas impressionantes falésias e formações rochosas alinhadas com as suas praias. Dentro destas falésias encontram-se várias grutas e cavernas escondidas no mar merecedoras de uma visita, acedidas apenas pela água. Se você está interessado em ingressar em viagens de barco em Portugal, o Algarve é o local de partida para a maior parte destes.3-10pl.

Dependendo do seu nível de conforto e do tipo de aventura que procura, você pode fazer caiaque ou ingressar uma viagem de barco a estas cavernas, sendo a mais famosa, o Algar de Benagil, perto de Lagoa. As viagens de barco irão levá-lo, frequentemente, ao longo da costa para visitar mais cavernas, mas poucos irão deixá-lo desembarcar para explorar as cavernas e as praias isoladas.

A prática de caiaque é outra forma divertida de observar as cavernas e as suas belas vistas costais. Existem várias opções de viagem por caiaque, caso você prefira ir com um instrutor e um pequeno grupo, contudo, você também pode alugar o seu próprio equipamento e praticar caiaque por si próprio, criando o seu itinerário e passando o tempo que quiser dentro das cavernas.



Passeio a Cavalo no Alentejo

Os passeios a cavalo no Alentejo servem como uma agradável alternativa para caminhar e são uma grande forma de descobrir a região central do Alentejo, em Portugal. Existem vários centros de passeios a cavalo que congratulam os cavaleiros de todos os níveis, por isso os iniciantes não necessitam de ficar intimidados.

Passeios a Cavalo Melides é um estábulo localizado perto do mar e oferece experiências em montanhas e praias, dando-lhe a escolher o terreno que você pretende explorar. Se você se sente confortável num cavalo e prefere fazer uma visita estendida à costa do Alentejo, você também possui a opção de alugar viagens durante a noite que incluem comida e acomodação.

Caso não se consiga decidir sobre as atividades que quer alugar e pretende tirar o maior proveito de tudo o que Portugal tem para oferecer, verifique as nossas viagens de grupo no canto sudoeste da Europa para um itinerário cheio de aventuras, incluindo escalada e paddle boarding.


Qualquer pessoa que esteja à procura de uma aventura numa viagem, irá ter a sua escolha de atividades neste pequeno e vibrante país. Se você não sabe onde começar, ou está à procura de recomendações de viagens personalizadas, contacte-nos a qualquer hora para saber mais sobre os nossos pacotes de viagens e sobre como tirar o melhor partido da sua viagem em Portugal e no Algarve!