casa-dos-sonhos-last-remaining-weeks.jpg.png

Um Guia Gastronómico Para Os Melhores Restaurantes No Algarve

Não é nenhum segredo de que Portugal possui algumas das melhores praias, vinhos e pastéis de nata no mundo. A região Sul do Algarve, em particular, é conhecida pelas suas paisagens costais surpreendentes e pelas suas belas aldeias de pescadores. E, para a sorte dos apreciadores de gastronomia, o Algarve tem várias opções à sua escolha.

Portugal é famoso pela sua comida marítima, especialmente, sardinhas grelhadas e bacalhau salgado, o Algarve possui algumas das melhores comidas portuguesas. A região tem 8 restaurantes com estrela Michelin, mais do que qualquer outra região em Portugal. Mesmo que você prefira opções de jantar mais discretas, o Algarve não dececiona.

Caso você esteja a planear em visitar o Algarve, você tem também a opção de seguir um guia de gastronomia, de forma a aprender mais sobre a cultura tradicional portuguesa, cozinhar os seus pratos e apreciar os deliciosos sabores tradicionais.

Aqui está tudo onde você devia comer durante a sua próxima estadia no Algarve!


A Foodie's Guide to the Best Restaurants in the Algarve, Portugal


Bons Restaurantes

Ocean Restaurant, Porches

O Ocean Restaurant do Chef Hans Neuner, é um restaurante vencedor de prémios, com 2 estrelas Michelin e menus gourmet que mudam mensalmente. Localizado na Vila Vita Parc Resort, em Porches, a meio caminho de distância entre Albufeira e Portimão, aqui são proporcionadas paisagens surpreendentes do mar com algum contraste com a elegante cor oceânica.

Este restaurante faz usufruto dos ingredientes locais de alta qualidade, incluindo comida marítima fresca e peixe do dia pescado na costa algarvia. O Neuner faz os seus pratos de forma inteligente, demonstrando a sua criatividade, ao juntar ingredientes interessantes e terminando com uma apresentação sem falhas. O Ocean também inclui uma impressionante lista de vinhos que combina, perfeitamente, com os pratos servidos, proporcionando, também, um menu vegetariano para clientes.

É altamente aconselhável que faça uma reserva com antecedência, pois este restaurante fica esgotado, rapidamente.



Gourmet Natural, Almancil

O Gourmet Natural é uma churrascaria uruguaiana que se orgulha do uso de ingredientes naturais de alta qualidade. O seu bife é importado do Uruguai, sempre alimentado com capim, sem utilização de antibióticos e combinado, perfeitamente, com acompanhamentos especiais. Ao contrário do Ocean, que tem um menu de degustação fixo, o Gourmet Natural, oferece uma variedade de opções, todas elas frescas e deliciosas, ideais para quase todos os gostos!

O restaurante proporciona um ambiente íntimo, com um pátio com um belo jardim para quando o tempo atmosférico o permitir, que é quase sempre, no Algarve.

Este local é, especialmente, agradável para um jantar relaxante numa noite de verão, e a tradicional vila algarvia combina bem com o toque decorativo da América do Sul, proporcionando um ambiente único em todo o espaço. Você pode também observar as carnes a serem, inteligentemente, grelhadas no pátio, no grelhador ao ar livre, chamado parrilla, pelos chefes uruguaianos.

Apesar do Gourmet Natural não constar no topo das nossas listas para quem procura comida tradicional portuguesa, este é um dos melhores restaurantes na região que proporcionará, certamente, uma experiência inesquecível.



Gusto by Heinz Beck, Almancil

O próximo, dos muitos, restaurantes com estrela Michelin nesta lista, é o Gusto by Heinz Beck, com 3 estrelas Michelin. Localizado em Almancil, Gusto é a assinatura do restaurante do resort de luxo: Conrad Algarve. Aqui é apresentado um menu de degustação de 5 pratos, bem como opções de menu à la carte e, obviamente, vinhos requintados para terminar.

O desenho da cozinha aberta fornece ao restaurante um ambiente mais vivo e excitante, permitindo aos clientes observar os chefes a preparem, habilmente, as refeições. O Gusto proporciona uma atmosfera quente e acolhedora, sendo um local perfeito para apreciar um jantar especial. Você pode também experimentar o Gusto como parte extensiva de uma viagem Michelin de comida, incluindo paragens em outros estabelecimentos com estrela Michelin na região, para uma experiência culinária memorável.



Henrique Leis, Loulé

Como se já não houvessem opções surpreendentes de restaurantes na região de Loulé, do Algarve, o Henrique Leis é outro restaurante com estrela Michelin, com uma vista ampla sobre o campo e a água. O menu oferece a escolha entre um menu de degustação de 8 pratos e opções à la carte, com pratos de cozinha tradicional e influências francesas. Você irá encontrar uma extensiva lista de vinhos para acompanhar a comida, incluindo seleções não só de Portugal, mas do mundo inteiro.

O Henrique Leis oferece um toque pessoal ao seu restaurante, ao expor a sua arte nas suas salas de jantar. O restaurante possui uma organização única, com duas salas de jantar, uma sala de jantar para jantares de inverno, incluindo uma fogueira acolhedora e cores quentes, e uma sala iluminada para jantares de verão, incluindo um terraço apaixonante com uma fantástica vista para o mar.



Jantar Casual

Adega Dão Pipas, Albufeira

Albufeira é uma das áreas com mais turistas do Algarve, e, como tal, pode ser difícil, por vezes, evitar armadilhas de turistas e resistir à tentação de se sentar no local mais perto e conveniente. Se você está à procura de autêntica comida portuguesa, num local longe do ocupado centro da cidade, fique descansado, porque a Adega Dom Pipas vai superar as suas expetativas. Ela fica escondida numa rua secundária, mas a visita compensa pelos seus pratos tradicionais e pelo seu charme.

O restaurante é gerido por uma família que demonstra a sua quente hospitalidade e serviço amigável. O interior é acolhedor e fornece uma sensação de tranquilidade, perfeita para um almoço descansado e para uma pausa de explorar a área e de observar as paisagens. Os destaques do menu incluem: robalo grelhado e frango piripiri, que ficam ainda melhores acompanhados pelo vinho branco português da casa.



Outro Lado, Faro

Se você for a Faro, assegure-se de que vai ao Outro Lado para uma refeição. Este é outro novo restaurante que se foca em sustentabilidade e utiliza ingredientes orgânicos à base de plantas. Este restaurante está aberto para almoços e jantares, com o menu a alterar-se regularmente, dependendo dos produtos disponíveis. Isto torna os pratos sempre frescos e inovadores, estendendo-se desde pratos inspirados em cozinha asiática até aos tradicionais favoritos europeus que irão agradar ambos vegans e omnívoros.

O Outro Lado proporciona uma atmosfera calma e acolhedora, perfeita para escapar às multidões e ao calor de Faro. Existe uma vasta variedade de opções de menu, incluindo: cheesecakes e gelados para sobremesa. E, obviamente, recomendações de vinhos são oferecidas consoante pedido, acompanhando, maravilhosamente, a comida.



Three Little Birds, Sagres

Sagres é uma pequena cidade localizada na ponta Oeste da costa algarvia, possuindo o moderno Three Little Birds Café. Este café serve pratos típicos de churrasco, tais como, costelinhas lentamente cozinhadas e hamburgers de frango com piripiri, existindo também opções vegetarianas. Tudo é feito a partir do zero e a qualidade é notável no sabor da comida.

A atmosfera é bastante relaxada e descontraída, sendo que durante o verão você pode experienciar várias atuações de música ao vivo. O Three Little Birds também proporciona um impressionante menu de bebidas incluindo 20 cervejas artesanais e vários coquetéis.



Alfarroba Cafe, Albufeira

O Alfarroba Café é um sítio, relativamente, novo em Albufeira, fornecendo pratos vegans caseiros e um terraço para refeições ao ar livre. As opções de prato principal mudam todos os dias, dependendo nos ingredientes locais mais frescos disponíveis. O menu é, relativamente, limitado, mas é impossível escolher algo errado, pois tudo é delicioso. Existem várias opções de sobremesa para escolher a seguir à sua refeição.

O Alfarroba Café dá-lhe a opção de levar a sua refeição para fora, caso você esteja à procura de algo para comer rápido antes de voltar ao seu dia, mas o café também lhe proporciona livros e exibições de arte, tornando-o num bom local para relaxar e passar algum tempo. Certamente que você se irá sentir bem-vindo pelos seus funcionários amigáveis, e não terá que gastar quantias avultadas, pois as opções de comida são bastante acessíveis.



Jardim Das Oliveiras, Monchique

O Jardim das Oliveiras fica um bocado longe do caminho, quando comparado com o resto das recomendações desta lista, localizado longe do mar e no alto das montanhas da região de Monchique. Este restaurante serve comida tradicional portuguesa num ambiente rústico, rodeado de eucaliptos e oliveiras. Ele está aberto para almoços e jantares, e o espaço ao ar livre com vista para os jardins proporciona o sítio ideal para relaxar e saborear a comida.

O Jardim das Oliveiras irá, certamente, fornecer uma experiência de jantar única e cheia de pratos quentes e apaixonantes, especialmente se você ainda não saiu das cidades à beira-mar. Para provar a cozinha local, experimente a salsicha de Monchique e o javali selvagem. O restaurante serve também o tradicional bolo tacho de Monchique para sobremesa se você ainda tiver fome!


O cenário gastronómico do Algarve rivaliza com o de cidades como Lisboa e Porto, não devendo ser subestimado ao viajar por Portugal. Quer você esteja à procura de experiências de jantar com estrela Michelin, ou quer prefira comer em locais mais simples e tradicionais, o Algarve tem tudo o que você pode querer e até mais. Bom apetite!


Voltar a página do concierge